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Washington de Mendonca

Respostas no Fórum

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  • em resposta a: motor home invel #62816

    Olá. Tentando colaborar com o pouco que sei do Mh Invel, por ter um a mais de 10 anos. Está equipado com um motor AP 2.0, a gasolina. O motor anterior era um AP 1.8 também à gasolina. Tem radiador dianteiro. É da kombi diesel (nº VW 211-1212531). Ventoinha – Eletroventilador nº Bosch 12V.9.130.451.003. É do opala de 85 a 92. Nunca tive problema com superaquecimento. A única vez que pensei ter este problema, foi numa viagem que fiz para o deserto do Atacama, e na verdade o problema era elétrico. Um mau contato que interferia no medidor de temperatura. A tubulação que leva e trás a água é de cobre. Um abraço. Tom

    em resposta a: MOTOR HOME INVEL / ANO 1981 / SÉRIE 613 #62812

    Olá Álamo, temos pelo menos uma coisa em comum: um MH Invel. Tenho este equipamento desde 2006 e já rodamos mais de 70000 km pelo Brasil e alguns países da América do Sul. Nas minhas andanças nunca encontrei outro igual, só em fotos através de anúncios. Podemos trocar figurinhas sobre nossos equipamentos. Segue uma foto para seu conhecimento. [attachment=6802] Um abraço. Tom

    em resposta a: VQQ – INVERNO 2015 #61590

    Parabéns a todos por este grande e bem sucedido evento. Infelizmente eu e a Carol não pudemos participar por problemas familiares, sentimos muito … Entretanto, estivemos no Frango assado, às 9h30 para dar um abraço no pessoal e só encontramos o Giovani, com o seu diamante, e estava aguardando o Rodrigo porque os demais estavam no outro Frango Assado (????????). Nós estávamos indo para Itatiaia e no caminho passamos por um trailer reluzente que ofuscou as nossas vistas… Pela Ferrari identificamos o Diamante do Rodrigo indo encontrar o Giovani. É só o que pudemos fazer! No aguardo de mais fotos. Tom e Carol.

    Capt.A330 wrote:
    Tom, na falta de outro canal melhor, aproveito o tópico de meu querido Davi, para te expressar minhas condolências pelo teu Pai; sei que palavras não ajudam muito, mas quero que saibas que mesmo à distancia, te acompanhamos neste momento tão triste. Um grande abraço e que Deus te dê paz e resignação. Dardo.

    Obrigado Dardo. Papai foi um grande campista junto com minha mãe. Algumas vezes juntaram a sua barraca Alba e toda uma tralha de camping, colocaram em um escort 88 e varreram o litoral brasileiro do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Um abraço. Tom

    Polini wrote:
    Tudo é questão de costume, e como disse, com prudência se vai longe. Além do mais, o KC-450 é até dos pequeninos, e como possui a mesma largura da caminhonete, nem precisa de extensor para os retrovisores. Lembro-me de um amigo da nossa família que sempre dizia: “Quando você perder o temor (e consequentemente, o cuidado) ao fazer alguma coisa, pare de fazê-la, pois poderá se machucar ou machucar alguém”. Ou seja, sempre é bom um “medinho”… Olá Polini. É muito bom “ouvir” quem tem experiência. Falando em experiência a minha é oriunda de viagens com uma Safari, na década de 1980, um MH Invel desde 2006 e o Transformer desde 2013. Levei alguns sustos com a Safari devido a altura (ventos cruzando a estrada e ultrapassagem de ônibus e carretas). No Mh pouquíssimas vezes por ser baixo em relação a Safari (só na Argentina, quando fomos para Ushuaia, em Comodoro Rivadavia, que ventania…). No Transformer por ter a altura da caminhonete nunca tive problemas com estabilidade, mas já tive problemas de entrar em rua muito estreita e rua sem saída. Quando puxamos um trailer num local que conhecemos é muito tranquilo, mas quando não conhecemos … gera um “medinho” danado. Obrigado por compartilhar as suas experiências. Um abraço. Tom Enviado do meu iPad usando Tapatalk

    [hr]

    Davi Perpétuo wrote:
    Tom, É normal essa insegurança. Mesmo eu que já puxava reboques nas minhas bicicletas durante a infância ( :D :D :D ) falando sério, já puxava carreta desde os 18 anos, já puxei mais de 35.000km o Caravana, me senti muito inseguro em relação a adquirir um Brilhante 480. O que posso lhe assegurar é que tem muita besteira escrita na internet que é tida como verdade absoluta. Minha sensação se traduziu em apenas uma exclamação, que disse ao meu pai, meu companheiro na viagem pra buscar o Brilhante, ainda tendo rodado poucas dezenas de km: “Quanta besteira se fala sobre trailers na internet!”. Garanto que a maioria que escreve negativamente nunca rebocou um Brilhante, ou um 450, e uma grande parcela que propaga isso sequer rebocou algum trailer. Todos leem o mesmo texto antigo (antigo mesmo, apareceu na época de listas do yahoo, antes mesmo do macamp) na internet dizendo que os trailers mais seguros pra se rebocar são o KC270 e o Turiscar Jóia, piores: Brilhante 480 e KC450. Suprassumo de todos> Turiscar Rubi, piores de dois eixos Imperial Residence e KC770. Os mais seguros de todos, segundo o artigo, um tem histórico crônico de quebra de eixo (270) e o outro sequer tem freio (Jóia, há raríssimas exceções fabricadas com freio, mas a maioria não tem). Por aí você já vê o quão furado é o artigo… Ele pega os menores de um eixo e diz que são os mais seguros, os maiores não, e nos de dois eixos, a mesma coisa. No exterior temos trailers de 6m e um eixo apenas, sendo rebocados por veículos de passeio, E usam sistema de suspensão igual ao KG, com borrachas e sem amortecedor. Segundo o artigo, seria suicídio. Como disse anteriormente, agora tenho em casa um dos melhores pra se rebocar (Caravana 330) e o pior vilão de todos (Brilhante 480). E simplesmente não vi diferença nenhuma entre os dois a não ser o peso. Estabilidade, firmeza, comportamento, muito semelhantes. Agora vou testar o Brilhante com pneus e amortecedores novos, deve ter passado de semelhante pra idêntico… O 450, tenho amigos que possuem ou já possuíram, também só tecem elogios. Quanto a sua capacidade de conduzir um trailer, meu caro amigo, você é muito mais que capaz e digo mais, é muito experiente, pois já rodou bastante com o Transformer, tem um excelente carro rebocador, você rebocaria qualquer trailer, de qualquer modelo. Tenho a mais absoluta certeza que se você vier a rebocar um trailer, se sentirá meio surpreso consigo mesmo, se indagando: “era disso que eu tinha medo?!?” E com certeza você se lembrará disso que estamos te dizendo aqui. Um grande abraço!!![hr] Pra exemplificar, veja a tranquilidade dos amigos Dardo, Jairo e Odair rodando em 3 estradas aqui de SP com seus grandalhões! (esses sim são grandes! Brilhante 480 e KC450 são os primeiros trailers classificados como médios pelo CCB) [video=vimeo]https://vimeo.com/71001607[/video]

    Davi que consistência tem as suas palavras, parabéns! Eu admiro a experiência que vocês possuem na condução de trailers. Quando pensei em construir o Transformer optei por fazê-lo com o teto retrátil justamente para amenizar o problema da resistência do ar devido a altura. Acredito ser mais fácil conduzir um trailer de 1,40 m de altura do que um de 2,40 m, desde que o peso esteja devidamente distribuído. Com o falecimento do meu pai, no último dia 24, tenho a possibilidade de viajar com a minha mãe, que por sinal é campista de alma, e portanto, vou precisar de um trailer maior. Mês que vem chega a Ana Clara (filha) e em setembro o André (neto), isto significa que para um futuro próximo teremos que aumentar ainda mais o trailer para carregar esta nova geração de campistas. Assim, tenho que atualizar os meus equipamentos e já estou estudando as possibilidades. Obrigado pela força. Tom

    Davi Perpétuo wrote:
    Washington de Mendonça wrote:
    Olá Davi. Eu e a Carol ficamos felizes pela nova aquisição. Fiquei curioso em saber sobre a estabilidade do trailer, pois em um artigo do Macamp apontam o Brilhante da Turiscar e o KC450 da Karmann Ghia como os trailers mais inseguros para se puxar. Como estou namorando um Kc-450 gostaria da sua opinião técnica sobre estes trailers. Estou acompanhando a exímia reconstrução que vc está efetuando. Um abraço. Tom

    Tom! Uma alegria te ver por aqui! Muito obrigado! Sobre a questão da estabilidade, cada um tem uma experiência e percepção. O que posso dizer é unicamente a minha impressão. O Caravana é tido como um dos trailers mais estáveis pra se rebocar, e o Brilhante 480 como um dos piores pra se rebocar. O que EU posso dizer é que senti pouquíssima diferença entre rebocar o Caravana e o Brilhante, no quesito estabilidade. E o meu Brilhante não estava em sua perfeição na suspensão. Estava com pneus ruins, amortecedores ruins, e mesmo assim achei um trailer MUITO estável. Claro, eu senti diferença, maior, mais largo e é mais pesado, e por ter uma área maior, ao se passar ao lado de ônibus e caminhões baú, se sente mais a “sugada” do vácuo, mas esperava algo bem diferente, justamente por isso tudo que lia e ouvia… Na minha opinião, falta de estabilidade é algo a ser desconsiderado tanto no Brilhante quanto no 450. São excelentes trailers. Estou até ansioso pra andar com ele agora, com pneus bons, amortecedores novos. Deve ter ficado mais próximo ainda do Caravana. Notava falta de amortecedor, principalmente em trechos urbanos, onde o piso é mais irregular. Grande abraço a você e a Carol!

    Obrigado pela sua percepção e experiência. Acho um grande desafio puxar um trailer principalmente estes grandes. Boa sorte. [hr]

    Polini wrote:
    Referendando o que o Davi Perpétuo afirmou, já tivemos Turiscar Caravana e agora estamos com um KC-450b. Até hoje não notei nenhuma diferença significativa na condução de ambos, exceto, obviamente o peso que do KC-450b é bem maior. A única vez que notei uma oscilação maior foi quando fizemos uma distribuição errada de carga. Paramos, equalizamos, e o problema simplesmente foi embora. Mas isso acontece com qualquer reboque. Obviamente que a condução de um trailer deve ser pautada no cuidado e prevenção. Portanto, eles não perdoam excesso de velocidade, freadas abruptas e variações bruscas de direção. Observando isso, creio que você não terá problemas. Prudência sempre.

    Obrigado Polini. Nada melhor que a experiência. Tenho dúvida se sou capaz de puxar um kc-450. Que loucura!

    em resposta a: Aquisição Kc 330 (Modernização e Melhorias) #61193
    Rodrigo Ribeiro wrote:
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    Junior ABC wrote:
    Que excelente notícia Rodrigo, ficamos muito felizes por vocês, que o seu Diamante esteja sempre brilhando pelas estradas do nosso Brasil. Abs Fala meu parceiro, papai Smurf kkk! Obrigado pelo carinho !! e a e não vai para Campos??? Grande abraços a você e as meninas ______________________________________________________________________________________________________________________________________

    Washington de Mendonça wrote:
    Olá Rodrigo. Que evolução! Do pastel para um Diamante … Eu,a Carol e a Ana Clara ficamos felizes pela realização de vocês. Um abraço para você e as meninas. Tom e Carol

    Tom (vulgo Prof° Pardal)que bom vê lo por aqui, você viu um pastelzinho da feira o que virou? kkk, e ae como esta a Carol e Ana Clara? ela já nasceu? muito obrigado [hr] Olá Rodrigo. A previsão é primeira quinzena de agosto, entretanto a Carol já está de castigo. Tem que repousar até lá. Um abraço

    Olá Davi. Eu e a Carol ficamos felizes pela nova aquisição. Fiquei curioso em saber sobre a estabilidade do trailer, pois em um artigo do Macamp apontam o Brilhante da Turiscar e o KC450 da Karmann Ghia como os trailers mais inseguros para se puxar. Como estou namorando um Kc-450 gostaria da sua opinião técnica sobre estes trailers. Estou acompanhando a exímia reconstrução que vc está efetuando. Um abraço. Tom

    em resposta a: Aquisição Kc 330 (Modernização e Melhorias) #61004

    Olá Rodrigo. Que evolução! Do pastel para um Diamante … Eu,a Carol e a Ana Clara ficamos felizes pela realização de vocês. Um abraço para você e as meninas. Tom e Carol

    em resposta a: Carreta Trailer #60473
    Rodrigo Ribeiro wrote:
    Faço minhas as palavras do Marcos… Para o que precisar estaremos sempre aqui… Saúde e paz!!

    Obrigado Marcos e Rodrigo. Um abraço. Tom

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