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Odair Teixeira

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  • em resposta a: Dúvida sobre o transformador #52040
    Odair Teixeira
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    Ronald Se vc for pro camping nefelibatas, nao conte com o ar condicionado pq a rede eletrica nao suporta. O Ismael vai te alertar sobre isto. Ontem fui testar o ar condicionado de um KC 740 de um amigo que puxei no sabado de SP para lá e custou a dar partida, isto com o camping vazio. As luzes do trailer quase apagavam. Caso o compressor consiga dar partida, o transformador vai esquentar pacas Leve um aquecedor de baixa potencia que vc sera mais feliz… Sds Odair

    em resposta a: carro antigo e trailer #51995
    Odair Teixeira
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    Alex Também ja fui louco por placa preta. Depois me desencantei… Põe freio a disco nas 4 patas do Jeep. Sei que perde pontos na avaliação, mas vc pode argumentar que e por segurança e eles tem que aceitar pq nao descaracteriza o veiculo. Ja vi jeep com placa preta com itens que seriam desclassificatorios. Para deixar o trailer “metalizado” é possivel sim. As chapas sao de aluminio e é só remover a tinta e dar muito polimento. Os antigos onibus ciferal dino 116 usavam chapas nuas. Tem um onibus da cometa que foi restaurado ano passado e poliram as chapas. Ficou lindo, mas precisa de manutenção constante pq o aluminio oxida e fica fosco rapidamente. Se vc tempo para brincar de Daniel San, vá em frente. Lembre que estes trailers, diferentes do airstream que é 100% aluminio, tem chapas somente nas laterais. O teto, frente e traseira sao de fibra de vidro. Sds Odair

    em resposta a: Misturador Turiscar #51910
    Odair Teixeira
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    Tenta no camping world…[hr] Vai no site da campingworld.com e procure por faucet.. Vc vai encontrar este misturador cromado por 30 obamas Chrome Finish Lavatory Faucet with White Handles Da uma olhada e me diz se nao é custo/beneficio..

    em resposta a: Transformar uma Kombi em Kombi Camper #51880
    Odair Teixeira
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    Francisco Nao precisa pedir desculpas. Não me referia a vc. Estava me referindo a veículos alterados sem qualquer criterio. Faz quatro anos que eu estou trabalhando no projeto de um fusca 86 ( trabalho de formiguinha, pois só trabalho nele aos f.d.s quando sobra tempo) Agora está na reta final e ele terá motor 2.2 turbo IE by MegaSquirt refrigerado a ar com sistema de ventoinha da Porsche, freios a disco nas quatro rodas, suspensao trabalhada com barras de torçao anti torque. Só nos freios e suspensao e nas barras foi quase metade do tempo do projeto, pq de nada adianta ter potencia se nao tem estabilidade e nao freia. Já foi feita a vistoria em oficina credenciada do Inmetro e o documento foi aprovado. Falta tapeçaria e vidros agora. Eu não quis fazer este projeto com motor AP (refrigerado agua) pq altera a estrutura do carro e sei que para homologar depois é bem maia complicado. Como o trabalho ficou bem feito, nem questionaram nada. É por aí Abraços Odair [hr] Ronald Andar na trilha é uma arte e capotar faz parte. Mas não se pode deixar nada solto dentro do Jeep, muito menos caixa de ferramentas e passageiros. Você sabe mais do que eu que tudo tem que estar bem preso. No mundo 4×4 alterar veículos é quase a regra. E dependendo do objetivo, vai ter que alterar mesmo. Não dá pra fazer rock crawling com suspensão e pneus originais. Basta conhecer e respeitar os limites do equipamento. Vivo dizendo que dá pra dar a volta ao mundo numa mobylette, se os limites do equipamentos forem respeitados.

    em resposta a: Transformar uma Kombi em Kombi Camper #51867
    Odair Teixeira
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    Pessoal Com relação ao CAT , sugiro ler a Resolução Contran 291 http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_291.pdf De fato, é necessário que exista a CAT, porque havia uma onda de veículos feitos em modo FQ (fundo de quintal) e isto era de motorhomes até veículos para funerárias, passando por veículos para transporte de presos, ambulâncias, trenzinhos, caminhão de bombeiros e até trios elétricos. Eu vi motorhome FQ com caixa de água dupla de 1000 litros cada da Fortlev, instaladas em um único lado, fazendo companhia para a caixa de detritos e caixa de agua servida que não eram menores. O dono argumentava ” Eu fiz assim porque queria passar o mês inteiro sem precisar descarregar a caixa de detritos e queria autonomia de duas semanas de água para o motorhome”. Mas sob qual critério? O cara que instalou não fazia a remota ideia do que é CG (centro de gravidade). Imagina o comportamento em curva fechada com esta carga toda em um único lado? E nem vou comentar a forma tosca que estas caixas foram fixadas. Nem preciso dizer também que estas caixas não foram projetadas para armazenar água em um veículo. Duvido que numa colisão a 40 km/h as caixas não se rompam. Não foram feitas para isto. E a frenagem? Ninguém se preocupa em redimensionar os freios. Já comentei em outro tópico sobre a energia da frenagem que é diretamente proporcional ao peso do veículo e ao quadrado da sua velocidade. Observe qual é a velocidade com a qual você quer parar um veículo é verifiquem a influência do seu peso. Quem puxa trailer, sabe o que estou falando. Tem que frear bem antes e de forma macia. Lembrando das aulas de Física I (MVU) A equação de energia cinética; » Ec = (½) x (Peso do veículo) x (Velocidade do veículo)² A equação da energia térmica (Calor); Q = (Peso disco de freio) x (Constante material do disco) x (Aumento temperatura) Pra quem lembra da Conservação de Energia de Newton, “A energia pode apenas ser transformada”. Durante uma frenagem, ou desaceleração, toda a energia cinética “Ec” do veículo deverá ser completamente transformada em calor “Q”. O freio é uma máquina que troca energia cinética por energia térmica… Por isto freio de F1 fica incandescente. Se “Ec inicial = Q final” Se o peso do nosso veículo permanece constante; Se o peso do disco de freio também permanece constante. Se a “velocidade do nosso veículo ao quadrado”(V²veic) é diretamente proporcional ao “aumento da temperatura nos freios” ( ?t freios ). Então V²veic = Aumento do ?t dos freios Resumindo: SE A VELOCIDADE de frenagem do nosso veículo aumentar em 40%, ou seja, a velocidade de parada total passar de 60 para 84 Km/h, a temperatura dos freios resultante de uma parada a 84 Km/h aumentará EM QUASE 100% (1,40 x 1,40 ˜ 96%). Isto é muita coisa. E muita gente simplesmente ignora isto. Eu estava no Mundaí em Janeiro e chegou um motorhome de 11 metros praticamente sem freios pq na descida das serras em MG, o freio ferveu praticamente em todas. Mas o dono não se ligou na carga adicional que ele colocou no RV. Sei lá, acho que sou o cara mais encanado com freios em RVs… Tem ainda o tema dos objetos presos dentro do veículo. Sei que não é o caso aqui, mas imagina um frigobar ou micro-ondas sendo arremessado numa freada brusca porque o “instalador” achou que prender com duas fitas hellermann era suficiente? Eu vi um Solimar que o cara usava destas fitas para tudo. Sou favorável a CAT, porque ninguém pára pensar no que pode dar de errado. E um veículo pode facilmente tirar vidas e destruir famílias. Alguém tem que arcar com a responsabilidade. Vejam estas duas noticias abaixo: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/01/caminhao-dos-bombeiros-tomba-na-zona-leste-de-sp.html http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/05/caminhao-do-corpo-de-bombeiros-tomba-na-es-060-em-guarapari.html?thumbs=true&openGallery=true&photoIndex=1&id=2013/05/caminhao-do-corpo-de-bombeiros-tomba-na-es-060-em-guarapari.html&type=noticia&section=espirito-santo&hash=3 Na segunda noticia, pessoas perderam a vida. Os caminhões de bombeiros no Brasil, geralmente são adaptados de caminhões de linha e o centro de gravidade deles é muito alto. São muito instáveis e não podem ser conduzidos em velocidades elevadas. Agora me diga: Numa emergência, quem vai dirigir devagar? Portanto não pensem que a CAT é só para ferrar motorhomes ou trailers FQ. O intuito é buscar proteger vidas no transito brasileiro, que sabidamente é o que mais mata no mundo. Abraço Odair

    em resposta a: TV no camping #51843
    Odair Teixeira
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    Depois que vc aprende onde apontar o satelite, é muito rapido. Eu deixo a antena parafusada num estepe do trailer. Deixei a instalação pronta no trailer, é só ligar o receptor na tomada e ligar os cabos rca e pronto..

    em resposta a: TV no camping #51837
    Odair Teixeira
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    Eu tiro um dos receptores sky que tenho em casa e levo pro camping. Tenho uma antena sky movel que levo comigo..

    em resposta a: Reforma sistema de freios Turiscar Imperial #51821
    Odair Teixeira
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    VC quer dizer cilindros de freio? São os da Kombi clipper..

    em resposta a: Diesel Comum ou S-10 ? #51608
    Odair Teixeira
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    Só uso S10 (minha Hilux é 2010) e na Tracker Diesel da minha filha. A octanagem é maior (menor pré detonação) além de não produzir fumaça preta. A Tracker que é enjoada com a luz de injeção alarmando e cortando a turbina, parou de vez depois que adotei a troca de óleo sintético a cada 10K trocando filtros de óleo, combustível e ar. Minha hilux está com quase 200.000k e está mais econômica agora do que qdo zero. Isto de o diesel S10 não lubrificar a bomba é lenda. A lubricidade muda em função do tipo de óleo usado na refinaria. Com 2% de Biodiesel eleva-se a lubricidade para os mesmos níveis do S500. Além do mais, todo óleo tem a lubricidade é corrigida na refinaria com aditivos. Agora o que pode ocorrer é formação de borra de bacterias, mas isto se deve ao maldito biodiesel que está sendo adicionado no diesel. Já li recomendação de distribuidores recomendando o giro mais rápido deste diesel nos tanques dos postos, devido a vários relatos de bactérias formarem borra devido a presença do biodiesel que é vegetal. Mas isto vale pro S500 tb. Procuro abastecer sempre que possível nos mesmos postos e estes giram bastante o diesel, não deixando o estoque parado. Eu fiz dois giros pela região sul no mês passado (4000km) e nesta ultima semana fiz 2800km. Semana passada tive que abastecer num posto suspeito entre Ubá e Contagem. Pedi para abastecerem com S10 e alguns km depois, percebi que o desempenho tinha caído. Se fosse a Tracker, tinha acendido a luz de injeção e cortado a turbina. Ainda bem que era Hilux. Parei em Contagem (MG) e abri reservatório do filtro de combustível e estava lá o problema. O filtro estava escuro, envolvido por uma borra viscosa, restringindo a passagem. Troquei o filtro, abasteci com S10 e coloquei meio frasco de STP Diesel Treatment e a nega véia voltou ao normal respondendo ao menor toque do acelerador. O ruído de pré detonação desapareceu e o motor ficou lisinho. Abaixo, texto retirado do treinamento da PBR. 1- O que significa PROCONVE fases P7 e L6? PROCONVE é o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, criado pelo conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA. As fases P7 (para veículos pesados, acima de 3,5 toneladas) e L6 (para veículos leves, até 3,5 toneladas) do PROCONVE estabelecem níveis de emissões veiculares mais baixos a serem atingidos na homologação desses veículos por aquele órgão ambiental, e que requerem uma tecnologia mais sofisticada nos motores, como por exemplo: – Sistema de redução catalítica seletiva (SCR – Selective Catalytic Reduction) para o escape de gases; – Uso do ARLA 32 no sistema catalítico. – Sistema de recirculação de gases de escapamento (EGR – Exhaust Gas Recirculation) como opção ao sistema SCR. Essas inovações, para o seu correto funcionamento, implicam que os veículos sejam abastecidos com óleo diesel com baixo teor de enxofre (Diesel S-10). 2. Qual é o cronograma para implantação do diesel de baixo teor de enxofre? O Diesel S-10 está disponível a partir de 1° de janeiro de 2013 em postos selecionados para os veículos leves e pesados movidos a diesel fabricados a partir de 2012. A Petrobras antecipou a substituição de todo Diesel S-50 pelo Diesel S-10. A partir de 1° de janeiro de 2014, todo Diesel S-1800 para uso rodoviário será substituído por Diesel S-500. 3. Por que a troca do Diesel S-50 pelo Diesel S-10? Segundo a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o combustível adequado aos novos veículos (Fases PROCONVE P-7 e L-6) seria o óleo diesel com teor de enxofre máximo de 10 mg/kg (S-10). Essa associação concordou que durante um período de transição esses veículos fossem abastecidos com um óleo diesel com teor de enxofre máximo de 50 mg/kg (S-50). 4. O que é Diesel S-10? Quais suas características? Diesel S-10 é o diesel com teor de enxofre máximo de 10 mg/kg (ou partes por milhão,ppm); O Diesel S-10 tem número de cetano de 48, contra 42 do Diesel S-500/1800 e 46 do Diesel S-50. O número de cetano mede a qualidade de ignição. Além disso, possui uma faixa estreita de variação da massa específica (820 a 850 kg/m³) e uma curva de destilação com a temperatura dos 95% evaporados de no máximo 370ºC. 5. Quais os benefícios do Diesel S-10 da Petrobras? – Propicia a introdução de veículos a diesel com modernas tecnologias de tratamento de emissões, com redução de até 80% das emissões de material particulado (MP) e de até 98% das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx). – Melhora a partida a frio e reduz a emissão de fumaça branca. – Diminui a formação de depósitos e a ocorrência de desgastes no motor. – Melhora o desempenho dos motores diesel em geral comparado ao Diesel S-500. – Aumenta os intervalos de troca do lubrificante. – Produto com qualidade e tecnologia Petrobras. A Petrobras tem a maior rede de postos com Diesel S-10 e a mais completa linha de produtos e serviços para frotas. 6. Como fica o Diesel Podium com a entrada do Diesel S-10? O Diesel Podium passa a ter também teor de enxofre de 10 ppm e continua sendo o melhor diesel do mercado brasileiro, com número de cetano mínimo de 51, proporcionando o melhor desempenho, com conforto e proteção. 7. O uso do Diesel S-10 é obrigatório para os veículos CONAMA P7, produzidos a partir de 2012? Sim. É recomendável consultar os fabricantes/revendedores, quando da compra desses veículos, sobre a possibilidade abastecê-los com um óleo Diesel S-500 numa situação de emergência. 8. Os caminhões e ônibus antigos poderão utilizar o Diesel S-10? Sim. Os benefícios do diesel de baixo teor relacionados à conservação do motor podem ser usufruídos pelos veículos fabricados antes de 2012. No entanto os benefícios ambientais serão menores quando comparados com os que veículos P7 proporcionam, e até mesmo nulos no caso de veículos muito antigos. Nos motores atuais, com tecnologia P5 (equivalente ao Euro 3), o benefício é a redução de 10 a 15% na emissão de material particulado. 9. Caso algum veículo a diesel antigo queira utilizar o Diesel S-10, há necessidade de se fazer alguma adaptação? Nenhuma adequação é necessária nos veículos antigos. 10. O Diesel S-10 tem validade? Não é possível determinar prazo de validade para produto vendido a granel. No caso do diesel é desaconselhável que se estoque o produto mais de três meses sem giro. Entretanto, o produto deve ser submetido a uma análise técnica para recertificação antes de qualquer providência. 11. Os postos precisarão ser adaptados para receber o novo diesel? O Diesel S-10 tem características diferentes do Diesel S-500/S-1800 atual, necessitando armazenagem exclusiva ou limpeza do tanque, no caso da troca de S-500/S-1800 por S-10. No caso dos postos onde haverá a troca do Diesel S-50 pelo S-10, não haverá necessidade de limpar o tanque. Porém, a armazenagem deve continuar a ser exclusiva. A decisão da construção ou não de um novo tanque dependerá da decisão do dono do posto e dependerá do numero de tanques disponíveis em sua instalação. 12. O filtro usado no posto para o S-500/S-1800 pode ser o mesmo para o S-10? Os equipamentos em uso no posto (tanque, filtro e bomba de diesel) podem ser disponibilizados para a venda de diesel com baixo teor de enxofre, desde que sejam previamente limpos o tanque e o filtro (substituição dos elementos filtrantes). Cabe, no entanto, observar que para cada tipo de produto (ex: Diesel S-10, Diesel S-500) é necessário um filtro próprio. 13. A partir de quando só serão produzidos veículos a diesel com a nova tecnologia SCR? Os veículos já estão sendo produzidos e comercializados desde 1° de Janeiro de 2012. No Brasil os fabricantes de veículos, em sua maior parte, optaram que a maioria de caminhões (média a extra pesada) acima de 3,5 toneladas e ônibus (urbano e rodoviário) fossem embarcados com o sistema SCR. 14. O que é a tecnologia SCR? SCR significa Selective Catalytic Reduction, ou seja, Redução Catalítica Seletiva, tecnologia que permite a redução de NOx através de reação química no catalisador. 15. O que é a tecnologia EGR? EGR significa Exhaust Gas Recirculation, ou seja, Recirculação de Gases de Exaustão. É outra tecnologia que permite a redução de NOx onde parte dos gases de descarga retornam novamente para a câmara de combustão. 16. Qual a diferença entre EGR e SCR? O sistema EGR funciona reutilizando parte dos gases de descarga que são redirecionados para serem readimitidos juntamente com o ar de admissão. Como esses gases de descarga são inertes eles ajudam a reduzir a temperatura da combustão reduzindo assim as emissões de NOx. Já o sistema SCR, como já foi visto, aumenta eficiência da combustão utilizando um catalisador e a solução de ARLA 32 para que, através de reações químicas, ocorra a redução das emissões de NOx. A escolha de qual tecnologia utilizar foi feita pelos fabricantes de veículos com base na sua estratégia de negócios. 17. Por que os novos motores com as tecnologias SCR e EGR necessitam do abastecimento com Diesel S-10? Porque o enxofre ataca componentes dos motores equipados com o sistema EGR e causa danos ao catalisador dos motores equipados com o sistema SCR. Quem quiser, pode baixar daqui: http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/b4f3cb004de479c08eaadf73cb9b3dc7/perguntas-frequentes-S-10.pdf?MOD=AJPERES

    Odair Teixeira
    Participante

    Menos Dardito…

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