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Odair Teixeira

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  • em resposta a: Chip de potência em veículos / Reprogramação de ECU #101100
    Odair Teixeira
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    Boa noite caros colegas .

    Como opiniões são como nádegas, cada um tem a sua.. vou deixar minha opiniao…

    Eu ja remapeei alguns carros no passado (ciclo Otto). Ultimamente minha meta é conseguir dominar o modulo Megasquirt V2.2 do meu fusca 2.3 turbo. Estou implantando uma sonda wideband para usar o VE Table, pq com Narrow Band não rola. A vantagem da Mega é que é aberto e reprogramo a injeçao conforme o que der na telha. Posso colocar o mapa do vovô ou o mapa do capiroto.

    Com ciclo Diesel, eu remapeei (ou chipar) uma Tracker Diesel 2.0 e quase remapeei uma Toyota Prado. Na Prado, quase comprei um kit PiggyBack nos USA. Legal que já vem pronto. É só tirar o plug do módulo e ligar nele. E o plug dele é só ligar no módulo. E pronto. Tá feito. Mas acabei vendendo a Toyota Prado . Hoje tem Kits Piggy Back pra todos os modelos. A vantagem é que vc nao corta nenhum cabo. Se nao quiser usar, desliga. Se for vender o carro, tira e guarda.

    Tem vários níveis de potencia e torque que se pode alcançar. Isso tem que ver com o preparador o que vai querer. Mas de cara adianto: Três coisa vão acontecer quando alterar o módulo com um mapa de injeção novo:

    – Valores dos níveis de emissões vão pro espaço – Se não há ressaca moral em jogar mais NOX e CO na atmosfera, então tá beleza; Lembrando que se remapear, os valores de fabrica somem e não passa na Controlar nem rezando. Dizem que este controle volta em 2019. A ver…

    Lembro que no retão da Castello Branco vindo de Boituva, a Trackerzinha alcançou quase 190km/h. Mas a fumaceira preta era tanta que parecia um tucano da esquadrilha da fumaça.E bebia muito. Mais cavalos, mais comida.

    – Consumo de diesel aumenta – Se o fato de queimar mais suco de dinossauro não lhe preocupa, então tá beleza também. Não acredite nesta historia que aumenta 20% a potencia e fica mais economico. Seu jeito de dirigir muda.

    O que melhora é a resposta do acelerador. O atraso do pedal some. Depois que vc aprende a pilotar com o motor mais esperto, talvez o consumo reduza por causa do comportamento.

    – Componentes da transmissão podem reclamar. Quando remapeei a Tracker, joguei a potencia lá pra cima. Em três meses, foram três trocas das buchas dos links de suspensão traseiros que nao aguentavam o torque da arrancada. Era divertido cantar pneu no semaforo, mas nao foi pra isso que foi projetada.
    Fui alertado que se continuasse assim, componentes da transmissão precisariam ser trocados pq seriam moídos.
    – Freios precisam ser revistos. Dependendo da nova curva de potencia/torque que forem implementados, nem pense em deixar freios originais. Pode botar a mão no bolso e colocar um kit de pinças e discos mais parrudos. A menos que vc garanta que nao vai acelerar acima do limite legal. Coisa que eu duvido.

    Com relação ao remapeamento em si, dá pra fazer em qualquer motor que tenha gerenciamento eletronico e injeção eletronica. De cortador de grama até motor de caminhão, sejam dois tempos, quatro tempos, ciclo Otto, ciclo Diesel, Ciclo Wankel, Ciclo Atkinson e etc…
    Com relação à durabilidade:
    Remapear de leve : Não traz grandes perturbações. No caso dos motores diesel modernos são projetados para grande durabilidade. Geralmente são desenvolvidos para uma carga maior e potencia maior e quando aplicados no mercado, uma parte da potencia é retirada para garantir durabilidade.

    Remapear nivel medio: Olho vivo nas trocas de oleo e filtros, reduzindo o intervalo. Cuidado com as transmissões automaticas. As transmissões modernas nao são projetadas para receberem muita potencia acima do que foram concebidas.
    Já vi alguns carros TOP importados que foram fuçados e o cambio abriu o bico.

    Remapeamento nivel HARD. Aí é por conta e risco. Pode tirar o escorpião do bolso. Muita coisa tem que ser substituída. Geralmente admissão, escape, turbinas etc… são trocadas pq o folego tem que ser maior. Nao conheço quem faça tal upgrade para uso civil. Geralmente já é nivel competição, track day etc…

    Eu já pensei em remapear a minha Hilux. Tá velhinha com quase 10 anos e 300 mil rodados. Os 160 poneis malditos são bem mais fracos que os 200 poneis das pick ups concorrentes mais novas. Dá pra subir para uns 190 sem problemas. Mas está com os valores de compressão ainda dentro dos limites, assim como bomba e turbina. E sei que a limitação dela não é o motor e sim o cambio. Não posso forçar demais numa subida íngreme de serra puxando o Imperial pq o cambio reclama que a temperatura do fluído está muito alta.
    Nas arrancadas com o trailer, acho que está boa o suficiente. Arrancar com muita violencia não é legal para os objetos dentro do trailer.

    Se for para subir potencia dela, eu prefiro trocar por uma Dodge Ram ou uma F250.

    O cara que eu mais respeito em SP para este trabalho de remapear uma injeção diesel das pick ups novas fica em Botucatu. O nome dele é Lycharles. O cara é um MAGO. Se bobear, é o melhor técnico no Brasil neste quesito. As Concessionarias da GM quando nao consegue resolver, mandam os pepinos pra ele. Se quiserem o contato dele pra cotar uma conversão, me manda uma msg.

    Fraternos Saludos

    Odair.’.

    em resposta a: Carros pós 2012 X indisponibilidade Diesel S10 #101065
    Odair Teixeira
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    Olá Fabiano

    Muito legal este projeto! Vamos lá:

    Os motores a diesel Euro5 podem rodar um pouco com diesel comum, sem problemas. Leve alguns frascos de aditivo para diesel (STP Diesel ou Bardhal Diesel) e adicione um terço do frasco para um tanque com diesel comum. Não deve acontecer nada.
    Desde que nao sejam muitos km e nao seja uso muito severo. Se rodares alguns tanques com diesel comum, use até zerar o tanque e aí abasteça com S10 . Se puderes, troque o filtro de combustivel.

    Na Argentina tem o Eurodiesel e no Chile tb. Prefira os postos Shell. Os YPF tem qualidade inferior. Na Bolivia como nao tem carros à diesel, somente caminhoes e onibus. Eles nao tem regulamentação. Tinha lido que eles iriam aderir ao pacto Euro5 em 2017, pq muitos caminhoneiros do Chile e do Brasil não encontravam este combustivel lá.
    No Peru, eles tem o diesel B5 também equivale ao S50 com biodiesel na mistura.
    N Colombia eu nao faço ideia, pq faz muito tempo que estive lá. Mas acredito que nao seja problemas, ja que Peru e Colombia assinaram pactos com o mercado do Pacífico e estão bem adiantados em relação a nós Brasileiros.

    Sds

    Odair.’.

    em resposta a: GM TrailBlazer 2.8 TDI #100783
    Odair Teixeira
    Participante

    Lembro de um Santana GLSI Executive Automatico que eu tive. Era sussa, nao esquentava nunca. Temperatura sempre no meio do ponteiro.
    Um dia a valvula termostatica abriu o bico. Mandei trocar numa oficina respeitada. Dali em diante, a temperatura variava o tempo todo. Se apertasse o pé, arriscava ferver.
    Fui na concessionaria, comprei uma valvula termostatica original e sacrifiquei um sabado e fiz a troca. Nunca mais tive problemas.

    Alguns fabricantes atuais adotam o sistema de controle de temperatura pelo módulo central. A temperatura fica estável no meio do marcador. Pequenas variações são entendidas pelo módulo como normais e não alteram a posição do marcador para nao aborrecer o usuário.
    Só quando alguma anomalia ocorre, aí sim a temperatura fica muito baixa ou sobe demais, anunciando que algo errado está ocorrendo.
    As pick ups modernas usam ventoinhas com polias viscosas / embreagem viscosa e até dispositivos mecatrônicos para o controle da temperatura.

    em resposta a: Ajuda para reforma dos móveis da cozinha #100782
    Odair Teixeira
    Participante

    Claudney, seja bem vindo!

    Antes de mais nada, coloque seu trailer em um lugar plano. Nivele para que esteja 100% plano.
    Depois pegue um nível e cheque se não há deformações no teto e no chassi. Verifique se não há trincas na lança ou no chassi.
    Depois baixe as sapatas traseiras até dar apoio no chao, sem transferir esforços para o trailer.
    Gire o macaco da bequilha algumas voltas e veja se a folga aumenta. Se não aumentar, isso é bom sinal. Se aumentar, vc vai ter que abrir a lateral de qualquer jeito.

    Sds

    Odair.’.

    em resposta a: GM TrailBlazer 2.8 TDI #100738
    Odair Teixeira
    Participante

    Se o projeto do motor foi bem feito, pode estar puxando ou nao, em baixa ou em alta, no calor ou no frio. A temperatura tem que ficar nos 90 graus. O ponteiro tem que estar no meio do mostrador..

    em resposta a: Lista de compras #99526
    Odair Teixeira
    Participante

    Recomendo comprar ao inves de tentar como eu fazer o upgrade do sistema.
    Sai bem mais barato e é mais rápido, sem dores de cabeça.

    Até o sistema ficar 100%, dá uma mão de obra danada…

    em resposta a: Reforma sistema de freios Turiscar Imperial #99518
    Odair Teixeira
    Participante

    Olá

    Consegui fazer a conversão sim.
    Sai o kit de kombi e entra o kit dianteiro cubo/disco/roda da D20/C20. Tudo isso usando a manga de eixo original.

    Além de refazer o embuchamento com material mais moderno, troquei os amortecedores por amortecedores da D20, cubos e rodas da D20, além de pneus de carga para o novo aro.
    Mantive freio a disco com pinças maiores. Ficou 100%

    Testei no final de semana passado num trecho de 150km. Ficou bom.

    Mas nao vale tanto trabalho. Melhor seria comprar o Kit pronto da AL-KO.

    Já é homologado, é mais barato e fica pronto na mesma semana. Eu levei meses pra conseguir fazer ficar adequado, por falta de tempo.

    Depois posto as fotos aqui.

    Sds

    em resposta a: Fusca 1600 rebocando um KC330. É possível? #98926
    Odair Teixeira
    Participante
    em resposta a: Fusca 1600 rebocando um KC330. É possível? #98925
    Odair Teixeira
    Participante

    Já vi muita gente surpreendida pelo desempenho do velho besouro.

    Um fusca com motor 1600 e relação 8×33 fica com final comprometida, mas tem um torque de trator. Uma relação 8×35 já fica curta demais e o motor fica girando alto demasiado. Uma relação 8×31 vai ficar longa demais.

    Eu fiz um 61 com motor 1600 e relação 8×35. Subia as ladeiras de Vinhedo e deixava todos os 1.0 comendo poeira. Depois vinham perguntar o que tinha no motorzinho do fusca pra andar tanto. Nada demais. Dupla solex 32, comando p2, alivio no volante e relação curta.

    Dava pra puxar um 540 ou um Brilhante de boa…

    em resposta a: Usar ou não o alternador do carro? #98924
    Odair Teixeira
    Participante

    Já fiz isso rodando dois dias sem parar, tocando uma geladeira no Imperial… Mas peguei a alimentação direto do conector bateria/alternador, com um relé pos chave para alimentar somente quando o motor estiver funcionando.
    Sds

    Odair

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