Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini

Os  trailers  com  mais  de  750  kg  devem  contar  com  freios.  Estes  freios  são essenciais para a segurança quando um veículo transporta um trailer, porque se o veículo trator frear e seu trailer não possuir um sistema de freios próprio, ele (o trailer), com sua própria inércia, empurraria o veículo trator.  Isto  aconteceria  porque  ambos  estariam  circulando  previamente  na  mesma velocidade. Portanto, existiria uma diferença de velocidade em relação à massa do trailer que pode superar a capacidade de frenagem do veículo trator. No mínimo prolongaria as distâncias de frenagem de maneira significativa.  A força da inércia é gerada pela tendência do trailer em continuar com a velocidade que tinha.

Para evitar este “empurrão” e outros possíveis descontroles são utilizados (e assim é exigido pela legislação em vigor) freios de tipo inercial para reboques acima de 750 kg. Os freios inerciais agem quando se diminui a velocidade do veículo trator. O “empurrão” gerado pelo trailer é que atuará na bomba de freio instalada sobre a lança,  produzindo  uma  frenagem  eficazmente  proporcional  sem  chegar  ao travamento das rodas.

Este sistema de freio (inercial) é acionado com movimento para frente. Para dar ré (manobras de estacionar o trailer), este sistema permite que automaticamente se desbloqueie  sem  necessidade  de  colocar  travas  para  imobilizar  o  amortecedor dianteiro. Este amortecedor de dupla ação serve para amenizar os “trancos” das arrancadas e freadas, por isso é de suma importância que os freios estejam bem regulados para que este conjunto atue corretamente.

 

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