Publicidade:
 

Parece que foi ontem, mas já se completaram sete anos do primeiro review de troca do eixo original do nosso trailer Karmann Ghia pelos moderno e alemão AL-KO. Após literalmente transformar o velho trailer na década de 1980 com uma plataforma toda nova, os anos foram passando enquanto nós íamos adicionando mais e mais equipamentos ao pequeno 330. Foram antenas, placas solares, baterias (340Ah), sapatas parrudas, aumento de caixa d’água (de 120L para 200L), geladeira, 2ª bomba d’água, estabilizador, fontes e futuramente aquecedor a diesel. Tudo isso acabou fazendo com que o nosso trailer ultrapassasse o peso máximo do primeiro eixo AL-KO que era de 1500kg. Com o peso agora podendo chegar aos 1750kg com a caixa de água cheia, fizemos um upgrade do eixo AL-KO de capacidade de 1.800kg. É claro que fizemos um trabalho de aumento de capacidade da plataforma do trailer, fabricando um sub-chassi entre o trailer e o novo eixo. Para isto recorremos à oficina que mais recomendamos e confiamos, o BODE CARRETAS.

Primeira troca em 2016: Na ocasião fomos o primeiro trailer antigo da Karmann Ghia a receber um upgrade de eixos, freios e suspensão. As borrachas já estavam cansadas e duras no eixo original que nem mais “trabalhava”. Uma das balanças já estava empenada, deixando a roda inclinada com desgaste no pneu. Na época pudemos comprovar através de videos e de uma análise de laboratório todos os ganhos com a atualização de um sistema alemão que equipa a maioria dos melhores trailers europeus hoje em dia. Na época, a AL-KO nem possuía filial no Brasil, sendo importada por outra empresa do ramo.

Publicidade:

TROCA EM 2023: Como nos últimos anos agregamos muitos acessórios, além de aumentar a capacidade da caixa de água do nosso trailer, acabamos ultrapassando o limite máximo de peso daquele eixo, que era de 1.500kg. Então optamos por um novo upgrade, agora para um eixo mais forte da AL-KO que garante a capacidade de 1.800kg, mas com opção de ter o cubo da mesma roda aro 14″ da Kombi que utilizamos atualmente. É claro que a simples troca do eixo não é recomendada para aumentar a capacidade do trailer. Deste modo, assumimos que se trata de um trailer de estruturas para menos peso, mas tratamos de encomendar um “sub-chassi” que fará toda uma transição entre o peso do trailer até o eixo.

O Bode Carretas e Engates é nossa escolha e recomendação para todos que pretendem mexer em seus reboque, fabricar e mesmo instalar engates e cambões. Para este desafio, foi fabricado um sub-chassi composto de dois trilhos longitudinais que farão a função de “lift” e suporte do eixo, mais duas barras transversais. As peças foram parafusadas ao invés de fazermos uma peça única soldada, já que assim não foi necessário desmontar caixa-d’água, mangueiras e outras instalações, além de permitir manutenções esporádicas futuras. A peça intermediária dá apoio a um comprimento maior do chassi original, distribuindo melhor as forças e o peso do trailer para serem transferidos ao eixo e rodas.

Para completar o capricho do pessoal da BODE, uma peça foi fabricada para reforçar o efeito “alavanca” que a roda da bequilha pode causar quando fixada no centro do atuador de freio, já que não apreciamos a sua fixação na lança.

NOVO PADRÃO DO FREIO: Já recebemos a nova versão do atuador de freios da AL-KO. Agora ele conta com um sistema diferente da alavanca, do sistema de mola de acionamento e também vem com uma proteção interessante da parte inferior que evita que o freio seja raspado em pedras ou lombadas. A falta desta proteção antes, fazia algumas vezes com que o freio de estacionamento acionasse em marchas à ré com saliências ou valetas no caminho. Com tudo agora novamente atualizado e nosso trailer preparado para seu peso extra, tratamos de substituir a munheca original que acompanhou o sistema, pela nossa antiga e querida AKS, cujo review figura nosso rol. Nem precisamos dizer que o retorno e os testes na estrada foram extremamente favoráveis, principalmente na descida da serra onde o freio se mostrou muito mais resiliente.

 

 

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde. Após ler esse artigo, resolvi levar meu trailer da Junior Motorhome na Bode. Ele está com a roda bem aberta como vc citou no seu. Aproveitando que parei o trailer para fazer essa correção, ja solicitei a verificação de todos os itens que compoem a parte mecânica do trailer. Espero que o pessoal da Bode faça um excelente trabalho, assim como realizou no seu trailer. Obrigado pela recomendação. Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!