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Como todos sabem o Diesel S-10 possui menor coeficiente de poluição, porém também tem validade pequena demandando maiores cuidados para os motores. Com este período de “parada” do COVID-19, é preciso administrar bem o motor home ou demais veículos que ficarão resguardados esperando a próxima viagem. A VETTURA MOTOR HOMES, através de seus parceiros Agrale e VW realizou uma pesquisa e reportagem para elucidar essas questões.

COMO EVITAR OS PROBLEMAS CAUSADOS PEL DIESEL S10 OU QUALQUER OUTRO DIESEL?

O maior cuidado que se deve ter com veículos que vão permanecer inativos por um período maior que 30 dias é com o sistema de combustível, pois os seus componentes podem ser danificados em função da degradação natural e ou acidificação do Biodiesel. A degradação do Biodiesel pode formar depósitos gelatinosos e ou pastosos, ocasionando restrições no fluxo de combustível e, por consequência, a dificuldade da partida do motor. A acidificação, por sua vez, pode corroer os componentes metálicos e atacar superfícies galvanizadas, fragilizando o material. Para esses casos de inatividade superior a 30 dias recomenda-se o suo de Estabilizador de óleo diesel, conforme orientação de cada fabricante.

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CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO NO SISTEMA COMBUSTÍVEL

• Não deixe o veículo parada por mais de 6 semanas. Recomenda-se funcionar o motor semanalmente, por pelo menos 5 minutos, para que o combustível circule pelo tanque

• Mantenha o tanque de combustível do veículo sempre cheio de combustível, evitando que o volume de ar no tanque respire com as variações de temperatura ambiente durante o dia e a noite. • Ao abastecer, vede corretamente o bocal do tanque • Não misture querosene ou etanol no diesel

• Abasteça somente em postos de abastecimento confiáveis e com alto giro de combustível

• Em caso de postos próprios de abastecimento, como em fazendas ou frotas cativas, atente para a manutenção do sistema de abastecimento, trocando filtros e drenando a agua do fundo do tanque. A limpeza do tanque de armazenamento deve ser feita no mínimo a cada dois anos

• Não exponha o diesel armazenado a temperaturas muito altas, pois isso facilita seu envelhecimento e sedimentação

• Realize a manutenção do sistema de filtragem do veículo, conforme recomendação do Plano de Manutenção, prescrito para cada fabricante

• Drene periodicamente a agua do filtro, separador conforme recomendação das Instruções de Manutenção deste manual

• Proteja o respiro do tanque de entrada de poeira, umidade ou material orgânico

• Elimine o contato do combustível com materiais que aceleram a reação de oxidação do combustível como cobre, zinco, latão,

• bronze e estanho.

Embreagem Ao colocar o motor em funcionamento, acione o pedal da embreagem algumas vezes a fim de evitar que a embreagem cole no volante do motor Chassi – O veiculo deve ser estocado em lugar coberto e plano – Aplique óleo antioxidante no chassi periodicamente – Movimente o veículo para que aos poucos não sofram deformações Bateriais Desconecte o cabo negativo (-) das baterias

Informações adicionais sobre as características do Biodiesel

O diesel comercializado em todo o Brasil, contêm Biodiesel (combustível produzido a base de óleo vegetal ou gordura animal) misturado ao diesel derivado de petróleo. Essa composição de combustível é renovável e biodegradável, ou seja, é suscetível a degradação natural e acidificação e pode ser acelerada conforme as condições de temperatura, exposição de luz, em contato com ar e agua, materiais como zinco, cobre e bronze.

Devido a esses fatores, a recomendação geral é que o Biodiesel não seja armazenado por mais de 6 semanas. Nota: Esse período é somente indicativo, pois a presença ou ausência dos fatores mencionados pode influenciar a estabilidade do Biodiesel de forma negativa ou positiva, reduzindo ou aumentando este período de semanas, adotado como referência, na dúvida reduza esse período para 30 dias. (Fonte: site ANP – Agencia Nacional de Petroleo)

FONTE: https://www.vettura.com.br/Blog/79/CUIDADOS-COM-O-COMBUSTIVEL-DIESEL

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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