riobike
Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
riobikeParticipante
Transporte de botijão em veículo, para uso próprio:
Segundo a Nota Técnica Conjunta DTF04/2015 da DPRF, caso seja constatado que o botijão de gás de GLP é destinado ao uso próprio na cozinha pelo motorista, não devem ser aplicadas as multas previstas no Regulamento de Transporte de Produtos Perigosos.
Aplicam-se, no caso, a alínea “b” do item 1.1.1.3 da Resolução ANTT no 420/2004 e respectivas alterações, que rezam:
1.1.1.3 Não se aplicam as disposições referentes ao transporte terrestre de produtos perigosos nos seguintes casos:
b) Produtos perigosos embalados para venda no varejo, portados por indivíduos para uso próprio.
Neste caso, desde que o botijão tenha peso líquido máximo de 13 kg e esteja localizado na parte externa da carga transportada, o Policial Rodoviário Federal não deverá proceder à atuação inerente ao Regulamento do Transporte de Produtos Perigosos, nem tampouco realizar a retenção do veículo ou fazer outras exigências aplicáveis ao transporte.
Se for constatado que o bujão de gás está dentro do compartimento de carga, o policial deverá observar se a quantidade está dentro da isenção prevista pelo regulamento (333 kg).
Constatada qualquer quantidade de botijões de gás no compartimento de carga junto com outros produtos perigosos transportados com o GLP, deverá ser verificada a compatibilidade entre os dois produtos, uma vez que o transporte concomitante no mesmo compartimento pode causar reação química entre os produtos, expondo o transporte, os condutores e as pessoas em geral a riscos e perigos.
Se houver incompatibilidade entre os produtos, o policial deverá aplicar não só as autuações cabíveis como também as respectivas medidas administrativas, previstas no Regulamento do Transporte de Produtos Perigosos.
Caso não haja incompatibilidade e o GLP seja para uso próprio, o policial deverá orientar o condutor a fixar o botijão de gás em local apropriado, evitando-se, desta forma, locais próximos ao cano de descarga dos veículos e válvulas de liberação dos produtos transportados.
Neuto Gonçalves dos Reis
Diretor Técnico Executivo da NTC&Logística, membro da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do CONTRAN e presidente da 24ª. JARI do DER-SP.
Fonte: Blog do Neuto / Site da NTC26 de fevereiro de 2020 às 22:56 em resposta a: Construção Mini Trailer sobre Reboque "Fazendinha" #195618riobikeParticipanteAtualizando o histórico:
Cortei a ponta da lança, para retirar o acoplamento original (fora de padrão).
Soldamos um tubo quadrado de 50mm.
Na ponta do tubo, aparafusamos o acoplamento (munheca) da AL-KO AK-7 (para 750kg).
Aproveitamos para aumentar a lança.
Agora tenho 80cm livres para a ampliação da carroceria.
Também instalei as lanternas traseiras (terão luz de ré) e o chicote elétrico das lanternas.
- Próximo passo será fechar, novamente, o baú.
riobikeParticipanteJá “morei” em um KC-450, quando era estudante… há uns anos atrás…hehe…
O trailer era do meu pai e ficava estacionado no terreno. Usei por um tempo como roda quadrada.
Atualmente estou reformando-o e pretendo morar, em definitivo, nele.
riobikeParticipanteÚltimos serviços realizados:
- Pintura de acabamento do para-choque (branco);
- Instalação das lanternas externas para facilitar o projeto elétrico;
- Aos poucos, colocando as paredes no prumo, utilizando escoras por dentro para apoiar e levantar o teto. Com isso, o vão da porta já está na posição correta.
- Pintura da madeira da estrutura, na face externa, com Stain Osmocolor (proteção contra humidade)
Início do projeto elétrico: começando pelo chicote do engate (das sinaleiras).
- O chicote irá até uma caixa de distribuição sob a cama traseira. Desta caixa sairão fios comuns, dentro de conduíte automotivo, para as lanternas.
- A ligação será cruzada: a lanterna superior direita ligará junto com a lanterna inferior esquerda e do outro lado será cruzada).
- A lanterna principal (posição, freio e será) será a original!
- No para-choque e na parte dianteira a meia altura (junto aos frisos) irei instalar lanternas no padrão das Brasílias, Fusca, Variant.
- Na traseira uma lanterna para ré e uma vermelha de neblina.
- Na dianteira duas amarelas (uma de cada lado para posicionamento).
- Na dianteira também colocarei uma caixinha de distribuição para as lanternas externa dianteiras, evitando trazer esta fiação da traseira (como era originalmente).
riobikeParticipanteHoje foi dia de levar o trailer para a garagem!
Com a comprovação que a madeira da estrutura e do assoalho aguentaram muito bem chuva e sol, levei o trailer, para continuar o serviço, a garagem coberta.
Incrível como é possível agilizar o serviço pelo simples fato de não precisar me preocupar com chuva e sol…
Então, já instalei os conduites elétricos no chassi, desde o baú elétrico (baú dianteiro ao lado da porta) até a geladeira e também até a cozinha. Nestes conduítes levarei os fios 6mm.
O cabo PP para iluminação traseira e engate no carro também já passei por dentro do chassi.
E a mangueira do gás também seguirá dentro do chassi.
Debaixo da cozinha vou colocar um Tê e um engate rápido para poder ligar um fogão externo.
Decidido que o aquecedor de passagem ficará instalado na caixa do gás, sobre a lança.
O tubo Tigre para a água quente já está no lugar.
Com estas partes instaladas junto ao chassi, vou colocar o assoalho (compensado naval) na parte dianteira. Mais adiante poderei colocar o assoalho no meio.
Decidi que as janelas serão instaladas bem mais adiante, assim, evito danos e ficará mais fácil trabalhar , pois, posso aproveitar as aberturas.
Vou publicar algumas fotos em novo post.
24 de maio de 2019 às 19:27 em resposta a: Construção Mini Trailer sobre Reboque "Fazendinha" #165989riobikeParticipanteApós um bom tempo parado estou retomando a montagem.
A última etapa pintei as chapas, no lado externo, com batida de pedra branco.
Depois de tudo pronto lembrei que precisaria lavar o baú…e a rugosidade da batida de pedra dificultaria bastante o serviço…kkkk … Lixei tudo de novo…
Ficou uma camada branca mas deixei e, durante os meses que ficou parado observei como o compensado e a pintura de proteção de comportaram.
Tudo perfeito… Não pegou chuva mas umidade, água jogada com mangueira de jardim, poeira (muita poeira) e fezes de morcego…tudo tranquilo…o compensado passou no teste!
Hoje lavei com balde d’água e desengraxante. Tranquilo. Aprovado, mesmo com o resíduo de batida de pedra deixando a superfície áspera, dificultando a limpeza.
Depois de seco, pintei uma demão com tinta Coralit Balance Branco Brilhante (tinta para áreas externax, madeira e ferro, solúvel em água, que pode substituir o esmalte sintético). A Coral garante 10 anos! Ela,em diferente das tintas æ base de solvente, não amarela com o tempo…vamos ver…
Amanhã mais uma demão e depois a terceira e última demão.
riobikeParticipanteRecentemente incluímos revendas P8 e P5 em Recife, Fortaleza, Cabo Frio, São Gonçalo, RJ e também em SP e no sul:
https://drive.google.com/open?id=1ZwJLmDA1hSH46b7MShGfdftrxe-up__8&usp=sharing
riobikeParticipanteLimpeza dos Perfis de Alumínio (retirada da massa de calafetar):
este é um desafio à parte… Após pesquisas nos grupos, parece não haver um produto específico para retirar a massa de calafetar.Então, o melhor resultado estou tendo com uma espátula e utilizar querosene e thinner para uma limpeza mais fina, no final; inclusive para retirar a gordura e preparar os perfís para receber a cola PU.
Dá muito trabalho e toma muito tempo mas está funcionando.
Indicaram usar os removedores de pintura Pintoff e Striptizi. Porém, ainda não testei e não sei se realmente removeriam a massa.O que estou pensando é como retirar no futuro a cola PU… Imagino que será muito mais difícil e trabalhoso comparado à massa de calafetar…
Por isso, creio que em alguns serviços irei utilizar a cola de contato (cola de sapateiro) e a tradicional e temida massa de calafetar.riobikeParticipanteOs sarrafos de Cedro Rosa impregnei com Jimo no Cupim (usando pincel).
Depois passei 2 demãos de Stain Gold Osmocolor, para proteção contra umidade.
O assoalho, em compensado naval 15mm, também passei Stain 2 demãos e choveu um pouco sobre ele. O Stain segurou muito bem a água!
Na parte interna serão 3 demãos de Stain. Na parte externa (inferior) e nas bordas serão 3 demãos de Sika Neutrol.
A montagem dos sarrafos de madeira e o assoalho já começou!
riobikeParticipanteIrlane, tudo bem? Me chama, por favor.
Estamos pensando em organizar um VQQ na região e gostaria de trocar umas ideias contigo.
Quem sabe dá certo?!
Obrigado -
AutorPosts