Muitos campings não possuem saídas de esgoto, se limitando à saídas mais finas da chamada “água servida”. A água servida é formada pelas águas esgotadas dos ralos de pias de cozinha e banheiro e do box do chuveiro. Muitos destes campings possui este sistema ligado à esgotos sanitários, onde os detritos poderiam muito bem ser lançados nestas saídas, caso existisse um encanamento de 4 polegadas. Com a bomba maceradora, pode-se triturar e bombear o conteúdo do seu Holding tank para uma dessas saídas facilmente. Basta certificar-se de que esta está direcionada para um sistema de esgoto público ou fossa/sumidouro.
Uma grande vantagem sobre a saída tradicional de 3 ou 4 polegadas dos tanques de detritos é que você pode esgotá-lo em um nível mais alto do que a base do tanque.
A bomba também permite que, através de uma mangueira, se esgote seu tanque de detritos até um vaso sanitário do camping. Assim dispensa o uso de leões e várias viagens para este trabalho.
Vale lembrar que uma bomba maceradora não substitui a saída convencional (pneumática ou manual) do tanque de detritos, mas sim complementa. Também é importante salientar que a bomba deve ser instalada abaixo do tanque para o total esgotamento do mesmo, já que no caso da instalação na lateral, devido limitação de espaço, a bomba servirá apenas para esvaziar parte do conteúdo do tanque e não o seu esgotamento total.
Uma dica muito importante é de se instalar um registro entre o tanque de detritos e a entrada da bomba, já que esta poderá deixar passar cheiro ou até possuir um efeito sifonador, já que sua passagem interna fica de certa forma liberada e estamos falando de esgoto sanitário.
Marcos Pivari
CARACTERÍSTICAS BOMBA MACERADORA 3200-200
12 VDC
Consumo máx. 14.0 AMPS
Pressão de trabalho 45 PSI
Vazão 37 LPM / 10.0 GPM
Dimensões 275 x 125 x 96mm
Motor protegido termicamente
Motor protegido contra ignição
Rotor de alta resistência
Porta de entrada: 1.1/2″ mangueira
Porta de saída: 1.1/2″ NPT / 1″ mangueira