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Ao se iniciar as pesquisas deste trabalho, o desenvolvimento se focou na história do motor-home no Brasil e as possibilidades de se iniciar uma atividade turística destinada a tal modal. Com este trabalho, em seu objetivo de levantar possibilidades e apontar o desenvolvimento do modal no Brasil, pode-se levantar informações que viabilizam, a uma classe econômica e dversas demandas, uma vez que atende não somente a um público alocêntrico, mas também famílias.
Ao se apontar os levantamentos relevantes ao tema abordado, observa-se que o veículo devido seu elevado custo de manufatura e acesso ainda desconhecido ainda não oferece considerações de acesso de classes econômicas médias ou baixas, observa-se que o veículo tem um potencial para o desenvolvimento de uma infra-estrutura de apoio que possa oferecer condições de uma operacionalização turística do modal apresentado.
Este trabalho de pesquisa se valeu de dados bibliográficos e dados contemporâneos através de informações de sitos de internet e periódicos que possibilitaram juntamente a dois questionários realizados através da própria internet, uma vez que meus recursos financeiros e de tempo impossibilitaram maiores aprofundamentos no tema, que o motor-home tem uma história de sucesso no Brasil, por perdurar décadas sem nenhum tipo de auxilio governamental e que o turismo tem condições de oferecer este veículo como equipamento, estruturando uma gestão logística que permita ao usuário de tal veículo a exemplo de países estrangeiros, utilizar tal veículo com conforto e segurança não excluindo a exclusividade de serviço e a liberdade de itinerário inerente a atividade.
Iniciativas como Ángeles Verdes do México, o motor-home lunar dos Estados Unidos, Exploranter do Brasil, Cultura Turismo também do Brasil são ideais que podem alavancar ainda mais o setor e favorecer juntamente a um desempenho do setor público como no que se refere a regionalização do turismo e atuação do COMTUR em cada localidade. Esta modalidade de turismo merece então uma atenção maior dos setores públicos e privados para que possa se tornar de uma atividade de luxo e difícil acesso, uma modalidade de turismo em família que de forma sustentável e responsável utilizam o mercado turístico de forma não degradante e prolongada, visitando e não degradando locais visitados.
Tão recente quanto a atividade de regulamentação do turismo no Brasil, iniciativas como as do senhor Scheid, Flávio Melo e tantas outras mostram que este mercado existe no Brasil, por falta de recursos financeiros e disponibilidades de tempo não pude aprofundar o assunto, confirmado com dados de pesquisas quantitativas a realidade sugerida inicialmente e comprovada por dados de pesquisas realizadas.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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