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leandrovaranda

Respostas no Fórum

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  • em resposta a: NIVELADOR PARA MOTOR-HOME #50344
    leandrovaranda
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    E por fora? Creio que não excederia a largura do toldo fechado.

    em resposta a: NIVELADOR PARA MOTOR-HOME #50342
    leandrovaranda
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    E aqueles usados em caminhão munck? Muito caros?

    em resposta a: Geladeira 12V – Danfoss – Autonomia #50341
    leandrovaranda
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    Ficou muito bom e bem apresentável no lugar. Já tinha visto esse blog justamente quando procurava por painel solar, na época li todo o relato e fiquei mais interessado ainda no assunto. Eles parecem ser bem legais e estão inspirando muita gente por ai no mundo do campismo e da energia alternativa. Pelos testes que você fez o painel parece estar funcionando muito bem e atendendo ao propósito de carregar as baterias mesmo com a geladeira ligada. Bem legal mesmo. Essa portinha já existia ou você mesmo projetou? Ficou bem “camuflada’ quando fechada.

    em resposta a: Dicas antes de comprar o primeiro trailer #50299
    leandrovaranda
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    Depende do carro que vai puxar e da quantidade de pessoas que vão dormir dentro. Se for só um casal um trailer pequeno de 1 eixo dá, mas os maiores dão mais conforto. Só que para rebocar os maiores precisa de uma caminhonete. Então depende do que precisa e do que pode pagar.

    em resposta a: Geladeira 12V – Danfoss – Autonomia #50278
    leandrovaranda
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    Se forem essas as temperaturas está ideal, a maioria das geladeiras ficam em -1 e os congeladores em -6, enquanto os freezers (quando tem porta separada da geladeira) ficam entre -18 e -20. Lembrando que a temperatura ideal da cerveja é -4. :D Tinha esquecido da possibilidade de esquecer do carregador inteligente e ficar só com o painel + 110v/220v direto. Vai ficar ótimo. Será que o ar-condicionado também fica caro para passar para 12v? Com esse equipamento vai dar para fazer um camping mais “selvagem” tranquilamente, sem perder conforto.

    em resposta a: Geladeira 12V – Danfoss – Autonomia #50274
    leandrovaranda
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    Matheus Silveira wrote:
    Há um bom tempo eu venho pesquisando sobre os compressores de geladeira da marca Danfoss com interesse em adquirir uma geladeira equipada com ele, das opções disponíveis no mercado encontrei somente a marca Refrináutica que utiliza os mesmos gabinetes da Consul e o compressor Danfoss.

    Também pesquisei muito sobre esse compressor, parece ser uma ótima alternativa e com baixo consumo. Gelou bem internamente?

    Matheus Silveira wrote:
    O sistema da minha geladeira vai funcionar da seguinte maneira, um painel solar de 140W carregará uma bateria estacionária de 150A que fornecerá energia para a geladeira em 12V. Quando o acampamento for em um camping que forneça energia elétrica posso ligar ela em 110V ou 220V e ela automaticamente escolhe a maior voltagem, caso falte luz no camping ela volta automaticamente para 12V e novamente para 110 ou 220V quando o fornecimento de energia for restabelecido.

    Eu usaria 110v/220v somente para o carregador de bateria, mantendo a geladeira sempre em 12v, teria vantagem em colocar em 110v/220v em termos de gelar mais ou consumir menos?

    Matheus Silveira wrote:
    Ontem recebi o painel solar e a bateria, aproveitei o final da tarde para fazer um teste antes do sol se por, na pressa enquanto desencapava o cabo PP a tesoura acabou escapando e cravando no meu dedo:s:-/:@, bom meu pai me ajudou a terminar a ligação para teste e o resultado do painel solar com o sol se pondo foi uma carga de 2,6A. A amperímetro estava ligado após o controlador de carga, então de repente o painel poderia estar fornecendo uma carga até maior, mas como a bateria já estava com uma boa carga o controlador só liberou 2,6A.

    Deve ter sido uma combinação de pouco sol + bateria carregada, pois seu painel pode gerar mais de 10A/h com um sol razoável. Creio que esse sistema vai funcionar muito bem para o seu trailer (sou entusiasta de sistemas baseados em energia solar, térmica e fotovoltaica), pois vai ter geladeira, luz e energia sempre a disposição, sem depender muito de tomadas. A bateria é estacionária? Se for é melhor (é mais cara, mas vale a pena), pois é feita para isso e conseguira deixar a geladeira funcionando por mais de 60h (considerando a média que passou de 2,5A/h, um final de semana completo) sem se preocupar com sol. 60H = 2,5 dias, considerando 8h de sol por dia, a bateria levaria esse mesmo tempo para se carregar por completo com a geladeira ligada. Um pouco mais se considerar que quando está ficando cheia ela carrega mais devagar. É um cálculo bem simplista, mas dá para ver que atinge o objetivo. Se importaria em dizer o gasto com painel e controlador? E a geladeira foi cara? [hr] Não se esqueça de colocar um disjuntor antes do controlador e outro depois (para ter maior controle se precisar substituir uma bateria ou o próprio controlador), se possível, mande foto do conjunto instalado no local definitivo.

    em resposta a: El Guanaquito em Bariloche. #50257
    leandrovaranda
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    A menor que ele tinha na época era de 50A, só que não libera 50A o tempo todo, se estiver só mantendo a carga ele libera só uns 5A (e para de liberar carga quando a bateria está completamente carregada), se estiver consumindo e carregando ao mesmo tempo ai sim ele pode chegar aos 50A. Ele calcula o consumo + amperagem para carga lenta e libera. Pelo menos foi assim que me explicaram o funcionamento do carregador inteligente. O e-mail do dono eu não tenho, pois eu ia pessoalmente na fábrica quando precisava falar com ele (cidade pequena tem dessas coisas, ainda se consegue um atendimento mais pessoal, mesmo sendo uma fábrica grande). Geralmente as lojas de som automotivo que tem esses carregadores a venda. Tem dela em vários sites, vou colocar um link aqui como exemplo, mas tem em vários lugares vendendo. http://www.premiershop.com.br/fonte-automotiva-digital-spark-usina-60-amperes-14-4-v—bivolt—voltimetro-integrado—ten-1043900/p%5Bhr%5D

    SITE wrote:
    Fonte De Alimentação automotiva de alto rendimento. Fonte Chaveada PWM digital, alto rendimento > 80%. Tamanho e peso reduzidos por ser uma fonte chaveada. Tensão de entrada: Bi-volt automático 110/220V ou 220Vac Circuito totalmente digital com total controle sobre corrente e tensão. Saída estabilizada em 14,4V em todos os modelos. Carrega as baterias sem problemas de sobrecarga. Zera a corrente de saída quando a(s) bateria(s) completam a carga. Circuito de proteção contra sobrecarga e curto circuito na saída. Total controle da corrente de saída. Mantém a saída em 14,4V até que a fonte chegue no limite da corrente nominal, só a partir desse ponto que a tensão na saída começa a cair. Sistema de ventilação forçada com ventilador em túnel de vento, pode funcionar horas e horas em carga máxima sem problema de superaquecimento. Pode ficar ligada no sistema de som mesmo sem o som estar ligado que não vai sobrecarregar as baterias, a tensão vai subir até 14,4V e estabilizar.
    em resposta a: El Guanaquito em Bariloche. #50255
    leandrovaranda
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    Dardo, tem um carregador inteligente que é fabricado em Sacramento/Mg eu falei com o dono da fábrica e ele me garantiu que o carregador dele funciona desde 90v até 230v, sem precisar mexer em nada nele. quando usava no meu provedor, ligado numa tomada 220v nunca tive problemas de não carregar as baterias. (as vezes, quando caia a energia da rua na hora que voltava ele fazia cair o disjuntor, mas ai não é problema do aparelho eu creio) Não recebo nem um real de comissão se comprar dele mas, como eu usei e gostei do produto, estou recomendado. A marca é usina e vende em todo o país. Eu usava um de 120A para carregar 3 baterias de 150A, gastando média de 15A/h a 30A/h para meus equipamentos em 12v.

    em resposta a: Viagem Vinhedo – Porto Seguro 2014 #49008
    leandrovaranda
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    Lembrei que tinha um lugar que alugava tenis para entrar no mar :D

    em resposta a: reforma geral do meu brilhante turiscar #48996
    leandrovaranda
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    Fica estável? Já fez um test-drive para ver como reage a ventos? Registra a patente antes que alguem copie :D O retrovisor que uso na C14 daria certo no seu suporte com poucas modificações, é do tipo caminhão, teria que ter um suporte para cima para prende-lo.

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