Presente em muitos motor homes, o rodoar é um dispositivo que mantém sempre os pneus calibrados na pressão ideal. Também é visto como uma solução salvadora quando um pneu fura na estrada, dando a opção para o motorista seguir viagem até o borracheiro. Esta situação até pode ser desde o repouso, onde se percebe que o pneu está completamente vazio, mas possibilita enchê-lo e seguir viagem para o devido conserto na cidade de origem.
Rodocalibrador >> Auto calibrador de pneus
Atualmente, com a chegada dos pneus sem câmara para caminhões, o rodoar será um item um pouco mais dispensável do que antes, já que em situações de furos, o pneu perde ar com menor velocidade. Segundo o engenheiro André Carlini o sistema “tubeless” (sem câmara) sofre menos com a perda de pressão rotineira, o que faz com que até mesmo a maior das virtudes do rodoar – a rotina de calibrar os pneus no posto – seja reavaliada da valia do investimento da instalação. Ainda segundo Carlini, a falta do uso do sistema pode levar ao ressecamento das mangueiras, borrachas e conexões culminando na descalibração dos pneus pelo sistema.
Toda esta análise porque o rodoar tem seus custos, tanto de instalação quanto de manutenção, podendo também trazer dores de cabeça nas viagens sem que necessariamente o problema seja oriundo de furos nos pneus.
Sobre o Rodoar ou rodocalibrador:
Rodocalibrador é um sistema de calibragem utilizado em veículos que possuem compressor de ar, seria a mesma coisa que um calibrador normal que podemos encontrar em um posto de gasolina, com a vantagem de poder ser usado com o veículo em movimento.
É um sistema simples, consiste basicamente de um painel de instrumentos e uma rede de mangueiras de ar.
Uma mangueira sai ar direto do veículo e vai ao painel rodoar, que possui dois mostradores, um para os pneus da frente e outro para os traseiros, duas mangueiras saem do painel e fazem a rede dianteira e traseira de mangueiras, essas, que chegam aos pneus atrás de cinemáticos, que são colocados um no meio de cada roda, e direcionam o ar da rede para as válvulas dos pneus, assim calibrando-os.
No painel é possível ver a calibragem dos pneus e altera-las, se um pneu fura, o ponteiro correspondente a ele começa a baixar, caso o motorista não veja, um alarme soa quando ele fica abaixo de um valor programado pelo instalador.