POR Matheus Silveira: Após a década de 1990 as principais fábricas de trailers, Turiscar e Karmann Ghia, fecharam as portas. No mesmo período as vendas caíram significativamente e até hoje quase que toda a frota deste tipo de veículo se resume aos produzidos entre as décadas de 1960 e 2000, ou seja, antigos.
Esta realidade é tão verdadeira que os trailers mais valorizados até hoje pertencem às décadas de 1980 e 1990, sendo ou Turiscar ou Karmann Ghia. Não é incomum vermos campistas considerando como “novos” trailers fabricados em 1989, por exemplo.
Dentro deste quadro, vê-se a necessidade de manter sempre revisados e em constante reparação os queridos trailers daquelas marcas. Uma dos mais fundamentais cuidados neste tipo de veículo é mesmo o fator originalidade aliado ao estado de conservação que deve evitar principalmente as famosas infiltrações (quando a umidade penetra nas emendas das chapas atacando o madeiramento que apodrece).
Esta seção vem exatamente trazer ao público exemplos de reformas ou “tratos” que os apaixonados por trailer são capazes de realizar para restaurar ou modernizar um exemplar.