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EdintruderParticipante
Velho, não faço ideia de quantos metros pois isso dependerá do tamanho e de quantas tomadas terá no teu trailer. Não existe nada padronizado. Mas em sistemas de 12v tens que usar fiação forte, de 2,5mm para iluminação, 4mm nas tomadas e pelo menos 6mm entre carregadores e baterias. Se usares inversores, a fiação entre bateria e inversor deve ser de cabo 12mm ou maior. Tudo dependerá da carga. Na iluminação externa pode ser 2,5mm que não terás perda de tensão até as lâmpadas.
EdintruderParticipanteMarcos, tens razão quanto a virar o botijão, pois a gravidade irá empurrar maior parte líquida para o segundo cilindro de forma mais rápida. Se deixar os dois lado a lado de bicos para cima, eu creio que eles equalizarão na pressão, mas realmente a parte líquida talvez nunca se equalizem igualmente. Mas se usar o mesmo princípio de gás refrigerante, tanto faz transferir deitado ou de pé pois gás refrigerante sempre equaliza certinho.
Fiquei numa bela dúvida agora.
Pena é a sujeira que acaba transferindo junto com o líquido.
EdintruderParticipanteGrande Dardo, a coisa está chegando nos finalmentes agora. Estou comprando no momento o compressor 12v da geladeira, bomba de 3,0g/l e avaliando os painéis solares. Preciso rodar com ele nesse final de semana para avaliar a mecânica, suspensão, freios e o equilíbrio.
Grande Joserley, a fiação aparente fica realmente feia, então estás com um problema nas mãos. O que podes fazer é passar por dentro dos armários e concentrar os chicotes por baixo e a fiação da iluminação por cima do teto. Concentrando os chicotes por fora resolve o problema estético facilmente. Eu concentrei todos os interruptores num único local, assim facilitei a derivação da fiação, e usei cabo PP por possuir uma capa de proteção extra. Pode ser usado por baixo ou por cima sem problemas pois resiste bem. No meu caso concentrei toda a fiação por baixo do trailer, de forma que desci conduítes das tomadas direto para baixo. Assim ficou bem prático distribuir a fiação.
EdintruderParticipanteA Sorento anda muito bem, tem um conjunto muito forte e com certeza dará conta do serviço, porém o consumo dela também é relativamente elevado.
9 de março de 2017 às 22:39 em resposta a: Pajero Sport Autom. HPE diesel 2.5 2009 para puxar Trailer #94841EdintruderParticipanteSamuel, o desempenho da Pajero realmente é bem inferior à Spin, compara ao desempenho de um 1.0 moderno ou um 1.6 antigo. Porém a capacidade de tração da Pajero é muito superior. Quando rebocares é que notarás toda a superioridade da Pajero.
A vantagem da 2.5 sobre a 2.8 é no custo da manutenção do motor, pois partilha peças com as L200. O desempenho da 2.5 sem o trailer é um pouco superior também, porém o consumo e o desempenho com o trailer são idênticos. O maior diferencial entre o 2.5 e o 2.8 é a durabilidade do motor, aonde o 2.8 dura o dobro que o 2.5 sem exagerar.
Transmissão e suspensão da Pajero são fantásticas, então tens um veículo muito versátil que te atenderá muito bem.
Em relação ao desempenho, se achares que está muito amarrada para andar, podes mandar avaliar o estado da bomba e bicos.EdintruderParticipanteMais algumas fotos
O bom de tudo é que como tenho luz interna, agora posso trabalhar até de noite.
Usei lâmpadas spot LED 12v 4w. No total deverei usar 12 ou 13 lâmpadas dessas. Não decidi se no box usarei uma ou duas.
EdintruderParticipanteGabriel, uma bomba Shurflo pequena não custa caro, e já possui sistema automático de acionamento por pressão. Eu comprei uma de 2gal/min, mas não dará conta, então vou comprar outra de 4gal/min e deixar essa pequena de backup, instalada em paralelo.
Espero finalizar os acabamentos do meu quarto nesse final de semana para começar com o banheiro.
EdintruderParticipanteSobre encher em casa para aproveitamento dos cilindros, não é muito arriscado, DESDE que algumas precauções sejam tomadas. Temos que ter em mente que muitas vezes podemos precisar de GLP e não encontrar o mesmo cilindro que temos no trailer, assim a saída é encher.
Vou apontar alguns cuidados básicos, que seguindo eles não terá nenhum risco de explosão:
1° – O cilindro a ser pressurizado precisa estar em bom estado. NÃO pode conter ferrugem, corrosão e amassados. Caso o cilindro seja antigo, pode mandar fazer um teste hidrostático numa casa de extintores, aonde o cilindro é pressurizado com água a uma força de 3x à carga de trabalho (cerca de 40bar). Os amassados costumam voltar ao lugar;2° – Usar mangueira boa, com abraçadeiras nas duas pontas e registros nas duas pontas. Não deve ter nenhum tipo de vazamento. Mangueira transparente, de preferência;
3° – A pressão de trabalho dos dois cilindros será a mesma, após o enchimento, portanto abra pouco os registros para que a transferência de pressão seja lenta, sem congelamentos;
4° – Evita virar os botijões de cabeça para baixo, pois junto com o gás liquefeito vai muita impureza junto, o que entope os equipamentos durante o uso;
5° – Faça somente em área externa, afastada de outras pessoas e animais, assim como de qualquer fonte de ignição;
6° – Se por algum motivo a mangueira se romper, fecha os registros com cuidado para não congelar a mão, e espera a nuvem de gás se dissipar no vento.
Cuidando isso não terás nenhum problema. Aqui na empresa trabalhamos com empilhadeiras a GLP com abastecimento interno feito através de bombas, como ocorre nas empresas de carregamento, e esses são os nossos cuidados básicos também, embora a bomba carregue um P20 em 3 minutos, nunca se registrou nenhum incidente nesse serviço que é realizado várias vezes por dia.
EdintruderParticipanteEstá ficando espetacular! Parabéns pelo trabalho!
EdintruderParticipanteGrande Samuel, não fiz o slide pois para ganhar em espaço perderia em peso e distribuição interna, sendo assim preferi aumentar nos avanços de carroceria e manter a distribuição interna mais comum.
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