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Saiba como é a ligação da fiação na tomada do reboque, que sincroniza as luzes de lanterna, freio e setas, podendo até mesmo acender as luzes de ré e neblina. O esquema é tido como “oficial”, mas na verdade segue o padrão da maioria das fábricas históricas que o país adotou no Brasil.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

1 COMENTÁRIO

  1. Existe a norma ISO 1724, criada em 2003 e ratificada em 2015 que orienta as ligações dos engates. Ela é parecida com o esquema acima, com alterações nos pinos 2 e 7:

    1 – Luz de Seta a esquerda
    2 – +12 volts da Bateria OU luz de Neblina
    3 – Terra
    4 – Luz de Seta a direita
    5 – Luzes traseiras, luzes de presença e lâmpada da placa – Lado Direito
    6 – Luz de Freio
    7 – Luzes traseiras, luzes de presença e lâmpada da placa – Lado Esquerdo

    Todos os fios deve ser de 1,5 mm, com exceção do 3 – Terra, que na norma está previsto 2.5mm.

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