Publicidade:
 

Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini

A  instalação  elétrica  dos  trailers  equipados  com  conversor  de  energia  consiste basicamente em três circuitos:

•  Um  circuito  de  distribuição,  regulado  via  conversor,  em  1  fase  de  corrente alternada 110Vca (127Vca). Alimenta lâmpadas, equipamentos e tomadas.
•  Um circuito em 1 fase de corrente alternada, com tensão de 220Vca para ligação de equipamentos adicionais, desde que não ultrapassem a potência máxima do conversor.
•  Um circuito de distribuição, regulado via conversor em 12Vcc, para alimentação da  bomba  de  água,  lâmpadas,  tomadas  e  equipamentos.  Este  circuito  é compartilhado, ou seja, recebe alimentação simultânea via conversor ou bateria. As tensões de 110Vca e 220Vca são oriundas de mesma fase da rede, porém com derivações diferentes do secundário do transformador (conversor).

Opcionalmente  poderá  ser  instalada  uma  distribuição  direta  independente,  sem passagem pelo conversor.
Cada trailer possui uma distribuição elétrica específica, de acordo com seu modelo, ou  ainda  dependendo  as  modificações  efetuadas  pelos  seus  proprietários.  Em virtude da existência de uma ampla gama de modelos e versões, é muito difícil especificar a instalação elétrica de uma forma genérica. Para  conexão  elétrica  entre  o  trailer  e  a  rede  de  alimentação  elétrica,  é recomendado a utilização de cabos flexíveis, sem emendas, com condutores de isolamento em PVC, com bitola de 2,5 mm2 (12AWG) no caso de extensões de até 20 metros, e 4,0 mm2 (10AWG) no caso de extensões acima de 20 metros.

Ao  efetuar  qualquer  reparo  na  instalação  elétrica,  desconecte  o  cabo  de alimentação externa e cabos de bateria.

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here