Renato Fraga Natao

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  • em resposta a: Construção Mini-Trailer removível (Tipo Camper) #171455
    Renato Fraga Natao
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    Parabens pelo projeto !!

    Muito legal sua ideia !!

    em resposta a: MICROONDAS 12VOLTS #101507
    Renato Fraga Natao
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    Nem espaço para um desses??

    fogão

    em resposta a: MICROONDAS 12VOLTS #101472
    Renato Fraga Natao
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    Na minha humilde opinião, microondas é o utensilio mais dispensável em um RV…

    em resposta a: Usar ou não o alternador do carro? #101469
    Renato Fraga Natao
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    Show Marcos…

    Complemento dizendo que não precisa gastar 2 ou 3 mil reais para se ter uma geladeira 12v.

    Com 800 reais em média, compra-se um compressor 12v e instala ele em qualquer frigobar ou mesmo geladeira que o indivíduo já possua…

    em resposta a: Usar ou não o alternador do carro? #101461
    Renato Fraga Natao
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    Olá amigos, esse tópico é antigo mas temos muitas duvidas atuais…

    Vou tecer minhas considerações:

    Não tem o porque ter algum utensílio eletrico num trailer que não seja 12V.
    Hoje em dia compra-se compressores para geladeiras e até mesmo para ar condicionado 12v, com consumo modesto de energia.
    Microondas é impossivel ter ele em 12v, e não é qualquer inversor que suporta ele. Entretanto é o equipamento mais dispensável num RV sob meu ponto de vista.

    Geladeira acho imprescindível estar ligada full time, principalmente durante os deslocamentos.
    Normalmente a maioria dos locais onde acampamos tem um terminal para energia eletrica.

    Diante disso, o reboque receber energia do alternador do carro é algo muito racional, mantém a bateria carregada durante o deslocamento e pode suprir a deficiência da bateria quando ela perder a carga se não houver uma fonte de energia por perto.

    MAs é necessário avaliar muito bem como isso deve ser feito, a começar pelas bitolas dos fios e principalmente a tomada que fará a ligação entre o carro e o reboque.

    Tomada

    Esse tipo de tomada é utilizado em empilhadeiras eletricas, suportam altissima amperagem, não permitem inversão de polaridade e permitem uma excelente condutividade nos polos.

    Outra questão abordada anteriormente, sobre a capacidade em amperes do alternador, entendam que o que carrega uma bateria não é a amperagem, mas sim a voltagem. Portanto, mesmo um alternado de 45 amperes carrega uma bateria com mais de 100 amperes…

    Finalizando um separador de baterias é fundamental para impedir que a bateria dos acessórios instalada lá no reboque roube energia da bateria instalada no carro. Este dispositivo deve estar em acordo com o alternador. Nunca usar um de 75 amperes num alternador de 90 amperes por exemplo.

    isolador

    Renato Fraga Natao
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    Show !!!

    Acompanhando !!!!

    em resposta a: Contruindo uma Off Road Camper Trailer #81050
    Renato Fraga Natao
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    Bom, a questão da autonomia do equipamento, eu retirei a informação do site deles, pode ser que eu tenha me equivocado, entretanto ao que eu entendi, ele consegue produzir energia apenas pela demanda, sendo assim, se não houver consumo, ele não produz.
    As placas solares seguramente são o mais adequado em questão custo/benefício, porém como já foi discutido, temos 6 horas diárias de radiação solar de qualidade, isso se não estiver nublado. Por outro lado, te obriga a ficar com o lombo no sol para gerar energia, ao passo que o EFOY gera energia em qualquer lugar, qualquer clima, a qualquer hora….

    Mas o preço é proibitivo….. ainda !!!!

    Abraços

    em resposta a: Contruindo uma Off Road Camper Trailer #66428
    Renato Fraga Natao
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    Não consegui ainda apurar o valor, mas o meu amigo que me mostrou isso, disse que o preço dele lá fora gira em torno de 11 mil dilmas…. Aa esperança é a chineizada começar a copiar o quanto antes !!!!!

    em resposta a: Contruindo uma Off Road Camper Trailer #66394
    Renato Fraga Natao
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    Diante das pesquisas que venho fazendo para a construção do meu Camper, o amigo Alexandre Diniz me apresentou um equipamento que tenho certeza ser o sonho de consumo de qualquer caravanista…. EFOY, um gerador de energia, na verdade uma célula de energia movida a metanol. Mas se engada quem achar que é um motor de combustão como a maioria. É uma célula de energia !!!! Um galão de 5 litros é capaz de oferecer uma autonomia de 4 semanas gerando energia suficiente para sustentar o RV inteiro… sfc_M10_perspektive_I_18201_210_sRGB_8.png mehr_leistung_EN_0.png Funktionsweise_M5_EN.png EFOY COMFORT 80 140 210 Maximum power 40 W 72 W 105 W Charge capacity / day 80 Ah 140 Ah 210 Ah Nominal voltage 12 V 12 V 12 V Charge current @ 12 V 3.3 A 6.0 A 8.8 A Nominal consumption / kWh 0.24 US gal / 0.9 l Connectable batteries 12 V rechargeable batteries (lead acid, lead gel, AGM or LiFePO4) Weight 15.7 lbs / 7.1 kg 17.2 lbs / 7.8 kg 18.7 lbs / 8.5 kg Dimensions (L x W x H)17.44 x 7.95 x 11.34 in / 44.3 x 20.2 x 28.8 cm Operating temperature -4°F to +104°F / -20 to + 40 °C Warranty1 2 years2 2 years2 2 years2 140.png

    em resposta a: Estabilidade ao rebocar #66393
    Renato Fraga Natao
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    Edin, mas veja que o elemento principal nesse conjunto é a bola do engate, que possui uma haste cônica, que conforme o peso aplicado, trava ou libera a rotação dela, atenuando os problemas de Sway. O sistema de barras, na verdade cria uma baita alavanca no engate do carro tendendo a jogar a frente do carro para baixo… Eu particularmente acho um lance meio sinistro, afinal a alavanca é pequena e a força é enorme… Por outro lado, o peso desequilibrado continua alí… Nesse sistema por correntes, o princípio é semelhante, entretanto quem faz a tensão nas correntes tentando jogar a frente do carro par abaixo são aquelas buchas vermelhas… que precisam ser reguladas conforme a necessidade !!

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