Davi
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DaviParticipante
51 – Boa idéia rss! Turiscar Brilhante 478SL 1981 e Ford Ranger 7 pés 2.5Tdi 4×4 [attachment=8188][hr] 5 – (Edson Perpétuo, meu pai) Turiscar Caravana 1975 + GM S10 DeLuxe 2.5 TD 4×4 [attachment=8189] Abraços!
9 de janeiro de 2016 às 22:11 em resposta a: Novas resoluções Contran que afetam trailers e motorhomes #65870DaviParticipantemacamp wrote:O que me agrada de não ser obrigatório é podermos escolher os locais e os desenhos dessas reflexivas. É muito feio o trailer cheio delas conforme a lei define para as carretasÉ isso aí. E vale lembrar que é impossível colar e retirar uma fita refletiva dessas sem danificar a pintura. Por isso vale a pena gabaritar certinho, medir direitinho a posição onde se quer colar as fitas… Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
DaviParticipanteOs nossos trailers antigos seguem os padrões europeus, que tem os eixos mais centrais. E friso o “mais” pois todos eles são deslocados para a traseira, podem medir. O Turiscar por exemplo, era construído sob licença da alemã Knaus. Na Europa, até hoje, é muito mais comum trailers rebocados por carros de passeio do que por pickups, vide até a tecnologia da VW empregada no novo Golf europeu, que estaciona o trailer sozinho. Nos EUA já é o contrário, a regra é rebocar com pickups e suvs, pra eles é estranho que se puxe com carro de passeio. O Turiscar solta em média 10% do seu peso total na bola de engate. Por exemplo, o Caravana pesa entre 1100 e 1200kg e solta entre 110-120kg na bola de engate. O Brilhante 480 1600kg solta 160kg… e assim por diante. O KG solta menos ainda, por exemplo um KC450 que pesa em média 1500kg solta menos de 100kg no engate do carro, a ponto de se levantar a bequilha com as mãos. Ou seja, pesos que são compatíveis para serem dispensados sobre engate de carros de passeio. O Continent da Apolo, já segue os padrões norte americanos, solta muito peso na pickup. Um amigo puxa um Continent com uma F250 e teve que reforçar muito o engate e colocar air-lift na suspensão traseira de tanto peso sobre a pickup. Independente do conceito norte americano ou europeu, o equilíbrio do conjunto é fundamental, e também a velocidade máxima de 80km/h para se evitar o efeito pêndulo.
9 de janeiro de 2016 às 13:04 em resposta a: Novas resoluções Contran que afetam trailers e motorhomes #65863DaviParticipantePassa sem nenhum. Além de não obrigatório pra veículos de peso menor que o especificado, a maioria dos trailers tem luzes altas na dianteira e traseira… Mas se quiser colocar alguns refletivos é bom. No para choque, ponta das lanças etc… Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
DaviParticipanteO Caravana 75 era pintado com látex acetinado nas laterais e fosco no teto, frente e traseira. Hoje, grande parte nós formicamos com fórmica branca.
DaviParticipanteisaedani.2igual1 wrote:Davi Perpétuo wrote:Matheus Silveira wrote:Olá Giuliano, O amigo campista Davi Perpétuo que muitos aqui do fórum devem conhecer já rebocou o Turiscar Caravana dele com um Corsa 1.4, mas não sei se ele acompanha aqui o fórum, vou mandar uma mensagem para ver se ele da a opinião dele sobre o assunto. Abraços.Odair Teixeira wrote:Marcos Qdo me referia aos trailers de 1 eixo, me referia ao Caravana ou Colibri exatamente. Tem este camarada do forum do fusca que puxa um Caravana com uma brasilia http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,23666.105.html [img]https://lh3.googleusercontent.com/-28mcYyaOv3I/Tyx_kAlaZjI/AAAAAAAACHE/55Z6sCljSx4/s800/000_0025.JPG[/img] Torque e potencia devem ser parecidos com a Meriva. A vantagem da Braza é o motor em cima do eixo traseiro. OdairOlá amigos! Agradeço o interesse em saber a minha opinião, rs… Bom o primeiro a se considerar é que o peso na plaquetinhas de identificação dos trailer é pura balela. Na plaquetinha do meu caravana consta que ele pesa 650kg, porque ele é um Caravana de 2,10m de largura; os de 2m pesam 590kg nas plaquetas e manuais. Bom, tive a oportunidade de levar meu trailer numa empresa de transportes e o colocar na balança. Ele estava de caixa dágua vazia, sem nada das tralhas de camping, ainda não tinha o toldo de enrolar, a caixa do gás tbm estava vazia, sem o botijão e sem a bateria. Deu 920kg. Sem cerimônia, quando estamos viajando, o peso deles varia na faixa de 1100 a 1200kg. E também é o peso do KC330, segundo colegas que já pesaram seus trailers. O Jóia do amigo que rebocava com um Celta VHC e hoje reboca com uma S10 2.2 é 890kg seco (e não tem freio). Um outro amigo que tinha um KC270 o pesou também, deu 960kg. Então em relação aos 330 não dá tanta diferença de peso, mas em relação ao conforto, os amigos podem comprovar, 30cm a mais ou 60cm a mais no caso do 330 x 270, faz MUITA diferença no conforto dentro do trailer. Com o 270, eu tenho uma pequena cisma. Os dois amigos que tenho que possuíram ou possuem 270 tiveram que trocar o eixo. Um simplesmente quebrou com o trailer parado na garagem. Quanto ao Jóia, a maioria deles não tem freio, o que faz dele, na minha opinião, um dos trailers mais perigosos de se rebocar, ainda mais que a maioria dos rebocadores de um Jóia é algum carro de passeio. Eu tenho carretinha tbm, quando tem alguma carga o freio do carro já fica completamente bobo, elástico, sem muita eficiência, agora imagina puxar mais o peso de outro carro e colocar tudo às custas do freio do carro trator. Exige muita perícia do motorista, prever tudo antes de acontecer, pois o freio não obedecerá com eficiência. Quanto a Turiscar x KG, eu nunca puxei um KG, mas sobre o Turiscar, sempre digo que se não fosse pelo comportamento diferente do motor, dava pra esquecer que se está puxando alguma coisa. É super macio, não soca o carro e sua suspensão absorve seus impactos… Ao passar num buraco, por exemplo, vc só sente os 2 trancos na roda do carro, o 3º, vc vê o trailer balançar, mas não sente no carro, o que é comum com reboque. Quanto a puxar meu trailer com o Corsa 1.4… Levando em consideração que a velocidade máxima de segurança com trailers é de 80km/h, até que ele puxa bem. Desista de engrenar a 5ª marcha, não dá. Você rebocará usando 4ª pra manter 80km/h na retas e subidinhas leves. Subidinha mais forte, coloque 3ª ainda a 80km/h, pois se perder força, menos de 2.500 rpm, você vai precisar colocar 2ª marcha. Esses 1.4 Econo.Flex são motores como os VHC, eles trabalham em alta rotação, e não gastam tanto por isso, pois é o ideal deles. Fiz média de 6,0km/l no álcool puxando com o Corsa 1.4; Depois coloquei engate no corsa 1.8 e experimentei puxar com ele também… O desempenho foi muito parecido, não mudou em nada quase, a não ser o consumo: 5,2km/l; 4,9km/l; 5,5km/l (na volta, era descida, rsrsrs). O 1.8 Flexpower já é o motor MPFI, já não gostam muito de rotação alta como os VHC, então gastam mais em alta rotação. Mas no plano também não dá pra usar 5ª pra manter 80km/h, que no 1.8 que tem câmbio mais longo, está a 2.000rpm. Agora, a Brasília tira de letra… Tem muita subida que nem precisa reduzir, é só pisar mais fundo, chega a fazer 9,0km/l na gasolina, pra manter os 80 até nas subidas; tem tração traseira e o peso do motor atrás, o que garante uma aderência boa até em subida de cascalho e barro, como enfrentei uma vez num hotel fazenda e camping… rs; Mas é isso… se eu puder ajudar em mais alguma coisa, estou a disposição. Abraços!
Davi.. Sou novo aqui e queria pegar um trailer tipo o 450 ou alguns outro de 1 eixo.. porém tenho um cívic automático e não sei se vai puxar o que me diz Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
Olá amigo! Creio que puxe sim! Cívic automático tem uma ótima relação motor/ câmbio. Só cuida bem do engate, provavelmente você terá que mandar fazer um engate reforçado, com vários pontos de fixação no carro. Esses comerciais não são feitos pra rebocar peso. O Eldorado deve pesar pronto pra viagem na faixa de 1300kg e deve soltar 120kg na bola de engate. Velocidade de 80 km/h, em subidas reduza a marcha para evitar que o câmbio fique aumentando e reduzindo marcha sozinho… e é só alegria! Abraços e boa sorte.
DaviParticipanteAlexJoinville wrote:Interessante isso Edintruder, vou ver isso, ainda não levei ela pra dar uma revisada, mas qdo for ja peço pra fazer isso, apesar de eu achar ela bem forte assim com os 163 cvs originais. Essa última semana tive pouco progresso, peguei uma gripe que me deixou 3 dias com febre direto. Além disso, aqui em Joinville chove…chove.. Tive que parar tudo e fazer um puxadinho coberto pra poder trabalhar. Estou fazendo as caixas de água servida e de detritos, a cx da água já estava pronta, tive que fazer algumas alterações somente. A cx e detritos estou fazendo do zero, fiz uma base para laminar as duas metades e depois só unir pela lateral. Também comecei a instalar os canos do sistema de freios agora já que o assoalho ainda não foi instalado. Falando em assoalho, fiz com compensado naval 25mm e pintei a parte que vai ficar virada pra baixo com preto emborrachado (batida de pedra). Puxadinho coberto… Assoalho pintado, este é o lado que vai ficar pra baixo… gabarito para caixa de detritos…revesti de plastico bolha (é o que eu tinha) para poder desmoldar depois. Laminação de um dos lados da caixa de detritos.Alex, parabéns pelo trabalho! Está ficando como zero km! Se me permite um pitaco, tive a impressão que o espaço no assoalho para a caixa de rodas ficou muito justo. Na época desse trailer ainda era usado rodas de Fusca antigo, aro 15. Mas essas rodas tem a tala muito estreira. O ideal era se coubesse uma roda de kombi, aro 14 e de tala mais larga. Naquela época existia uma gama de medidas de pneus diagonais e com capacidade de peso. Hoje o único pneu diagonal que você encontrará pra essa roda é o 5.60-15 que não terá capacidade de peso boa pra levar o trailer. No Caravana do meu pai coloquei radiais do Fusca do Itamar que era 165R15 porém ele é 4 lonas, não é pra carga. Acreditava que o Caravana pesasse 750kg, mas após pesá-lo constatei 1200kg, fica muito barrigudo o pneu. O ideal seria um pneu de carga, radial 8 lonas como o da Kombi, 185R14. Há um pneu meio raro de se encontrar que é de alguma Van, radial 8 lonas, 185R15, que serve na roda do Fusca. Até hoje só soube de duas marcas com essa medida. Uma é a Hankook e agora recentemente o crohno da Pirelli. Mas de qualquer maneira precisa investigar de vai caber no espaço que deixaste para a caixa de roda… Abraços! Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
DaviParticipanteOi Tom! Não conheço o TGmatic. O que eu vejo entre os proprietários de KGs é que a maioria substitui por aquecedores de passagem de 7,5L lorenzetti, komeco etc… O porque exatamente, não sei. Li também sobre a sua caixa dagua. Não desanime, também passei por esses problemas, se não utilizavam o sistema hidráulico do trailer, é normal que a caixa original se deteriore… aproveite que está aí no sul pra passar em algumas oficinas… Quem sabe por aí tenham tanques de água mais baratos. Aqui por SP a caixa sai em média 4,50 por litro… soube de um amigo que comprou um ótimo tanque na Apolo, num preço bem melhor que o daqui. Abraço! Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
24 de dezembro de 2015 às 02:03 em resposta a: Turiscar Brilhante SL 478 1981 – História, grandes reformas, reparos, melhorias etc #65594DaviParticipanteAs calotas no lugar… [attachment=8080] [attachment=8081] [attachment=8082] Um charme! Abraços!
DaviParticipanteShow de bola, Naza! Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
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