Davi
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DaviParticipante
Muito bacanas as fotos Jandir!
DaviParticipanteJúnior, essa é a diferença que notas entre o Corsa 1.0 e o Meriva é que falo quando me refiro ao “ralo” do motor. Entre o Corsa 1.8 e 1.4 o desempenho era semelhante, mas no álcool, fazia 6km/l no 1.4 e entre 5.0 e 5.5km/l no 1.8. Isso andando do mesmo jeito. Claro que em uso mais forçado o 1.8 responde melhor, mas isso é a 100km/h, aí já fiz 4.9km/l. Pra andar a 80-90 os dois se comportam do mesmo jeito. Ah, outra dica é nos carros flex rebocar no álcool, pelos cavalinhos a mais que ganha. E nos GM, pelo menos a experiência que temos aqui, é que o funcionamento fica melhor no álcool. Gasolina dá apenas 2km/l a mais em qualquer situação, mas o carro fica mais fraco, e “grila” (pré-ignição) bastante.
DaviParticipanteAmigos, podemos ir com calma que tudo se ajeita… rs. O que quero dizer é que ninguém precisa começar com o conjunto ideal! Puxar, pra falar a verdade, qualquer carro puxa. Já vi Classic rebocando Brilhante Sport 440, Fox 1.0 rebocando KC450… é o ideal, não é, mas pra algo temporário, serviu pra eles, serve pra mim, serve pra todo mundo! Eu posso dizer que fui feliz em cada viagem que fiz com Corsa 1.4, 1.8 e principalmente de Brasilia. É só ter paciência, entender as limitações do conjunto e aproveitar! Já fui em lugares que se estivesse de Corsa não chegaria (subida de terra na chuva. estava de Brasilia). Mas já fiz viagens longas com o Corsa, tendo um conforto que não teria na Brasilia (A/C, silêncio etc). O leque de opções que temos é enorme! Se você está puxando com carro de tração dianteira, dê preferência a ir em lugares asfaltados! Quer lugar mais alto que Campos do Jordão? Nossos amigos estavam de carro 1.0, rebocando, sentiram dificuldades?! Até subiram o degrau pra entrar no camping! (Na hora de entrar eu liguei o 4×4, depois vendo que todo mundo entrou de boa, até o Júnior com o Corsa um pouco rebaixado, tive que constatar: “Pô, to ficando muito fresco!” ) Se eu ficasse sem camionete eu não deixaria de puxar meu trailer! Puxaria em carro de passeio. É melhor de camionete, claro! Mais forte (diesel), tração traseira, mais peso, mais lastro… Mas não deixaria de viajar porque vou puxar de carro de passeio. Sobre motor gasolina x motor diesel, a principal diferença é que o diesel desenvolve torque mais alto (por exemplo, mwm sprint 2.8 tem 132cv e desenvolve 34kg de torque. Um motor a gasolina, da S10 2.4 da mesma época produz 128cv [quase igual] porém só 21kg de torque) na subida, isso que determina a puxada, a força que o motor entrega. Outra grande diferença é que esse torque é atingido desde baixas rotações, menos de 1.800rpm, enquanto motores a gasolina (álcool, flex etc) precisam estar a em rotações elevadas, em geral mais de 3000rpm pra desenvolverem seu torque máximo. Nós temos a má impressão que se o conta-giro passar da metade está estragando o carro! Não é assim! Então, puxando de motor a gasolina, vc vai precisar sim reduzir, deixar a rotação elevada. Provavelmente pra andar de trailer não vai nem engatar 5ª. Nas subidas, vai perder sim, vai subir, de 3ª, de 2ª… isso é normal! Já subi muita serra com Corsa 1.4 e 1.8, e desci também, nunca tive problema com freio, nunca aqueceu, nada nada. Decida tem que lembrar sempre de engrenar a marcha que vc usaria pra subir. Descendo serra, engrenava 2ª as vezes, no corsa. Fica a rotação lá no 5 mil rpm, mas o motor segura, e ele fica tão tranquilo, pois vc não está pisando, não está injetando, que o motor até esfria, e aí você só vai administrando no freio. O freio do reboque tem que estar SEMPRE em ordem. Seja de passeio ou de camionete. Na camionete, com ABS e o caramba, você até segura o conjunto, se o freio do trailer não estiver bom, mas vc ACABA com os discos, pastilhas, lonas, campanas… até o fluído estraga mais rápido com temperaturas elevadas. Pessoalmente, pra puxar de gasolina eu prefiro motores menores: Se camionete, nunca uma V6, e sim as 2.4, 2.2, 2.5 etc… pra andar a 80km/h, até motor pequeno leva. Na subida, tanto V6, 2.0, 1.4 etc vão perder. Só que no trajeto todo você gasta menos combustível, pois como eu costumo dizer, ” o ralo” de um motor menor é pequeno, já o do motor grande, deixa escorrer muito combustível, rs. Sobre Jetta e Fusion, conheço bem os dois carros, meu sogro e cunhado, respectivamente, tem esses carros. Meu maior receio em relação a eles não é nem quanto a motor, pois irão puxar bem (nas suas limitações: asfalto bom etc), eu ficaria com receio porque esses carros são extremamente baixos. Ficarão mais baixos ainda com trailer engatado e as nossas cidades e estradas judiam por DEMAIS dos carros. No caso do Corolla, Fielder etc, no manual vem uma restrição, informando que esses carros não estão aptos a tracionar nenhum tipo de reboque. Não sei o porque, nem se procede, se é só no Brasil, se é só pra se esquivar em caso de garantia, mas essa nota existe. Já ví também uma Fielder puxando Brilhante sem problema algum…
DaviParticipanteQue saudade! Dá vontade de voltar pra lá hoje ainda… rsrs[hr] Mas mesmo que eu pudesse voltar, vocês não estariam lá, então… buááááá
DaviParticipanteParabéns Thomas! O trailer está muito lindo! Abraços!
DaviParticipanteDardo e demais amigos, Esse adesivo no meu trailer foi presente do amigo forista Leo Lerback. Ele tinha um, me deu outro e deu outro pra um outro amigo nosso, o Delfim. Cada um tinha uma ameaça diferente e de tão absurdas são bem divertidas. :D:D Tenho fotos deles, segue aqui: Este é o meu: [attachment=3277] Este era o do antigo Turiscar Jóia do Leo: [attachment=3278] Este era do antigo KC450 do Delfim: [attachment=3279] Como dizia o “velho deitado” “Cão que ladra não morde”… não passa de ameaças sem o menor fundamento, todos os amigos são bem-vindos em nossa casinha. Abraços!
DaviParticipanteA cada dia as fotos melhoram ainda mais! Que saudade!
DaviParticipanteEstive aqui atras do toco nesse tópico. Que viagem maravilhosa! Dardo, realmente sua viagem, fotos e relatos são de inspirar a qualquer pessoa! Com certeza está nos meus planos realizar uma dessa, com o “Caravanito” mesmo… Abraços!!!!
DaviParticipanteEsse era o engate?? :hein::hein:[hr] Até onde eu entenda, o cabo de aço é até pior que a corrente, pra se romper com um tranco. Ele aguenta bem mais peso no caso de tracionar peso, mas quebra mais fácil com o tranco, justamente por ser de aço. Fora que ainda tem a dobra das pontas pra colocar os dispositivos de fixação, onde o cabo é enfraquecido, e os dispositivos de união não têm a mesma resistência do cabo em si. O que é melhor é corrente grossa, forte, e com o mínimo de folga necessária para o movimento do fole do freio e pra angulatura nas manobras. Quanto menor a folga, menor o tranco no caso do rompimento do engate. Outra coisa bem interessante é não fixar a corrente no engate e sim fazer fixadores na carroceria, independentes do engate. A legislação fala em rompimento da bola de engate, mas falando sério, a bola não se rompe. Ela é um dos itens mais resistentes do engate inteiro. É mais fácil o engate inteiro se soltar da carroceria do veículo trator, do que a bola se romper, e nesse caso se as correntes estiverem fixadas no engate também, não adiantaria muita coisa…
DaviParticipanteDardo (Pq será que quase ninguém consegue fotografar o conjunto do Dardo inteiro?! :D:D) [attachment=3232] Galera do fundão (do camping) [attachment=3233] [attachment=3234] Olhem como o camping estava bonito! [attachment=3235] Caravana logo que desengatei… [attachment=3236][hr] Ainda tem mais fotos, mas o dever me chama… mais tarde posto mais algumas… Abraços!!!
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