Uma tendência mundial é o fato de marcas de montadoras investirem em projetos exclusivos de motor homes atrelados a modelos comercializados em seu catálogo. Esta estratégia de atingir a um vasto público caravanista tão forte na América do Norte e Europa vem sendo ensaiado no Brasil, mesmo que de um jeito um tanto atrapalhado. Nestes últimos tempos, a alemã Mercedes Bens lançou no seu continente, um modelo de seu V-Class (Classe 5) longo (5,1m) voltado para o caravanismo. O “Marco Polo” é uma camper-van bem estilosa.

Com um teto “semi pop-up”, possui bancos giratórios e dinete. OS bancos dos passageiros traseiros é servido de mesa durante o dia e se transforma em cama de casal. O projeto interno tem disposição muito parecida com a das kombis viajantes tão popularizadas no Brasil atualmente. A diferença está no design que já é tradicional da montadora WESTFALIA e da Mercedes Benz, que há alguns anos comprou a encarroçadora que ficou muito conhecida pela conversão das kombis e pelo teto retrátil em fibra no século passado. Além do casal na cama de baixo, é possível armar mais uma sob o teto retrátil. O colchão está grutado ao teto, ou seja, apõs levantar o conjunto, escolhe-se armar ou não a cama de cima.

A cozinha é um show a parte e exemplo deste design. Ali possui fogão, pia, geladeira, armários e muito mais.

Por fora, a van que conserva muito bem o desenho original com o teto abaixado, ganhou a opção de um toldo lateral. Outro detalhe é a janela da cozinha que ficou incorporada no vidro com o desenho original.

Em valores convertidos para o BRL, a unidade pode variar de R$ 182.000,00 até 196.000,00. O Classe V Marco Polo possui motor 2.1 turbodiesel em duas faixas de rendimento. A versão 220d tem 163 cv de potência e 38,8 kgfm de torque, enquanto a 250d chega a 190 cv e 44,8 kgfm de torque, sempre associadas ao câmbio automático sequencial de sete marchas.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Essa Van é simplesmente surreal, ela é ainda mais elaborada que a VW California. Estou seriamente pensando em importar um teto semi-pop up da empresa SCA na Alemanha, e transformar uma MB Vito aqui no Brasil. Parabéns pela reportagem, Marcos, um incentivo para todos nós. Abraço Ulrich (temos uma Camper Offroad, montagem própria, ela mudou a nossa percepção da natureza e do mundo). O Site da Macamp foi uma das fontes de inspiração para o projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here