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Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini

O tipo de suspensão utilizada no trailer Karmann Caravan é a elastomérica, que consiste em dois perfilados quadrados em aço, um de seção maior e o outro de seção menor, permitindo a sua posição a 45º internamente ao tubo de seção maior.  Nos  espaços  vazios  que  sobram  nos  cantos  do  conjunto,  são  instalados  quatro cordões de borracha, os quais farão o papel de molas e amortecedores. A  montagem  do  conjunto  deve  ser  feita  sob  pressão,  para  que  ao  mínimo movimento do braço a borracha possa reagir instantaneamente como reação ao movimento. Na figura abaixo, é mostrado na parte superior como funciona o sistema de balança do trailer e as três imagens abaixo ilustram o funcionamento da torção18.

Esse tipo de suspensão não é muito macia e também não amortece muito. Dentro do perfilado não mais que um centímetro, mas acaba dando uma movimentação maior na ponta da balança. Há quem diga que uma vantagem desta suspensão é que quando uma roda “cai”, a outra também abaixa promovendo uma uniformidade no molejo do conjunto, não “torcendo” o trailer.

Apesar  de  muitas  discussões,  a  suspensão  elastomérica  se  caracteriza  pela estabilidade, rodar silencioso, sendo independente por roda, sem necessidade de manutenção e como ponto principal, sua grande resistência a impactos.

Nos  Estados  Unidos,  o  numero  de  fabricantes  desse  tipo  de  eixo/suspensão  é grande, graças ao enorme mercado de trailers e similares. Curiosidade:  A  Karmann  Caravan  utilizava  nos  trailers  o  mesmo  modelo  de amortecedor usado na Kombi Clipper.

 

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