Nada pior do que ficar totalmente sem água no trailer ou motor home. A manutenção preventiva da bomba é imprescindível para não ficar na mão mesmo com a caixa cheia. Principalmente para quem utiliza a água sempre direta do camping, é sempre bom colocar a bomba para funcionar. Tire um dia na semana ou no mês para usar só a caixa de água e anualmente faça uma inspeção profunda nos dispositivos da bomba.
Uma bomba 12V de água possui geralmente um sistema chamado “automático”. Ele é acoplado ‘a cabeça da bomba que possui o sistema de hélice que propulsiona a água para níveis mais altos. O sistema automático corta a alimentação da bomba quando a pressão interna aumenta, transformando o sistema como se estivesse ligado na rede: Abriu a torneira, a bomba liga e começa a sair água. Fechou a torneira a bomba desliga. É este sistema que merece uma manutenção preventiva.
Primeiros elementos: A primeira coisa a ser inspecionada e limpa com frequência é o pré filtro. Se você não tem, faça isso logo, pois a maioria dos campings e pontos de apoio no Brasil possuem água oriunda de minas e poços, onde pode haver sujeira, folhas e lama. Uma boa dica é aplicar água sanitária na caixa de água de tempos em tempos, mas esvaziá-la 30 minutos depois, pois parada no sistema poderá ocasionar danos às borrachas e plásticos. Os maiores causadores de defeito no sistema automático são a falta de um acumulador após a bomba e também a utilização de mangueiras e conexões muito finas e estranguladas. O excesso de pulsação da bomba acaba avariando o diafragma.
Na Bomba: A cabeça da bomba, que contém o sistema automático e de pressurização, é aonde ocorrem a grande maioria dos problemas. Mais abaixo temos algumas dicas e soluções. Tanto para reparo, quanto para manutenções preventivas, é sempre recomendado que se desmonte a cabeça. Aqui no Brasil já há kits de modelos Shurflo vendido pela Loja Meu Trailer Abaixo, uma série de fotos serve de guia para o processo:
O sistema automático fica bem em cima da cabeça da bomba. Também é fácil inspecionar para ver se é ali que rola o problema ou então realizar uma limpeza e lubrificação periódica.
fonte das fotos: www.motorhome.com
Alguns Problemas:
Bomba “pulsa” de tempos em tempos: Certamente há vazamento em algum ponto. comece pelas conexões e abraçadeiras das emendas internas e externas. Por fim, verifique se as torneiras não estão pingando. Quando a água esvai devagar, perde-se a pressão fazendo a bomba ligar. Como o vazamento é mínimo ela logo pressuriza o sistema e desliga, reiniciando o ciclo.
Bomba Liga, mas não vai água: Primeiro deve se verificar se há água na caixa. A bomba nunca deve trabalhar a seco! É comum ocorrer “Ar no Sistema”. Sugar no bico da torneira pode ser um caminho. Se nada der certo, solte a abraçadeira da saída da bomba para ver se sai água. Não saindo e verificando a entrada se tem água chegando, é hora de tirar a bomba para reparo.
Automático não desliga: É possível que tenha acabado a água da caixa ou dado “ar no sistema”. Se não for isso, é preciso verificar a cabeça da bomba e o sistema do automático. Muitas vezes o problema pode ser resolvido apenas abrindo e limpando o sistema.
Simplesmente não liga: A primeira coisa a ser vista é a energia. Verifique também o fusível de entrada e se há corrente 12V na última emenda. (Bombas instaladas externamente costumam sujar os bornes na estrada). Se nada der certo, desmontar a cabeça. O Automático pode ser de novo o problema.
Iai? Que tal prevenir do que remediar? De nada adianta uma caixa cheinha de água se não tiver como fazer ela subir para as torneiras e ducha de banho. O uso de duas bombas, uma para água fria e outra para água quente, além de aumentar a precisão de misturação de águas, dá também esta “reserva” técnica. <as é importante lembrar que duas bombas funcionando juntas gastam mais água. Mãos à obra ou agende manutenções em sua oficina de confiança.