Odair Teixeira
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Odair TeixeiraParticipante
Ronald Se vc for pro camping nefelibatas, nao conte com o ar condicionado pq a rede eletrica nao suporta. O Ismael vai te alertar sobre isto. Ontem fui testar o ar condicionado de um KC 740 de um amigo que puxei no sabado de SP para lá e custou a dar partida, isto com o camping vazio. As luzes do trailer quase apagavam. Caso o compressor consiga dar partida, o transformador vai esquentar pacas Leve um aquecedor de baixa potencia que vc sera mais feliz… Sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteAlex Também ja fui louco por placa preta. Depois me desencantei… Põe freio a disco nas 4 patas do Jeep. Sei que perde pontos na avaliação, mas vc pode argumentar que e por segurança e eles tem que aceitar pq nao descaracteriza o veiculo. Ja vi jeep com placa preta com itens que seriam desclassificatorios. Para deixar o trailer “metalizado” é possivel sim. As chapas sao de aluminio e é só remover a tinta e dar muito polimento. Os antigos onibus ciferal dino 116 usavam chapas nuas. Tem um onibus da cometa que foi restaurado ano passado e poliram as chapas. Ficou lindo, mas precisa de manutenção constante pq o aluminio oxida e fica fosco rapidamente. Se vc tempo para brincar de Daniel San, vá em frente. Lembre que estes trailers, diferentes do airstream que é 100% aluminio, tem chapas somente nas laterais. O teto, frente e traseira sao de fibra de vidro. Sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteTenta no camping world…[hr] Vai no site da campingworld.com e procure por faucet.. Vc vai encontrar este misturador cromado por 30 obamas Chrome Finish Lavatory Faucet with White Handles Da uma olhada e me diz se nao é custo/beneficio..
Odair TeixeiraParticipanteFrancisco Nao precisa pedir desculpas. Não me referia a vc. Estava me referindo a veículos alterados sem qualquer criterio. Faz quatro anos que eu estou trabalhando no projeto de um fusca 86 ( trabalho de formiguinha, pois só trabalho nele aos f.d.s quando sobra tempo) Agora está na reta final e ele terá motor 2.2 turbo IE by MegaSquirt refrigerado a ar com sistema de ventoinha da Porsche, freios a disco nas quatro rodas, suspensao trabalhada com barras de torçao anti torque. Só nos freios e suspensao e nas barras foi quase metade do tempo do projeto, pq de nada adianta ter potencia se nao tem estabilidade e nao freia. Já foi feita a vistoria em oficina credenciada do Inmetro e o documento foi aprovado. Falta tapeçaria e vidros agora. Eu não quis fazer este projeto com motor AP (refrigerado agua) pq altera a estrutura do carro e sei que para homologar depois é bem maia complicado. Como o trabalho ficou bem feito, nem questionaram nada. É por aí Abraços Odair [hr] Ronald Andar na trilha é uma arte e capotar faz parte. Mas não se pode deixar nada solto dentro do Jeep, muito menos caixa de ferramentas e passageiros. Você sabe mais do que eu que tudo tem que estar bem preso. No mundo 4×4 alterar veículos é quase a regra. E dependendo do objetivo, vai ter que alterar mesmo. Não dá pra fazer rock crawling com suspensão e pneus originais. Basta conhecer e respeitar os limites do equipamento. Vivo dizendo que dá pra dar a volta ao mundo numa mobylette, se os limites do equipamentos forem respeitados.
Odair TeixeiraParticipantePessoal Com relação ao CAT , sugiro ler a Resolução Contran 291 http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_291.pdf De fato, é necessário que exista a CAT, porque havia uma onda de veículos feitos em modo FQ (fundo de quintal) e isto era de motorhomes até veículos para funerárias, passando por veículos para transporte de presos, ambulâncias, trenzinhos, caminhão de bombeiros e até trios elétricos. Eu vi motorhome FQ com caixa de água dupla de 1000 litros cada da Fortlev, instaladas em um único lado, fazendo companhia para a caixa de detritos e caixa de agua servida que não eram menores. O dono argumentava ” Eu fiz assim porque queria passar o mês inteiro sem precisar descarregar a caixa de detritos e queria autonomia de duas semanas de água para o motorhome”. Mas sob qual critério? O cara que instalou não fazia a remota ideia do que é CG (centro de gravidade). Imagina o comportamento em curva fechada com esta carga toda em um único lado? E nem vou comentar a forma tosca que estas caixas foram fixadas. Nem preciso dizer também que estas caixas não foram projetadas para armazenar água em um veículo. Duvido que numa colisão a 40 km/h as caixas não se rompam. Não foram feitas para isto. E a frenagem? Ninguém se preocupa em redimensionar os freios. Já comentei em outro tópico sobre a energia da frenagem que é diretamente proporcional ao peso do veículo e ao quadrado da sua velocidade. Observe qual é a velocidade com a qual você quer parar um veículo é verifiquem a influência do seu peso. Quem puxa trailer, sabe o que estou falando. Tem que frear bem antes e de forma macia. Lembrando das aulas de Física I (MVU) A equação de energia cinética; » Ec = (½) x (Peso do veículo) x (Velocidade do veículo)² A equação da energia térmica (Calor); Q = (Peso disco de freio) x (Constante material do disco) x (Aumento temperatura) Pra quem lembra da Conservação de Energia de Newton, “A energia pode apenas ser transformada”. Durante uma frenagem, ou desaceleração, toda a energia cinética “Ec” do veículo deverá ser completamente transformada em calor “Q”. O freio é uma máquina que troca energia cinética por energia térmica… Por isto freio de F1 fica incandescente. Se “Ec inicial = Q final” Se o peso do nosso veículo permanece constante; Se o peso do disco de freio também permanece constante. Se a “velocidade do nosso veículo ao quadrado”(V²veic) é diretamente proporcional ao “aumento da temperatura nos freios” ( ?t freios ). Então V²veic = Aumento do ?t dos freios Resumindo: SE A VELOCIDADE de frenagem do nosso veículo aumentar em 40%, ou seja, a velocidade de parada total passar de 60 para 84 Km/h, a temperatura dos freios resultante de uma parada a 84 Km/h aumentará EM QUASE 100% (1,40 x 1,40 ˜ 96%). Isto é muita coisa. E muita gente simplesmente ignora isto. Eu estava no Mundaí em Janeiro e chegou um motorhome de 11 metros praticamente sem freios pq na descida das serras em MG, o freio ferveu praticamente em todas. Mas o dono não se ligou na carga adicional que ele colocou no RV. Sei lá, acho que sou o cara mais encanado com freios em RVs… Tem ainda o tema dos objetos presos dentro do veículo. Sei que não é o caso aqui, mas imagina um frigobar ou micro-ondas sendo arremessado numa freada brusca porque o “instalador” achou que prender com duas fitas hellermann era suficiente? Eu vi um Solimar que o cara usava destas fitas para tudo. Sou favorável a CAT, porque ninguém pára pensar no que pode dar de errado. E um veículo pode facilmente tirar vidas e destruir famílias. Alguém tem que arcar com a responsabilidade. Vejam estas duas noticias abaixo: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/01/caminhao-dos-bombeiros-tomba-na-zona-leste-de-sp.html http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/05/caminhao-do-corpo-de-bombeiros-tomba-na-es-060-em-guarapari.html?thumbs=true&openGallery=true&photoIndex=1&id=2013/05/caminhao-do-corpo-de-bombeiros-tomba-na-es-060-em-guarapari.html&type=noticia§ion=espirito-santo&hash=3 Na segunda noticia, pessoas perderam a vida. Os caminhões de bombeiros no Brasil, geralmente são adaptados de caminhões de linha e o centro de gravidade deles é muito alto. São muito instáveis e não podem ser conduzidos em velocidades elevadas. Agora me diga: Numa emergência, quem vai dirigir devagar? Portanto não pensem que a CAT é só para ferrar motorhomes ou trailers FQ. O intuito é buscar proteger vidas no transito brasileiro, que sabidamente é o que mais mata no mundo. Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteDepois que vc aprende onde apontar o satelite, é muito rapido. Eu deixo a antena parafusada num estepe do trailer. Deixei a instalação pronta no trailer, é só ligar o receptor na tomada e ligar os cabos rca e pronto..
Odair TeixeiraParticipanteEu tiro um dos receptores sky que tenho em casa e levo pro camping. Tenho uma antena sky movel que levo comigo..
Odair TeixeiraParticipanteVC quer dizer cilindros de freio? São os da Kombi clipper..
Odair TeixeiraParticipanteSó uso S10 (minha Hilux é 2010) e na Tracker Diesel da minha filha. A octanagem é maior (menor pré detonação) além de não produzir fumaça preta. A Tracker que é enjoada com a luz de injeção alarmando e cortando a turbina, parou de vez depois que adotei a troca de óleo sintético a cada 10K trocando filtros de óleo, combustível e ar. Minha hilux está com quase 200.000k e está mais econômica agora do que qdo zero. Isto de o diesel S10 não lubrificar a bomba é lenda. A lubricidade muda em função do tipo de óleo usado na refinaria. Com 2% de Biodiesel eleva-se a lubricidade para os mesmos níveis do S500. Além do mais, todo óleo tem a lubricidade é corrigida na refinaria com aditivos. Agora o que pode ocorrer é formação de borra de bacterias, mas isto se deve ao maldito biodiesel que está sendo adicionado no diesel. Já li recomendação de distribuidores recomendando o giro mais rápido deste diesel nos tanques dos postos, devido a vários relatos de bactérias formarem borra devido a presença do biodiesel que é vegetal. Mas isto vale pro S500 tb. Procuro abastecer sempre que possível nos mesmos postos e estes giram bastante o diesel, não deixando o estoque parado. Eu fiz dois giros pela região sul no mês passado (4000km) e nesta ultima semana fiz 2800km. Semana passada tive que abastecer num posto suspeito entre Ubá e Contagem. Pedi para abastecerem com S10 e alguns km depois, percebi que o desempenho tinha caído. Se fosse a Tracker, tinha acendido a luz de injeção e cortado a turbina. Ainda bem que era Hilux. Parei em Contagem (MG) e abri reservatório do filtro de combustível e estava lá o problema. O filtro estava escuro, envolvido por uma borra viscosa, restringindo a passagem. Troquei o filtro, abasteci com S10 e coloquei meio frasco de STP Diesel Treatment e a nega véia voltou ao normal respondendo ao menor toque do acelerador. O ruído de pré detonação desapareceu e o motor ficou lisinho. Abaixo, texto retirado do treinamento da PBR. 1- O que significa PROCONVE fases P7 e L6? PROCONVE é o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, criado pelo conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA. As fases P7 (para veículos pesados, acima de 3,5 toneladas) e L6 (para veículos leves, até 3,5 toneladas) do PROCONVE estabelecem níveis de emissões veiculares mais baixos a serem atingidos na homologação desses veículos por aquele órgão ambiental, e que requerem uma tecnologia mais sofisticada nos motores, como por exemplo: – Sistema de redução catalítica seletiva (SCR – Selective Catalytic Reduction) para o escape de gases; – Uso do ARLA 32 no sistema catalítico. – Sistema de recirculação de gases de escapamento (EGR – Exhaust Gas Recirculation) como opção ao sistema SCR. Essas inovações, para o seu correto funcionamento, implicam que os veículos sejam abastecidos com óleo diesel com baixo teor de enxofre (Diesel S-10). 2. Qual é o cronograma para implantação do diesel de baixo teor de enxofre? O Diesel S-10 está disponível a partir de 1° de janeiro de 2013 em postos selecionados para os veículos leves e pesados movidos a diesel fabricados a partir de 2012. A Petrobras antecipou a substituição de todo Diesel S-50 pelo Diesel S-10. A partir de 1° de janeiro de 2014, todo Diesel S-1800 para uso rodoviário será substituído por Diesel S-500. 3. Por que a troca do Diesel S-50 pelo Diesel S-10? Segundo a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o combustível adequado aos novos veículos (Fases PROCONVE P-7 e L-6) seria o óleo diesel com teor de enxofre máximo de 10 mg/kg (S-10). Essa associação concordou que durante um período de transição esses veículos fossem abastecidos com um óleo diesel com teor de enxofre máximo de 50 mg/kg (S-50). 4. O que é Diesel S-10? Quais suas características? Diesel S-10 é o diesel com teor de enxofre máximo de 10 mg/kg (ou partes por milhão,ppm); O Diesel S-10 tem número de cetano de 48, contra 42 do Diesel S-500/1800 e 46 do Diesel S-50. O número de cetano mede a qualidade de ignição. Além disso, possui uma faixa estreita de variação da massa específica (820 a 850 kg/m³) e uma curva de destilação com a temperatura dos 95% evaporados de no máximo 370ºC. 5. Quais os benefícios do Diesel S-10 da Petrobras? – Propicia a introdução de veículos a diesel com modernas tecnologias de tratamento de emissões, com redução de até 80% das emissões de material particulado (MP) e de até 98% das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx). – Melhora a partida a frio e reduz a emissão de fumaça branca. – Diminui a formação de depósitos e a ocorrência de desgastes no motor. – Melhora o desempenho dos motores diesel em geral comparado ao Diesel S-500. – Aumenta os intervalos de troca do lubrificante. – Produto com qualidade e tecnologia Petrobras. A Petrobras tem a maior rede de postos com Diesel S-10 e a mais completa linha de produtos e serviços para frotas. 6. Como fica o Diesel Podium com a entrada do Diesel S-10? O Diesel Podium passa a ter também teor de enxofre de 10 ppm e continua sendo o melhor diesel do mercado brasileiro, com número de cetano mínimo de 51, proporcionando o melhor desempenho, com conforto e proteção. 7. O uso do Diesel S-10 é obrigatório para os veículos CONAMA P7, produzidos a partir de 2012? Sim. É recomendável consultar os fabricantes/revendedores, quando da compra desses veículos, sobre a possibilidade abastecê-los com um óleo Diesel S-500 numa situação de emergência. 8. Os caminhões e ônibus antigos poderão utilizar o Diesel S-10? Sim. Os benefícios do diesel de baixo teor relacionados à conservação do motor podem ser usufruídos pelos veículos fabricados antes de 2012. No entanto os benefícios ambientais serão menores quando comparados com os que veículos P7 proporcionam, e até mesmo nulos no caso de veículos muito antigos. Nos motores atuais, com tecnologia P5 (equivalente ao Euro 3), o benefício é a redução de 10 a 15% na emissão de material particulado. 9. Caso algum veículo a diesel antigo queira utilizar o Diesel S-10, há necessidade de se fazer alguma adaptação? Nenhuma adequação é necessária nos veículos antigos. 10. O Diesel S-10 tem validade? Não é possível determinar prazo de validade para produto vendido a granel. No caso do diesel é desaconselhável que se estoque o produto mais de três meses sem giro. Entretanto, o produto deve ser submetido a uma análise técnica para recertificação antes de qualquer providência. 11. Os postos precisarão ser adaptados para receber o novo diesel? O Diesel S-10 tem características diferentes do Diesel S-500/S-1800 atual, necessitando armazenagem exclusiva ou limpeza do tanque, no caso da troca de S-500/S-1800 por S-10. No caso dos postos onde haverá a troca do Diesel S-50 pelo S-10, não haverá necessidade de limpar o tanque. Porém, a armazenagem deve continuar a ser exclusiva. A decisão da construção ou não de um novo tanque dependerá da decisão do dono do posto e dependerá do numero de tanques disponíveis em sua instalação. 12. O filtro usado no posto para o S-500/S-1800 pode ser o mesmo para o S-10? Os equipamentos em uso no posto (tanque, filtro e bomba de diesel) podem ser disponibilizados para a venda de diesel com baixo teor de enxofre, desde que sejam previamente limpos o tanque e o filtro (substituição dos elementos filtrantes). Cabe, no entanto, observar que para cada tipo de produto (ex: Diesel S-10, Diesel S-500) é necessário um filtro próprio. 13. A partir de quando só serão produzidos veículos a diesel com a nova tecnologia SCR? Os veículos já estão sendo produzidos e comercializados desde 1° de Janeiro de 2012. No Brasil os fabricantes de veículos, em sua maior parte, optaram que a maioria de caminhões (média a extra pesada) acima de 3,5 toneladas e ônibus (urbano e rodoviário) fossem embarcados com o sistema SCR. 14. O que é a tecnologia SCR? SCR significa Selective Catalytic Reduction, ou seja, Redução Catalítica Seletiva, tecnologia que permite a redução de NOx através de reação química no catalisador. 15. O que é a tecnologia EGR? EGR significa Exhaust Gas Recirculation, ou seja, Recirculação de Gases de Exaustão. É outra tecnologia que permite a redução de NOx onde parte dos gases de descarga retornam novamente para a câmara de combustão. 16. Qual a diferença entre EGR e SCR? O sistema EGR funciona reutilizando parte dos gases de descarga que são redirecionados para serem readimitidos juntamente com o ar de admissão. Como esses gases de descarga são inertes eles ajudam a reduzir a temperatura da combustão reduzindo assim as emissões de NOx. Já o sistema SCR, como já foi visto, aumenta eficiência da combustão utilizando um catalisador e a solução de ARLA 32 para que, através de reações químicas, ocorra a redução das emissões de NOx. A escolha de qual tecnologia utilizar foi feita pelos fabricantes de veículos com base na sua estratégia de negócios. 17. Por que os novos motores com as tecnologias SCR e EGR necessitam do abastecimento com Diesel S-10? Porque o enxofre ataca componentes dos motores equipados com o sistema EGR e causa danos ao catalisador dos motores equipados com o sistema SCR. Quem quiser, pode baixar daqui: http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/b4f3cb004de479c08eaadf73cb9b3dc7/perguntas-frequentes-S-10.pdf?MOD=AJPERES
28 de maio de 2014 às 02:58 em resposta a: Engate Para Rebocar Trailer / Engate De Rebocar Trailer / Bola de Engate de Aço Inox #51493Odair TeixeiraParticipanteMenos Dardito…
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