Edintruder
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EdintruderParticipante
Adriano, estás até hoje andando com esse problema? Eu não conseguiria. Tenho amigos com Bandeirantes. Um deles turbinou e intercoolou a dele. Ficou muito forte, e tenho outro que trocou o motor pelo 364. O melhor dos dois mundos é a Band com 364 turbinada e diferenciais longos.
EdintruderParticipanteGustavo, na prática cada pastilha peltier tem meio BTU?
EdintruderParticipanteValeu Alexandre! Vou pedir para um amigo meu que mora em Gramado para ver se tem negócio nela, e sabendo o quando se pode pagar, fica mais fácil de negociar.
EdintruderParticipanteUm amigo meu fez um sistema assim para refrigeração do PC dele. Em escala pequena de demanda ela dá conta, mas numa demanda maior ela é ineficiente. Mas na medida que a tecnologia avança, em breve teremos algo mais eficiente. Creio que hoje o uso de fluidos seja o mais eficiente em termos de energia elétrica x energia térmica. Podemos perceber que um AC aquecendo o ambiente consome muito menos que uma estufa, por exemplo e é muito mais eficiente. O problema é justamente o esforço de comprimir esses fluídos que demandam uma potência e consumo elétrico custa muito caro para dispôr num trailer. Porém, se usar o sistema peltier junto com um sistema de interclima que umidifica o ar, mas com água gelada, a eficiência sobe bastante. O problema é retirar essa umidade do interior do ambiente. Aqui no RS, aonde a umidade é sempre elevada, é um problema constante para problemas respiratórios sem dizer que cria muito mofo e bolor.
EdintruderParticipanteAinda não chegou o SMS. Mas no breve off topic, o motor HSD é muito melhor do que o pessoal costuma falar. Se a picape teve boa manutenção, podes pegar sem medo. O HSD puxa trailer grande sem nenhuma dificuldade. Posso te dizer que o melhor da Ranger é o motor 2.5 HSD ou o motor 2.8 PS. Pontos fracos de TODAS as Rangers 4×2: Embreagem, acionamento da embreagem, folgas da suspensão dianteira nas diesel, vazamentos de óleo no alternador no retentor da bomba de vácuo e bomba da direção hidráulica. Esses são os problemas mais comuns desse modelo que pontuasses. Se estiver boa nesses quesitos, podes encarar que não te arrependerás. Assim que chegar o SMS te respondo. Podes mandar e-mail. Meu nome de usuário @hotmail.com
EdintruderParticipanteJustamente a maior dificuldade é arrumar um compressor 12v com grande deslocamento de gás e pressão e ainda empurrar pelo menos mais dois ventiladores. A corrente sempre será um fator que irá contra o que precisamos. Além de sair mais caro montar um AC 12v, o ganho, ou melhor, a redução de perda é muito pequena, e a diferença de valor para montar um AC 12v se investe em um sistema mais potente com um inversor.
EdintruderParticipanteOpa Tiago, melhor ainda então. Mais peso, mais lastro de contra-balanço! Só tenho que ver se esse peso não ficará muito “lateral”. Qual é a picape que queres saber?
EdintruderParticipanteDardo, esse ponto fica logo atrás do eixo. Hoje ele tem peso bem dianteiro, e as caixas da água ainda aumentarão mais o peso dianteiro. A intenção de colocar as baterias atrás é para compensar um pouco essa gangorra. A geladeira em si é muito leve, e pretendo usar duas baterias de 150Ah. As baterias somadas creio que seja apenas 65kg no máximo, assim mal farão cócegas para compensar até 250 litros de água. Eu pretendia colocar as baterias bem para trás, mas o Gustavo me alertou quanto o afastamento do centro de gravidade do trailer, então a alternativa será adiantar o casal de baterias em cerca de 1 metro para frente e colocar debaixo da geladeira. Assim ganho mais espaço no baú de baixo da cama para carregar roupas de cama, lonas e cordas. Aproveitando ainda, alguém aqui tem cozinha externa de abrir aonde a pia e o cooktop fiquem fixados na própria tampa?
EdintruderParticipanteOutro dia, andando pelo interior de São Francisco de Paula/RS, passei por um reboque-barraca atirado num canto. Nada a ver com o Trabucar, mas quanto dá para oferecer por um reboque sem a barraca e implorando por uma reforma? Tinha apenas a base de fibra e a mecânica.
EdintruderParticipanteDardo, também vou atravessar o tópico do nosso amigo e dar uma dica: A dificuldade maior é o compressor 12V: http://portuguese.alibaba.com/p-detail/r134a-horizotal-mini-compressor-car-air-conditioner-sfb208z48-for-12000-btu-portable-air-conditioner-60205687087.html Caixa evaporadora e radiador condensador tem bastante opção no mercado nacional.
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