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Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini

O seu veículo poderá ser equipado por vários tipos de refrigeradores: tradicional residencial  com  compressor  funcionando  em  110v  ou  220v;  por  sistema  de absorção (sem compressor) a gás e/ou eletricidade; ou ainda por compressores a 12 Vcc.

•  Originalmente o sistema de geladeira do trailer Karmann Caravan é de absorção com gás de amônia. Não tem motor elétrico (nem faz barulho ou ruído), mas demora uma hora (ou mais) para começar a resfriar. Tem suas vantagens, pois trabalha com eletricidade ou a gás, e com um simples botão pode-se selecionar qual sistema utilizar.

o  Para usá-la com eletricidade é só ligar o plugue na tomada e selecionar previamente  o  botão  na  posição  onde  está  desenhada  uma  lâmpada (eletricidade).

o  Para usá-la com gás, abra a chave de passagem de gás que está debaixo da  geladeira,  gire  o  botão  para  a  posição  onde  está  desenhada  uma chama,  coloque  o  seletor  de  frio  ma  posição  máxima,  empurre  e mantenha apertado o botão seletor e ao mesmo tempo acione o “magiclic” que está a sua direita até que acenda a chama do fogareiro que será notada pelo visor que está à esquerda.

o  Uma  vez  acesa  a  chama,  mantenha  apertado  o  botão  de  15  a  20 segundos para esquentar o automático. Após esse tempo a chama deverá permanecer acesa.

o  O automático é uma válvula de segurança que no caso de acabar o gás ou apagar a chama piloto por qualquer razão ela se esfria, desligando automaticamente a passagem de gás. Para desligar a geladeira, basta girar o botão para a posição luz.

•  O refrigerador funcionará adequadamente se o veículo estiver nivelado.

•  Caso viaje com o refrigerador ligado (a gás), durante as paradas, verifique pela porta  de  inspeção  se  o  seu  funcionamento  é  normal,  devendo  estar  com  o sistema posterior aquecido.

•  Inspecione periodicamente as venezianas de ventilação e chaminé, mantendo-os sempre desobstruídos.

•  A temperatura interna do refrigerador é diretamente proporcional à temperatura externa, portanto, posicione o veículo com o lado do refrigerador protegido da incidência solar direta.

•  O  tempo  de  recuperação  da  temperatura  é  maior  do  que  em  refrigeradores domésticos convencionais, portanto não coloque em seu interior alimentos ainda quentes. Mantenha a porta aberta o mínimo de tempo possível. Em caso de manuseio intenso é preferível abrir a porta várias vezes seguidas do que uma vez por maior tempo.

•  Durante  as  viagens,  mantenha  a  porta  fechada  com  a  trava  de  segurança acionada.

•  Não  substitua  a  resistência  elétrica  por  outra  mais  potente,  ou  aumente  a pressão de gás para obter maior rendimento.

•  Em  alguns  casos,  poderão  ocorrer  bolhas  de  ar  no  sistema  de  refrigeração, causando queda de rendimento. Quando isso ocorrer, ande com o veículo em baixa  velocidade  em  uma  estrada  irregular.  Se  o  problema  persistir,  o refrigerador  deverá  ser  colocado  de  cabeça  para  baixo.  Esta  operação, entretanto, deverá ser executada por pessoal especializado.

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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