Após o sucesso do Review da geladeira Resfri Ar 31L no MaCamp, a empresa fabricante fez questão de nos enviar seu modelo de 18L. A irmã menor pode causar uma comparação rasa com o modelo maior pela proporção entre volume externo e peso em relação à capacidade interna, o que não deixa te ser verdade, mas as dimensões reais que ocupam o porta-malas e seu espaço interno bem desenhado nos surpreendeu duplamente. Primeiro ao vê-la ao vivo e depois ao colocar em uso no dia a dia e em viagens. Neste 2020 o modelo já vem com uma novidade: Agora o modelo RESFRI AR 18L vem com painel de comando DIGITAL. Vamos aos testes?

Como sabemos, os movimentos de camping e off-road crescem demasiadamente e a geladeira que funcione tanto no carro quanto na tomada é muito buscada para estes praticantes e famílias que procuram mais conforto nos deslocamentos. Apesar de funcionar basicamente em baterias 12V (carros e caminhonetes) e 24V (Caminhões e ônibus), a geladeira pode ser servida pela fonte 110V/220V vendida separadamente pela própria RESFRI AR e funcionar nas quatro voltagens. Isto dá a opção de conectá-la no veículo e ter a facilidade de ligar tanto em casa quanto no camping servido de luz elétrica.

COMPRESSOR: Curto e Grosso! Geladeira para país tropical tem que ser de compressor. Tecnologias “Peltier”, cujos produtos são comumente denominados “coolers termoelétricos” não dão conta do recado. Apenas resfriam o interior, não fazem gelo e demoram muito para diminuir a temperatura interna. Bebidas, como cervejas e refrigerantes são impossíveis de serem refrigerados. Já o sistema de compressor apresenta uma eficiência até mesmo nas situações mais críticas. Realmente faz gelo. A RESFRI AR é dotada de compressor silencioso e pode ser regulado na função freezer ou refrigerador através do painel digital de regulagem que vai dos +10ºC até os -17ºC com controle de tensão em duas programações para proteger a carga da bateria para a partida do carro.

compressor versus peltier

ACAMPANDO “DE GELADEIRA”: Para acampar não há coisa melhor do que uma geladeira elétrica 12V. No carro, usa-se a energia 12V da bateria que não descarrega enquanto o motor está ligado e sem o uso de inversor, oferece uma autonomia grande quando o carro está desligado. No camping pode-se fazer uso da energia elétrica local (com uso de adaptador específico), sem se preocupar com a voltagem ou queda de tensão. Em casa, já pode deixar a geladeira ligada durante a semana que antecede a partida com os suprimentos e também deixar tudo ligado e refrigerando no porta-malas durante a noite.

REVIEW: É sempre um enorme prazer quando empresas que entendem e reconhecem a importância do MaCamp no cenário do fomento ao Campismo no Brasil enviam seus produtos para serem testados e divulgados no maior canal e referência. Em especial no caso de geladeiras, temos uma gama bastante completa para testá-la, já que fazemos uso contínuo delas em casa e no carro, além de levar em passeios e nos acampamentos que realizamos em barraca, barraca de teto e também de trailer.

ENTREGA / POSTAGEM: Desta vez não o produto não foi “enviado” para nossa sede. Nos foi entregue “em mãos” diretamente do proprietário da Resfri Ar na feira de motorhomes. Fechada e lacrada da caixa, foi aberta somente “em casa” no final da viagem para curtir o momento do “unboxing”.

UNBOXING: Acondicionada em caixa de papelão e envolta em saco plástico e proteções pontuais de isopor, tem mais o invólucro impresso da geladeira com foto e funções. Além do aparelho em si, acompanha o manual de instruções, cabo 12VdC com plug de isqueiro e conector específico e um kit-brinde com copo e talheres da marca.

CABO DE ALIMENTAÇÃO: O cabo possui 1,8m de comprimento e um plug 12V do tipo “isqueiro” para ser conectado ao carro. Existe um fusível no plug como comumente acontece, além do fusível no painel da geladeira para aumentar o nível de proteção. O Plug é fabricado em BAQUELITE que não pega fogo e nem derrete em altas temperaturas, oferece ótimo isolamento elétrico. Na outra ponta está o conector 12V específico da marca que possui sistema de rosca (para não soltar) e proteção contra inversão de polaridade. (Apesar da geladeira possuir proteção para não queimar no caso de inversão de polaridade, a mesma não funcionaria caso houvesse esta confusão).

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: Quando da primeira oportunidade de review junto à marca Resfri Ar, nos foi dado o poder de escolha dentre os dois modelos. Escolhemos o modelo maior, pois imaginávamos que o de 18L teria, mesmo que menor, uma dimensão muito grande ainda para uma capacidade interna de quase a metade. Nada disso é errado, já que por conta do compressor, o volume externo do equipamento não segue a mesma proporção da litragem. Porém, mesmo assim, as dimensões externas da 18L acabam sendo muito vantajosas na hora de colocá-la tanto no porta-malas quanto no interior do carro (no banco, no chão do passageiro ou até mesmo no piso da cabine traseira quando há bom espaço no carro. Por outro lado, o interior também agrada muito devido à arquitetura interna mesclando os dois espaços técnicos internos (refrigerado e resfriado) com a divisória vazada que permite várias posições e disposições internas. Já o peso não agradou tanto, pois o compressor faz com que o equipamento seja pesado mesmo vazio, mas este é um fato consumado em geladeiras de “motor”. Como não utilizamos para carregar nas mãos o tempo todo, a vantagem da refrigeração eficiente se sobrepõe ao fator peso do produto.

COMPARTIMENTO INTERNO: A configuração interna do modelo de 18L é o que mais agrada. as divisões internas de ambiente gelado/congelado e resfriado se fundem em uma solução bastante harmônica e fisicamente inteligente. O setor gelado ou congelado está em toda a parte de cima nas bordas. Ali é preciso as vezes tomar cuidado ao encostar frutas e verduras, pois podem “queimar” com o gelo. Na parte mais baixa, no fosso que fica ao lado do compartimento do compressor fica a parte “resfriada” da geladeira. Esta pela lei da física, apesar de não congelar, recebe todo o ar gelado que desce naturalmente. Este compartimento também é o que permite que se gele garrafas maiores e objetos longos.

Outro acessório extremamente útil e agradável é a divisória interna vazada. Ela permite ser colocada em 3 diferentes posições para uma configuração interna adequada a cada tipo de uso. Vale salientar que ela também sai para limpeza ou opção do usuário.

Posição 1: Ela pode servir de separador dos ambientes de congelamento/geladeira e da área resfriada. Desta forma, você pode colocar ali verduras, legumes e frutas sem que elas sejam amassadas pelos objetos na área superior e em cima, pode encher, por exemplo, de latas de bebidas.

Posição 2: Na posição vertical, sendo fixada nas travas laterais, separa o ambiente interno em duas alturas. Desta forma é possível separar os objetos menores das garrafas observando uma organização interna bem mais segura. Não podemos esquecer que a geladeira foi feita para estar em movimento e se tudo estiver solto lá dentro, certamente dar dar bagunça.

Posição 3: Se nenhuma das duas situações de divisão interna forem do seu gosto no momento, basta deixar o divisor recolhido no “piso” da área mais alta e fazer uso de todo o recipiente interior dos 18L da Resfri Ar.

TAMPA: A tampa é outro fator bastante facilitador para o uso principalmente no carro. Com sua abertura no sentido longitudinal, não necessita de tanta altura livre para a abertura completa. Isto facilita o seu “final de curso” em que mantém a tampa aberta sem que seja necessário segurá-la enquanto acomoda as coisas lá dentro. Se for necessário, principalmente em momentos de limpeza, a tampa é facilmente destacável em um ponto intermediário do curso de abertura. O seu sistema de trava é bem simples e funcional. Basta puxar no mesmo sentido da abertura da tampa para destravar. Ao fechar basta pressionar a tampa no sentido do fechamento para que a tampa se trave de novo evitando abrir no caminho.

Usando Aberta: Em uma situação atípica, aproveitamos o formato e característica do modelo para manter gelada uma lata de 5 Litros de Chopp. Mesmo aberta, as paredes congelantes da geladeira davam conta de manter o recipiente ultra-gelado como manda o gosto do brasileiro neste quesito. Assim dava pra ir tomando um chopp sempre gelado durante horas.

ALÇA: Retrátil e de fácil manuseio, basta puxar para cima e carregar a geladeira. Ao soltá-la ela se acomoda em seu local de descanso sem que atrapalhe em nada. Se no momento da limpeza ou em outra situação que seja necessário a sua retirada, sem problemas. Basta acertar a posição correta no meio do curso de giro e puxá-la para fora. Em nossos testes, chegamos a desconfiar na sua resistência quando enchíamos a geladeira de cervejas e esta se tornava pesada. Totalmente aprovada, a alça possui ranhuras em seu plástico projetado e injetado pela própria RESFRI AR.

O PAINEL DIGITAL DE CONTROLES: O painel da RESFRI AR 18L concentra todas as funções visuais e de ajustes no display. Os 4 botões são suficientes para diversas funções. Pra LIGAR OU DESLIGAR basta manter o botão “on/off” pressionado por alguns segundos. Para AJUSTAR A TEMPERATURA desejada, basta pressionar rapidamente os botões “+” e “-“. O display piscará e mostrará a temperatura desejada. Para REGULAR A INTENSIDADE LUMINOSA do display, basta pressionar rapidamente o botão “on/off” alternando os três ajustes (fraco, médio e forte). Para ajustar o NÍVEL DE PROTEÇÃO DA BATERIA, basta apertar rapidamente o botão “high/low” alternando entre proteção baixa (baterias estacionárias ou veiculares novas) e alta (baterias veiculares). Este nível de proteção faz com que a geladeira seja desligada quando a bateria atingir níveis baixos  de tensão para evitar que ela estrague por excesso de descarga ou então preservando carga suficiente para dar a partida no motor.

FUSÍVEL DIFERENTE: Diferente do modelo mais antigo e da grande maioria dos aparelhos 12V veiculares do mercado, a Geladeira Resfri Ar 18L possui um fusível igual aos usados no carro. Isto facilita a vida, pois pode ser encontrado para compra com maior facilidade, além do fato de que a maioria dos veículos possuirem alguns sobressalentes na caixa de fusíveis que podem ser utilizados  na geladeira. Além disso, o fusível veicular é mais fácil de ser retirado e trocado, além de ser possível verificar o seu estado sem que seja necessária a sua retirada.

USO em Função Geladeira Portátil: Não há nada mais prático do que o uso portátil da 18L. É pequena, versátil e cabe em muitos cantinhos. Até mesmo para “morar” no porta-malas ela é prática. Fizemos uso de acampamentos onde preparávamos dias antes e já funcionando com os alimentos que levaríamos, tendo seu último pernoite já no carro. Quando chegamos da acampada também é ótimo, pois não precisamos chegar correndo para passar tudo para a geladeira de casa. Apenas tiramos do carro e ligamos na tomada para, com calma, fazer a transferência e sua limpeza depois de fazer todo o restante mais importante. No camping ela fica ligada na tomada através da fonte e quando acaba a luz ainda temos boas horas de bateria do carro para mantê-la gelada. O fato dela morar no nosso carro também nos dá conforto quando queremos levar algo para comer ou então quando resolvemos comprar algo resfriado sem que se tenha pressa de chegar em casa. Como há uso constante de medicamento resfriado, nem precisamos dizer o quando a geladeira nos ajuda. Nos churrascos, levamos nossa contribuição de cervejas ultra geladas já na geladeira que continua resfriando as latinhas durante a “festa” e também as que chegam nas mãos das outras pessoas. Nestas ocasiões a geladeira faz um sucesso danado.

USO em função FREEZER: Fizemos uso de algumas semanas do aparelho na função “freezer”. Regulamos a temperatura mínima de -17º e acondicionamos os alimentos a serem mantidos congelados. Eram carnes, manteigas e algumas verduras congeladas. A 18L faz esta função com maestria e a frequência de desligamento do compressor demonstra que ele está em uma relação muito legal de dimensionamento do motor frente ao espaço interno e ao isolamento térmico.

NO CARRO: A 18L é simplesmente perfeita para o uso no carro. Suas dimensões pequenas fazem ela se encaixar em cantos acomodados tanto no porta-malas, quanto sobre banco ou assoalhos. A abertura no sentido longitudinal faz com que o arco seja pequeno permitindo o acesso fácil ao interior mesmo quando a tampa não possa ser aberta totalmente. Internamente os 18L são muito bem aproveitados. Cabe muita coisa. Bom para piqueniques, viagens mais longas, acampamentos e até mesmo para o dia do mercado ou quando você compra algo que necessite de refrigeração no caminho. Não foram poucas as ocasiões em que sentimos a vantagem de ter uma geladeira mesmo desligada “morando” ali no carro. Carnes, frios ou embutidos no meio daquele passeio rural foram comprados sem culpa ou medo de que se estragassem pelo fato de terem que ficar no carro até de noite. Quando fazemos compras, nada de pressa. Colocamos os “gelados” na Resfri Ar.

RUÍDO: A geladeira se apresentou bastante silenciosa. Evidentemente que se escuta o barulho do motor, porém até mais do ar da ventoinha do que do compressor propriamente dito. Se dentro do carro ou mesmo em casa o barulho não incomoda mesmo. O quesito passou no teste quando acampamos com ela dentro da barraca. O sono não foi interrompido e nem incomodado.

GRELHAS DE VENTILAÇÃO: Vale ressaltar que as grelhas de tomada e saída de ar nunca devem ser obstruídas, já que além de poder provocar a queima do sistema, fará com que a geladeira consuma muito mais energia para funcionar.

FONTE AC 220V/110V: O fato da 18L não ser “quadrivolt” não tira a possibilidade de ser usada na rede 110V/220V. Qualquer fonte suficiente ou mesmo a fonte original Resfri Ar que pode ser adquirida separadamente permite usar a geladeira dentro de casa, na garagem, no churrasco e mesmo plugada na tomada do camping dentro ou fora da barraca. A Original da marca tem o desenho e funcionamento ididêntico de uma fonte de notebook e já acompanha o plug característico e rosqueável padrão. Não esquenda e não precisa de ventilação sendo totalmente fechada.

CONCLUSÃO: A irmã menor da família RESFRI AR surpreendeu. No tamanho, nos compartimentos internos e na praticidade e versatilidade do uso móvel. Ela nos serve em casa, nas viagens, nos acampamentos, nos passeios, nos churrascos e definitivamente agora mora em nosso porta-malas. Foram pouquíssimas as vezes que preterimos ela à 31L que também possuímos (e fazemos uso contínuo em casa como freezer). Jamais deve-se confundir a proporcionalidade de peso e preço em detrimento da mesma proporcionalidade no seu tamanho. Ele realmente faz a diferença aliado ao sentido de abertura da porta e demais características já comentadas.

CAPACIDADE COM LATAS DE BEBIDA: Não poderia faltar uma menção dessas. Na foto abaixo, descarregamos duas caixas totalizando 24 latinhas de 350ml de cerveja. Todas couberam e ainda sobrou espaço para mais duas e mais uma fresta para algum complemento.

CUIDADO / ALERTA: É importante salientarmos aqui alguns cuidados que devem ser tomados no momento da limpeza e sobre virar a geladeira de cabeça para baixo. Para não entrar em detalhes minuciosos, citamos aqui o link de uma reportagem que realizamos sobre isso. Resumidamente deve-se evitar virá-la totalmente e caso ocorra, respeite o tempo de “descanso” antes de religar o aparelho. Na estrada e no Off Road não se preocupe. Ela foi feita pra aguentar os solavancos.

DIFERENCIAIS RESFRIAR: A empresa tem amplo mercado no Brasil e em todos os Estados. Possui centenas de pontos de revendas e assistências técnicas, além de oferecer diversas peças de reposição. BAIXE O MANUAL

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: Volume de Armazenamento 18 litros; Tensão (V) 12/24 V CC
Faixa de Temperatura De +10°C a -17°C; Potência (W) Aprox. 41w; Corrente (A) 12V = 3,4 ± 0,5 A/h; 24V = 1,7 ± 0,5 A/h; Dimensões (A x L x P) 405 x 452 x 297 mm; Funções Especiais Sistema de proteção da bateria ajustável (High ou Low); Certificações UL – Inmetro; Proteção IPX4 – Sistema elétrico com isolamento contra entrada de água; Peso (aprox.) 13 Kg; Fluído Refrigerante e Quantidade R134a; 38g; Isolamento Espuma de Poliuretano (PU); Sistema Proteção automática contra reversão de polaridade; Termostato analógico com regulagem de temperatura; Sistema de proteção contra descarga da bateria; Compressor hermético com unidade eletrônica acoplada; Cor Cinza claro / Cinza escuro; Mais informações Controlador Digital com 3 opções de brilho; Alça para transporte acoplada na própria geladeira; Grade separadora de ambientes, podendo ficar na vertical, horizontal ou ser removida.

PREÇO: Na ocasião deste review as geladeiras de 18L variavam NA INTERNET de R$ 1.839,99 e 2.222,10 + frete, sendo muitas ainda da versão analógica. A fonte variava de R$ 288,00 até  R$ 388,50 havendo algumas opções de compra casada com valor melhor. OBS: Este modelo não existe na versão “quadrivolt” de 18L, portando quando estiver assim definido, ela acompanhará a fonte Ac externa.

ONDE COMPRAR: Existem milhares pontos físicos de revendas no Brasil e no próprio SITE da RESFRI AR é possível fazer uma busca de acordo com a localidade. Também é possível comprar pela INTERNET.

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela RESFRI AR que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos em acampamentos nas cidades de Ubatuba-SP, Socorro-SP e Paraty-RJ e também em deslocamentos entre RJ, SP, PR, SC e RS.

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here