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Nilton J

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  • em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47930
    Nilton J
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    Detalhes da construção – Parte 16 A “roda bôba” ou “roda livre giratória” é fundamental para junto com sua alavanca atuar como um mecanismo de regulagem de altura do cambão, facilitando o nivelamento do engate off-road ao receptáculo do veículo, nas operações de engate e desengate do reboque. A outra função desta roda é para ajudar no estacionamento manual do reboque sem o veículo, em terreno plano uma pessoa dá conta; se for em aclive ou declive, ao menos duas pessoas para segurar o baúzão que não é levinho e exige um pouco de músculo na operação. Ilustrando, seguem duas fotos sobre a roda giratória. Notem que além da alavanca para levantar e abaixar a roda, tem também uma manivela para regulagem fina da altura de todo este conjunto.

    em resposta a: Flip-Pac camper nacional para nossas picapes #47929
    Nilton J
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    Dr. Green wrote:
    nossa muito legal =D

    Green, Vou te contar como começou esta minha nova idéia: Encontrei coisa de um mês atrás um colega na fila do cartório, o qual não via a alguns anos. Papo vem papo vai contei à ele do projeto de minha carretinha off-road e de meu troller e ele por sua vez, me contou que tinha acabado de comprar uma nova S10 Flex 4×2 CD e que iria me acompanhar nas viagens do tipo “acampamento”. Disse ainda que já tinha pesquisado o mercado nacional e achou a coisa “extrapolada” demais no quesito preço de camper nacional, além de serem pesados, trambolhões e anti-aerodinâmicos… E me pediu ajuda em dar-lhe uma alternativa e após alguma pesquisa, cheguei a conclusão que um flip-pac é ideal para o nosso mercado (nos USA vendem por cerca de 3 a 5 mil GWs). Note que não é o pop-up da FWC e nem da All-Terrain que alguns estão importando isoladamente e a coisa chega aqui por mais de 60 mil reais…considerando frete internacional e os costumeiros pesados impostos. Este que estou indicando tem a função pop-up mas do tipo “flip-pac”, pois veja no vídeo que ele faz “plip” para abrir e “pac” para fechar. Repito, é o sistema mais leve, mais em conta e o mais apropriado para on/off road. A idéia não é importar mas sim NACIONALIZAR e FABRICAR aqui no Brasil algo similar e com toda a tecnologia eletrônica embarcada e os mobiliários e acessórios necessários para o campista/expedicionário/aventureiro. O projeto e fabricação da Global One me deu muita bagagem em relação à custos industriais de equipamentos mecânicos; já no campo eletrônico é minha formação e dia a dia. Diferente do conceito da Global One, que por capricho meu coloquei nela peças de todo o planeta, neste flip-pac camper tudo seria nacional, visando oferecer um produto completo e acabado com um custo benefício imbatível aos jovens campistas-picapeiros, cuja imagem e perfil sequer combinam com os campers trambolhões… Dá para fazer algo em excelência de produto e em margem de preço de venda, com fabricação seriada em escala considerável. Veja que um camper, diferente da carreta off-road, não tem cambão, não tem engate, não tem suspensão, não tem rodas e nem pneus, não tem superestrutura pesada e reforçada, mas sim leve, sequer tem emplacamento… Poderá aqui estar nascendo algo muito útil aos picapeiros-campistas. Meu colega da Nova S10 está super empolgado e já ofereceu a picape dele para receber um primeiro protótipo. O “shell” ou “casco” deste flip-pac camper nacional poderia ser o convencional em fibra de vidro, igual fazem lá fora, e que aqui no Brasil tem fabricantes às dúzias, na forma de capotas de fibra que vão nas caçambas, ou porque não algo em chapa e alumínio. Vamos nos falando e fazendo aqui em tempo real no mundo virtual um brain-storm de alto nível. Mandem seus pitacos !!! Saúde!

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47926
    Nilton J
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    Detalhes da construção – Parte 15 Suporte de antena, uma idéia simples e funcional, para se montar em segundos uma antena de televisão para recepcão digital, além dos canais abertos em VHF / UHF. Usei uma antena do tipo amplificada, que consegue captar sinais até 100 km. Vem com cabos de alimentação / RF coaxial com comprimento de 5 metros. Pode ser utilizado um ou dois canos de 1,5 metros de comprimento como mastro da antena, sendo que um já basta para erguê-la acima do teto da barraca, quando esta estiver montada. O segundo pode ser usado para aumentar a qualidade de captção em caso de sinais mais fracos. Posso até no topo do mastro instalar uma antena de radioamador vertical ou direcional. Fotos abaixo: Suporte da antena fixado na traseira do baú lateral gourmet; Antena montada no mastro; Antena com um mastro, já presa ao suporte, altura dela já está em 3 metros, considerando 1,5 metro do mastro e 1,5 metro da altura do suporte em relação ao solo; e na foto seguinte, com os 2 mastros, totalizando 4,5 metros de altura em relação ao solo.

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47918
    Nilton J
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    Detalhes da construção – Parte 14 Retomando a narrativa de construção da GO, seguem detalhes do receptáculo universal de engate na traseira da Global One, indispensável para a instalação de: Um engate-resgate, em caso de numa situação absurda em que eu porventura me colocar no off-road, tiver que guinchar a carreta pela traseira. Ou um engate-bola, para levar um útil porta-bicicletas para até 3 mountain-bikes; em meu caso, comprei um modelo da Equipmax para 3 bikes, metade do preço de um Thule, saiu por R$ 290,00.

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47916
    Nilton J
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    Antes de retomar o assunto sobre os detalhes de construção da GO, pergunto: 1. Se são 10 milhões nas terras do Tio Sam, quantos RV’s teriam aqui no Brasil? 2. Qual seria o quadro de vendas anual de trailers, motor-home / motor-van, campers e carretas? Será que isto é divulgado pela Fenabrave? talvez não inclusos os campers por não exigir emplacamento e também talvez não inclusas muitas vans transformadas e não declaradas…

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47915
    Nilton J
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    leandrovaranda wrote:

    Leandro, obrigado pelo link, informações valiosas! [hr]

    Odair Teixeira wrote:

    Nos EUA tem 10 milhões de RV’s entre trailers classe A a C, motor-homes, campers e carretinhas-barracas. O que será que lá vendem mais? [/quote] Nilton Abaixo está a estatística de vendas deste ano nos USA. Nos meses de férias de verão as vendas sobem (junho/julho/ago) As vendas anuais giram próximas a 300 mil equipamentos/ano Os trailers são responsáveis por 60% do mercado e o cliente típico tem de 34 a 48 anos… (Units x 1000) JAN FEB MAR APR MAY JUN JUL AUG SEP OCT NOV DEC Travel Trailers 15.4 16.2 17.9 19.8 20.1 19.2 16.2 15.5 Fifth Wheel Trailers 5.1 5.8 6.3 6.9 7.1 6.8 5.9 5.3 Folding Camp Trailer 1.1 1.0 1.2 1.2 1.3 1.1 1.0 0.6 Truck Campers 0.3 0.3 0.4 0.4 0.4 0.3 0.3 0.3 Total Towable RVs 21.8 23.3 25.8 28.3 28.8 27.4 23.4 21.7 Motorhomes (Type A) 1.4 1.4 1.4 1.6 1.7 1.7 1.5 1.8 Motorhomes (Type B) 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 Motorhomes (Type C) 1.0 1.3 1.5 2.0 1.8 1.6 1.2 1.4 Total Motorhomes 2.6 2.8 3.1 3.8 3.7 3.4 2.9 3.3 All RV’s 24.4 26.1 28.9 32.1 32.5 30.9 26.2 25.0 Sds Odair [/quote] Odair, agradeço a resposta, bem completa. Um mercado de 300 K ano é dar inveja! Além dos americanos terem preços excelentes com ótimo custo x benefício nos equipamentos de todos os tipos, contam também em toda a extensão daquele país com parques nacionais com toda a segurança vigiada e policiada pelos park rangers. Às vezes penso que nasci em país errado…

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47910
    Nilton J
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    Dr. Green wrote:
    hahaha to doido Nilton?? a GO é MUUUUUUITO mais loka que essas popup de pickup!

    Green, Sim, a GO é mais “loka”, já os campers são comportadinhos! Em minha opinião, o problema maior em se ter um camper e pagar caro por ele, é que nossas picapes, 99 % das vendas cabines duplas, tem um tamanho pequeno de caçamba. E as cabines simples, quem tá comprando é funerária e um ou outro cliente que pega no pesado em capacidade de carga e ainda são desconfortáveis em dirigir por longas horas. Saudades da F 250…e das picapes médias cabines estendidas…ideais para terem um camper em cima. Agora, jamais compraria um camper destes fixos, a meu ver um trambolho…não entendo pq não fabricam aqui campers popups na medida para as caçambas pequenas das picapes CD, com preços que se justifiquem, sem patamares abusivos. Será que não fazem um popup nacional por absoluta falta de mercado? considerando que a grande maioria dos compradores de picapes CD só usam para desfilar e irem ao shopping? e ainda a maioria sendo picapes 4×2? [hr]

    leandrovaranda wrote:
    Capt.A330 realmente só caberia se abrisse mais espaço na caixa de roda :) A capota é a mesma da outra caminhonete ou teve de fazer outra? Semana que vem vou ver se dá certo de nos encontrarmos em Curitiba, vai ser um pouco corrida minha viagem por ai, só 4 dias. Nilton Um camper é interessante, mas não chega ao nível de um motor-home ou trailer maior, talvez fosse o caso de manter a GO (para levar a tralha, fazer as refeições, gerar energia, etc.) e usar o camper para ter mais conforto (pode levar uma geladeira maior, ter um sofá para ver tv, uma boa mesa de refeições, ar-condicionado, etc.).

    Leandro, Concordo que o camper é bem mais limitado que um trailer ou motor-van, talvez a única vantagem é eliminar o “rabo” atrás…ainda estou aprendendo a dar ré no Troller com a GO atrás, tem que ficar dando “contra” na direção. E só valeria a pena o camper em picapes 4×4 e com uma caçamba maior, tipo a F250 estendida. Mas um flip-pac camper na medida para nossas picapes nacionais cabines duplas não seria uma má idéia (foto abaixo). [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSLRVPo2DOQR9N7JGArTKxUzc_fsPMcALH2CLOrP_56oWMjKG5LvA[/img] E num camper, o ideal é ter o chuveiro fora, senão a coisa lá dentro vai mofar toda… Nos EUA tem 10 milhões de RV’s entre trailers classe A a C, motor-homes, campers e carretinhas-barracas. O que será que lá vendem mais?

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47905
    Nilton J
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    Capt.A330 wrote:
    Legal Nilton, e muito practico ter as rodas da Global as mesmas do rebocador; entre outras coisas, o estepe serve para ambos…será que no Guaquito entrariam as rodas da Frontier?:hein: :D Ia ficar exquisito, mas que seria uma mão na roda, isso seria! ( aprendi trocadilhos infames com o Green :D:D:D). Parabéns pelo trabalho e grande abraço.

    A idéia de padronizar as rodas da carreta iguais ao do Troller é justamente para não necessitar de um segundo estepe, pois o original da viatura serve tanto para o veículo como para o reboque, estando dentro de nossa lei de trânsito vigente. Mas se eu resolver ir para Chile e etc da AL, vou sim ter que levar um segundo estepe, pois pelo que me informaram, nestes países são exigidos para estrangeiros em passagem no mínimo 2 estepes. Aí o segundo vai amarrado ou em cima da barraca ou em cima do bagageiro do Troller. Não sei responder tecnicamente sobre a possibilidade de por os sapatos da Frontier no seu trailer, mas penso que o importante é manter o alinhamento e o paralelismo do cambão do trailer à picape em relação ao solo. Parabens pela Frontier, se um dia trocar meu Troller, será por uma picape destas e aí ponho um popup camper em cima da caçamba! próximo sonho de consumo !!! [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT6Vz8Nu3sUM2UsoOTUr_35VLoYKWyMr1oT-6sgmAV3Ndmytu6f[/img]

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47903
    Nilton J
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    Detalhes da construção – Parte 13 Seguem abaixo dois “mimos” que dão um forte pedigree para a Global One não fazer feio em nenhum show/feira ou evento do tipo “Overland”, seja na América do Norte, África ou Austrália / Nova Zelândia: Tire Cap ARB & Adesivo Troller na roda original TRoller: link ARB : http://store.arbusa.com/ARB-Tire-Valve-Stem-Caps-Red-P21333C17.aspx

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47756
    Nilton J
    Participante

    Detalhes da construção – Parte 12 Sinalizações e iluminação com LED, via chicote elétrico ligado ao veículo com plug-caminhão: Na placa; Nos piscas, lanternas e freios; Plug elétrico tipo “caminhão”. (fotos abaixo)

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