Publicidade:
 

Estar em meio a natureza ou na beira da praia significa liberdade, prazer e também mosquitos. Parte desta realidade, as visitas indesejadas sempre foram mantidas “fora de casa” nas barracas e veículos de recreação por meio das telas mosquiteiras. Mas é exatamente a praticidade na abertura delas e a rapidez para que se possa entrar sem que nossos oponentes voadores aproveitem a carona é que fez nascer o conjunto retrátil para janelas e claraboias. Junto do mecanismo, adiciona-se a cortina “blackout” que impede a entrada de luz para garantir conforto total durante o sono. A TELAMAX é a maior referência brasileira na fabricação deste tipo de produto e fez questão de nos enviar alguns exemplares do seu produto para teste.

Nosso motor home é de um modelo antigo, podendo possuir alguns ambientes que apresentem algum conflito espacial para a aplicação deste produto. Desta forma escolhemos quatro aberturas para teste e conhecimento dos conjuntos. Duas janelas do quarto receberão a Tela & Blackout TELAMAX para garantir escuridão total quando amanhecer ou mesmo quando um sono diurno for almejado. Também duas claraboias serão equipadas com mosquiteiros fáceis de abrir.

CLARABOIAS: No nosso caso as claraboias não possuem domo translúcido e por isso dispensamos o black-out no conjunto, apesar de existir a possibilidade. Além da função da praticidade de abrir ou fechar o mosquiteiro para a manipulação da claraboia, o efeito de acabamento e design do equipamento tem suma importância, deixando extremamente mais moderna a abertura de linhas rústicas e castigadas pelo tempo.

MEDIÇÃO: Em um cenário existente, o dimensionamento do conjunto é o passo mais importante desta implementação. Sendo ideal que a abertura da claraboia ou janela seja igual ao espaço de abertura do conjunto Tela & Blackout TELAMAX, é possível que as vezes esta relação precise ser diminuída diante de limitações espaciais em volta. Janelas muito encostadas em paredes, sancas ou com outros elementos do veículo podem fazer com que a estrutura se sobreponha a fechos ou articulações da janela e isto deve ser estudado. Já em caso de excesso de espaço livre em volta da abertura, pode-se pensar em trabalhar o conjunto em prol do design interno, aumentando a percepção visual de que a janela seria maior naquele contexto.

Basicamente precisamos considerar que as “margens” estruturais da Tela & Blackout TELAMAX ocupem uma área específica. Desta forma devemos considerar que ocuparemos uma borda específica em volta da janela, já que o ideal é que a abertura do conjunto seja no mínimo igual à abertura livre da janela. No caso da TELAMAX é de 6,5cm nas laterais e de 10cm nas partes onde haverá o rolo do blackout ou mosquiteiro. Isto significa que onde for possível obter esta borda útil em volta da área de abertura da janela, haverá um casamento perfeito. Caso não haja margem, deverá ser estudado se a sobreposição desta estrutura não atrapalhará na projeção dos fechos e ferragens da janela e nem na manipulação deles no movimento de abrir e fechar. De qualquer forma, a situação ideal é “casar” exatamente a área livre de abertura da janela com a área livre de abertura da TELAMAX.

Isto foi possível em três dos elementos do nosso caso, sendo as duas claraboias e uma das janelas que não apresentavam limitações de espaço a sua volta.

Já em uma delas, como estava muito próxima à parede, foi necessário avançar com a estrutura sobre o fecho original da janela. No nosso caso isto não impedia a manipulação e curso dele e por isso foi perfeitamente possível a aplicação. Caso não seja possível será preciso estudar se há possibilidade de transferir este fecho para outro local.

UNBOXING: As peças chegaram da TELAMAX via transportadora muito bem embaladas e protegidas. Por serem peças especialmente fabricadas sob medida, ficaram prontas até que muito rapidamente. Absolutamente nenhuma falha de recortes ou pintura foi achada, além de nenhuma avaria na pintura ocorreu no transporte.

PROCESSO DE INSTALAÇÃO: O primeiro passo é estudar a janela existente e sobrepor o conjunto sem qualquer fixação. Com o posicionamento correto, analisar se é preciso remover algum acabamento ou componente no RV. No caso do nosso motor home da antiga Turiscar, retiramos o borrachão e cantoneiras do rebordo da janela, mas ao vermos que ela não seria “atingida” pela Tela & Blackout TELAMAX, recolocamos. Desta forma, o acabamento final ficaria muito mais bonito e completo.

Todos os conjuntos vêm acompanhados de uma fita espumada que garantirá que nenhuma fresta sobre para os “invasores”. Ideal para que ela não descole é limpar bem a superfície da traseira do conjunto e passar jornal ou papel higiênico antes da colagem. Isto retira qualquer gordura da superfície que atrapalha na aderência.

Após esta etapa, basta colocar o conjunto posicionando-o de modo correto em relação à janela e fixar os parafusos que também acompanham o produto. São 4 pontos de fixação totalmente suficientes, onde o parafuso fica completamente embutido no furo. Está quase pronta a instalação.

Para finalizar o processo de instalação do conjunto Tela & Blackout TELAMAX, basta fixar a moldura de acabamento. Ela cobre os furos de fixação, compensam o volume dos rolos internos e são um acabamento arredondado no design. Fixamos com alguns pingos de silicone branco, para uma possível retirada fácil, caso haja necessidade de manutenções futuras.

CLARABOIAS: Aplicamos dois conjuntos em nossas claraboias. A TELAMAX disponibiliza tanto o mosquiteiro quanto o blackout nestes elementos, porém como nossas claraboias não são translúcidas, não vimos a necessidade de nada mais que a tela mosquiteira. Isto também deixou o conjunto mais leve, livrando um dos lados do rolo. O processo de fixação foi idêntico aos outros, iniciando pela aplicação da fita espumada, posicionamento, fixação pelos parafusos e, por fim, colando a moldura de acabamento.

USANDO NA PRÁTICA: O funcionamento da Tela & Blackout TELAMAX tem um significado próprio: Praticidade! Torna-se muito fácil a abertura principalmente da função “mosquiteiro”. Se na janela este processo já agrada, na claraboia nos faz lembrar a todo instante da praticidade. Abrir, fechar e manipular os fechos da abertura no teto fica extremamente mais fácil com o deslizamento da tela do conjunto.

FUNÇÃO DE DESIGN: Outro efeito que nos agradou muito foi o toque de design que o conjunto deu ao nosso motor home antigo. Isto porque nossas janelas já estão desgastadas com o acrílico marcado, metais de fixação já oxidados e os seus rebordos bem alterados. A  Tela & Blackout TELAMAX simplesmente escondeu toda a moldura já desalinhada e manchada e deu um novo formato à janela interna. Quando fechado o mosquiteiro, desaparecem quaisquer marcas do tempo que o acrílico ou as ferragens transmitiam e quando fechado com o black-out o ambiente se transforma. Por fim, pode-se livremente compor ou não o conjunto com cortinas originais ou novas.

ISOLAMENTO TÉRMICO e ACÚSTICO: Apesar do produto não prometer estas funções, pudemos certificar suas funcionalidades. Quando o black-out está fechado juntamente com a janela, cria-se uma camada de ar parado que trabalha em prol do isolamento térmico e também acústico. Quem já acampou no extremo frio sabe o quanto se perde de calor nas janelas e claraboias levando à ocorrência de inclusive condensação. Pudemos também constatar que mesmo quando não fechamos o acrílico da janela, o black-out faz um ótimo trabalho de isolamento acústico. A maioria das noites apenas alternamos o mosquiteiro com o fechamento do black-out sem o “trabalho” de fechar a janela. Obviamente que em casos de barulho externo ou de frio, fecharemos tudo.

QUALIDADE DA PINTURA: Uma grande satisfação que tivemos com a TELAMAX foi a resistência da pintura. Isto porque sabemos da dificuldade em encontrar produtos metálicos com pinturas “automotivas” que não descasquem ao mínimo impacto. Os perfis da TELAMAX resistiram ao transporte e instalação e resistem até hoje durante meses de uso.

CARACTERÍSTICAS: Peça em alumínio anodizado; Pintura eletrostática (opções de cores); Tela Mosquiteira antichamas em fibra de vidro com cobertura de PVC; Blackout antichamas e com 100% de bloqueio de luz (opções de cores); Acabamento arredondado; Fabricação sob medida; Instalação sobreposta ou embutida na parede ou nos móveis.

PREÇO e ONDE COMPRAR: O valor do produto dependerá das medidas da sua necessidade. O preço médio do conjunto completo é de R$ 760,00 por peça e o que for somente tela ou somente blackout será de R$ 480,00 em média.Toda a negociação, tratamento de medidas e dúvidas foram feitos via telefone/whatsapp. No site da TELAMAX (www.telamax.com.br). Telefone (48) 3478-0489 / WHATSAPP / Email: [email protected] / Instagram / Facebook

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela TELAMAX que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos em nosso motor home Turiscar 1992 – modelo Caribe, no Estado do Rio de Janeiro.

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here