Publicidade:
 

Dando prosseguimento à REVIEWS MaCamp 2020 – Upgrade Motor Home, tínhamos uma necessidade total de substituição da velha caixa d’água original de fibra de vidro por uma mais moderna. A DAMEK fez questão de suprir esta série de reviews enviando uma novinha sob medida. Sem ter que esperar muito, mesmo durante a pandemia, pudemos realizar mais este artigo.

As Caixas da DAMEK: Feitas em polipropileno, material mais utilizado nos dias de hoje para veículos de recreação, podem ser fabricadas sob medida e esta é a maior facilidade. Mesmo com recortes e ângulos que se encaixem no projeto do trailer ou motor home possui uniões soldadas do mesmo material. Além da solda dupla, a DAMEK de destaca por usar flanges de rosca feitas do mesmo material e soldadas na caixa.

O PEDIDO: Seguindo sugestões e pedidos de campistas, até tentamos contato com uma empresa famosa do mesmo ramo, mas sem sucesso. O proprietário além de não se mostrar nem um pouco interessado, deu o prazo de 6 MESES para confecção. Quem pode com isso? Assim recorremos à DAMEK que tanto se mostrou solícita quando a conhecemos há 2 anos, aceitando nosso pedido prontamente. Enviado o desenho com as medidas da nova caixa, foi rapidamente produzida e enviada para nosso endereço em Paraty-RJ.

UNBOXING: A entrega se deu de forma bem rápida, mesmo sendo período de pandemia. Nosso maior trabalho se deu pela proibição de nossa cidade na entrada de veículos de fora. Por isso, assim como todos os outros produtos que recebemos, tivemos que ir buscar de carro na entrada da cidade, antes da barreira sanitária. O tamanho da caixa até que coube no nosso carro e chegou bem embalada e protegida por papelão e também por plástico bolha.

Entradas e Saídas: Além de escolhermos livremente as posições das entradas e saídas de água nas faces da caixa, as flanges da DAMEK são especialmente favoráveis. Isso porquê são fabricadas no mesmo material e soldadas. Desta forma, conexões não “patinam” quando aplicada a força do aperto evitando vazamentos.

Reforço de sensores: Para abrigar os sensores de nível de água, pedimos um reforço em local específico. Trata-se de uma lâmina do próprio polipropileno que é colada e soldada sobre a parede da caixa onde receberá os parafusos de inox que irão conduzir eletricidade pra dentro da caixa atingindo a água.

A Caixa Antiga: Nosso motor home ainda tinha a caixa de água original de 1992. Na época a turiscar fabricava em fibra de vidro com quebra-ondas de madeira. Sim, pasmem, mas esta foi substituída anos depois por fibra depois que a tal madeira já havia apodrecido. Facilitando nosso trabalho desta vez, a caixa do motor home estava embaixo da cama sobre o assoalho do veículo. De dimensões quadradas, sobrava poucos espaços úteis ao seu redor e por isso optamos por uma nova caixa retangular, mantendo os antigos 450L pelos quase mesmos 448,8L.

Instalando a DAMEK: Desta vez não teve grandes segredos. Apenas apoiada sobre o assoalho, travamos a caixa com sarrafos de madeira ao seu redor. Os adaptadores de mangueira foram rosqueados com bastante fita teflon, cada uma com sua função. Após conectadas as entradas e saídas, foi a hora de preparar os fechamentos de madeira para a composição dos baús sob a cama.

INSTALANDO OS SENSORES: Para inserir os parafusos de inox que irão transmitir os comandos elétricos através da água, bastou fazer um furo com broca bem mais fina que eles para que sua rosca moldasse o material na fixação sem que dê vazamento.

CONSIDERAÇÕES: Os dois itens que mais nos agradaram na Caixa DAMEK são:

1- Flanges de rosca fêmea incorporadas na caixa. Além de ficarem bem fixadas e soldadas na superfície, são do mesmo material evitando que haja comportamentos e dilatações em diferentes temperaturas e intempéries. Isto garante que sejam evitadas trincas e vazamentos. Além disso, as flanges ficam o menos “protuberantes” possível em relação à face da caixa, podendo receber a conexão diretamente, assim como o flexível ou um niple de transição.

2- Soldas mais eficazes e confiáveis. Como temos uma pequena aba formada na junção das faces, é possível que se solde de ambos os lados evitando trincas ou rupturas pelo peso da água.

3-Elementos QUEBRA-ONDAS: Foram feitos feitos conforme o projeto determinou. Isto garante uma proteção enorme contra o balanço da água em curvas e freadas. A inércia pode ser capaz de gerar vetores de força incalculáveis em movimentos bruscos do veículo. Como as caixas de água chegam ao consumidor fechadas, fica difícil de sabermos de como foram feitos os elementos que evitam que a água balance de um lado a outro na estrada. Além de seguir a rigor o nosso projeto, a DAMEK registrou esta etapa da construção antes do fechamento total da caixa. Vale lembrar que este tipo de confecção especial do quebra-ondas é um serviço custoso, demorado e que demanda mais material. Por isso a DAMEK possui diversos tipos de elementos quebra-ondas que terão diferentes preços finais de caixas de água. Aconselhamos aos caravanistas, sempre darem preferência para este importante item de segurança.

PREÇO: Na ocasião do pedido deste review o equipamento custava R$ 1.290,00 + frete podendo ser encomendado pelos contatos da DAMEK. Já o modelo com quebra-ondas mais simples, pode sair mais barato.

REVIEW – PRODUTO e Local: Este equipamento foi enviado pela DAMEK que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. A instalação foi feita em um camping em Paraty-RJ

DAMEK
(11) 4207-5994 / (11) 2812-1586
[email protected]
SITE
facebook.com/pg/grupodamek

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here