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Saiba como é a ligação da fiação na tomada do reboque, que sincroniza as luzes de lanterna, freio e setas, podendo até mesmo acender as luzes de ré e neblina. O esquema é tido como “oficial”, mas na verdade segue o padrão da maioria das fábricas históricas que o país adotou no Brasil.
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Existe a norma ISO 1724, criada em 2003 e ratificada em 2015 que orienta as ligações dos engates. Ela é parecida com o esquema acima, com alterações nos pinos 2 e 7:
1 – Luz de Seta a esquerda
2 – +12 volts da Bateria OU luz de Neblina
3 – Terra
4 – Luz de Seta a direita
5 – Luzes traseiras, luzes de presença e lâmpada da placa – Lado Direito
6 – Luz de Freio
7 – Luzes traseiras, luzes de presença e lâmpada da placa – Lado Esquerdo
Todos os fios deve ser de 1,5 mm, com exceção do 3 – Terra, que na norma está previsto 2.5mm.