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Presente em muitos motor homes, o rodoar é um dispositivo que mantém sempre os pneus calibrados na pressão ideal. Também é visto como uma solução salvadora quando um pneu fura na estrada, dando a opção para o motorista seguir viagem até o borracheiro. Esta situação até pode ser desde o repouso, onde se percebe que o pneu está completamente vazio, mas possibilita enchê-lo e seguir viagem para o devido conserto na cidade de origem.

Rodocalibrador >> Auto calibrador de pneus

Atualmente, com a chegada dos pneus sem câmara para caminhões, o rodoar será um item um pouco mais dispensável do que antes, já que em situações de furos, o pneu perde ar com menor velocidade. Segundo o engenheiro André Carlini o sistema “tubeless” (sem câmara) sofre menos com a perda de pressão rotineira, o que faz com que até mesmo a maior das virtudes do rodoar – a rotina de calibrar os pneus no posto – seja reavaliada da valia do investimento da instalação. Ainda segundo Carlini, a falta do uso do sistema pode levar ao ressecamento das mangueiras, borrachas e conexões culminando na descalibração dos pneus pelo sistema.

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Toda esta análise porque o rodoar tem seus custos, tanto de instalação quanto de manutenção, podendo também trazer dores de cabeça nas viagens sem que necessariamente o problema seja oriundo de furos nos pneus.

Sobre o Rodoar ou rodocalibrador:

Rodocalibrador é um sistema de calibragem utilizado em veículos que possuem compressor de ar, seria a mesma coisa que um calibrador normal que podemos encontrar em um posto de gasolina, com a vantagem de poder ser usado com o veículo em movimento.

É um sistema simples, consiste basicamente de um painel de instrumentos e uma rede de mangueiras de ar.

Uma mangueira sai ar direto do veículo e vai ao painel rodoar, que possui dois mostradores, um para os pneus da frente e outro para os traseiros, duas mangueiras saem do painel e fazem a rede dianteira e traseira de mangueiras, essas, que chegam aos pneus atrás de cinemáticos, que são colocados um no meio de cada roda, e direcionam o ar da rede para as válvulas dos pneus, assim calibrando-os.

No painel é possível ver a calibragem dos pneus e altera-las, se um pneu fura, o ponteiro correspondente a ele começa a baixar, caso o motorista não veja, um alarme soa quando ele fica abaixo de um valor programado pelo instalador.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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