Muito se questiona sobre antenas omnidirecionais para trailers e motor homes. A promessa de um sinal sem interferências quando em movimento, aliado ao fato de não se ter que mexer ou direcionar a antena na hora de sintonizar seus canais abertos locais é atrativo para muitos. Uma vez instalada no teto do veículo nada mais há a ser feito a não ser curtir a programação. Mas será que este tipo de antena é só vantagens?

A televisão ainda é um equipamento quase que obrigatório nos trailers e motor homes, mesmo com as novas mídias. Alias… camping significa “desligar” do mundo, curtir a natureza e o papo com os amigos. Mas a TV ainda é o ” plano B” daquele dia chuvoso ou daquela noite sem sono. Para assistir a emissoras só há dois caminhos: Canais fechados sintonizados por mini parabólicas em planos de assinatura ou os canais abertos e gratuitos disponibilizados por emissoras e suas afiliadas localmente. Nesta última, será quase sempre necessário o uso de antenas externas para captar o sinal.

A Antena omnidirecional: Comumente de formas circulares ou em “haste”, são desenvolvidas para que seu formato seja único não importando a sua orientação. Porém ancoradas próximas da costa, invariavelmente irão se movimentar com o balançar das marés. Se usassem antenas comuns axiais ou monodirecionais haveria grande interferência e instabilidades de sinal. Por isso, as antenas de forma redonda, acabam recebendo o sinal uniformemente sem tantas oscilações.

A verdade é que este tipo de antena omnidirecional tem a vantagem desta uniformidade de recepção, mas acaba perdendo em capacidade de recepção. Isto não importa muito no caso das embarcações, já que se encontram no litoral, na altura do mar e sem barreiras entre elas e as torres de transmissão.

 Já nos motor homes, apesar de necessitar de uma nova orientação e direcionamento a cada nova parada, o veículo não mais se moverá. Portanto antenas direcionais ou axiais serão mais efetivas na captação de sinais principalmente nos campings onde ficam mais distantes das torres e com mais barreiras físicas, como montanhas, por exemplo.

antena direcional digital

Concluindo… Antenas omnidirecionais podem funcionar muito bem em muitos casos, mas sempre terão um poder menor de recepção do que as outras antenas mais específicas para TV aberta.

  

 

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."