Odair Teixeira
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Odair TeixeiraParticipante
Fala meu irmão Dardito, como vc está? Preciso te perguntar duas coisas: – Durante a noite, houve condensação de umidade no teto do Guanaco qdo vc estava nestas regiões mais frias/úmidas? – Você notou que a temperatura do piso caía além do normal durante a noite quando estava ventando? Vai ficar um pouco longo, mas te explico a razão das minhas perguntas: Finalizei as verificações de um sistema de alojamentos móveis para um cliente semanas atrás onde ajustamos os critérios de resistência a flexão dos painéis para vedação alterando a gramatura e a forma da aplicação da tela de fibra de vidro. Trabalhamos com PU (espuma de poliuretano) e EPS (Isopor) T3AF (densidade 15kg/m3 com retardante a chamas) e acabei adotando o EPS por razões de facilidades no processo e por ter longa experiência na aplicação deste material. Gosto da relação custo x beneficio do EPS, apesar do desempenho acústico do EPS ser quase nulo (ao contrario do pensamento popular de que EPS é isolante acústico) e a condutibilidade térmica ser um pouco maior que a do PU, estávamos buscando melhorar os aspectos de desempenho estrutural e acabamos alcançando. No final, verifiquei o conforto térmico em um software de elementos finitos. (o qual fui estudar e homologar a minha empresa para realizar estes trabalhos). Neste programa eu verifico a eficiência energética e o conforto de qualquer ambiente em diferentes regiões do Brasil ou do mundo, considerando as características dos materiais empregados, cargas internas (pessoas, equipamentos etc..) seja de um quartinho, trailer, shopping, hotel etc… Neste caso, montei uma schedule de utilização de hora em hora para um ano inteiro, simulando a utilização de forma dinâmica em diferentes zonas bioclimáticas no Brasil. São muitas horas montando o modelo matemático. Dito tudo isto : Este sistema de alojamentos móveis possui muita semelhança com nossos trailers. Possui 2,40×6,00mx2,00m, para levar 1 par em uma carreta. A estrutura interna é de perfis metálicos e a vedação e divisão é feita com painéis compósitos com núcleo em poliestireno expandido T3AF. Se apoiar sobre chassi com eixos, rodas e uma lança vira um trailer. Bueno, foi uma briga para convencer o dono do projeto que tínhamos que alterar o tamanho e posição das janelas, além de outros aspectos como cor, espessura das paredes etc… O cara é arquiteto, daí já viu (foi mal meu caro Pivari..) Não arredava o pé das convicções dele. Tivemos que alterar o projeto algumas vezes, pq a carga térmica interna apesar de ser baixa, em algumas regiões durante os dias mais quentes acabava gerando o efeito “hot box”, já que os materiais compósitos combinados com materiais isolantes praticamente não possuem inércia térmica nenhuma e interrompem qualquer fluxo térmico. Isto é bom, mas pode virar um problema. Vc como comandante, sabe se deixar um avião lotado com o ar condicionado desligado e as portas fechadas, em poucos minutos a temperatura interna vai a 40 graus, já que não há ventilação para troca do calor gerado pela carga interna gerada pelos passageiros. E dá-lhe passageiro reclamando de calor. Enfim, qualquer calor gerado internamente será preservado, e se a temperatura externa for elevada, e se a quantidade e posição das aberturas forem inadequadas para promover a ventilação, ninguém vai aguentar ficar ali naquelas condições. No caso reverso, em regiões frias havia uma perda de temperatura considerável e acredite: As janelas e o piso eram os grandes responsáveis pela rápida perda de temperatura abaixo do aceitável. Chegava ao ponto de ocorrer condensação de umidade internamente durante a noite em regiões onde as temperaturas caiam muito. Eu propus algumas mudanças e adotamos estratégias para mitigar estes efeitos e foram satisfatórias. Os primeiros protótipos estão em produção. Gostaria de realizar este mesmo estudo com o meu trailer e verificar pontos de melhoria. O que eu já vi é que estas janelas de acrílico e as clarabóias atuam como se não houvesse nada ali. São pontes térmicas terríveis. Quem sabe não escrevo um artigo sobre isto? Abraço Odair
7 de agosto de 2014 às 22:14 em resposta a: RODA DO TRAILER?? ARO 14 OU 15, PODE SE USAR A RODA FECHADA? #53021Odair TeixeiraParticipanteRodrigo Eu quase coloquei freios a disco no meu Imperial em Dez do ano passado. Cotei as flanges, pinças e discos. Acabou que as flanges pegavam na roda aro 14 e teria que trocar para aro 15. Acabei desistindo. A Powerbrakes tem o kit pronto. Tudo instalado e freios funcionando num trailer de dois eixos sai por uns 2500 – 3000 reais. Não é barato não. Mas a tranquilidade vale a pena. É ver a relação custoxbeneficio. No Imperial que carregado tem 3 ton, os freios originais não dão conta rodando a 80/90km. Já fritei estas lonas algumas vezes. Sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteTá 14 dolares no site da amazon http://www.amazon.com/gp/aw/d/B000BOYDZS/ref=mp_s_a_1_4?qid=1407080657&sr=8-4&pi=AC_SX110_SY165_QL70
Odair TeixeiraParticipanteBela foto! A velha ponte vista do Estreito do Estreito na 14 de Julho. Quando eu morei em Coqueiros no começo dos anos 80, dava pra atravessar a pé para a ilha pela ponte, mas logo fecharam e nunca mais permitiram. Não é proibido parar o carro ali não? Deve ter sido de madrugada para estar tranquilo assim. Saudades de Floripa…. Abraços Odair
Odair TeixeiraParticipanteDevido ao alto custo dos freios elétricos, as montadoras de trailers 5a roda para transporte de cavalos usam este sistema de freio inercial, com pivot articulado, pressionado por molas semi elípticas. Funciona direitinho. Como algumas destas montadoras estão fazendo trailers grandes e que se tornaram mistos de RVs, os freios adotados foram os mesmos.
6 de julho de 2014 às 00:00 em resposta a: Minha viagem pela Califórnia de motorhome junho 2014 #52184Odair TeixeiraParticipanteCarlos Parabéns pela iniciativa da viagem. É isto que da sabor a nossas vidas. Mas tire esta ideia de colocar o pobre KC nas costas do mercedinho. Isto não é de Deus. Compre um Solimar que vc terá muito menos dores de cabeça. Ou venha pro “bright side of the force” e passe a rebocar um trailer por aí…
Odair TeixeiraParticipanteMarcos A Xantrex tinha aqui no Brasil este equipamento desenhado para RVs . Vc pode ligar qualquer tensão entre 90 e 240 e a saída será sempre 110 estabilizada. A Generac tambem. Acho que ainda publicam suas propagandas na revista motorhome. Dardo, o maior problema dos conversores originais da Turiscar e KG é que não protegem dos picos ou variações bruscas. Eu pensei em adaptar a placa de um nobreak de maior porte. Na rua aurora, ao lado da sta efigenia da pra comprar estes nobreaks industriais sem baterias por um preço bom. Resolveria a questão. Sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteEu confio muito mais no fusca rebocando um trailer eldorado do que outro carro da época. Graças ao motor e tração traseira com a curta distancia entre o engate e eixo da tração. Subo e desço a serra das araras, serra de petropolis, serra de Ubatuba, serra do rio do rastro, a tail of dragon e até a montanha russa do hopi hari… Abaixo, um fusca 1968 1300 puxando um Eldorado do RS para SP no catalogo da Turiscar. Na época, era o que mais tinha.. Lembro na minha infância em Florianópolis o pessoal chegando com trailers puxado por fuscas, brasílias etc…
Odair TeixeiraParticipantePessoal Infelizmente por razões profissionais estarei viajando do dia 15 ao 25 e não participarei do evento. Vai ter que ficar para uma outra oportunidade. Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteAlex Vc pode revestir o trailer com chapa de alumínio laminadas de baixa espessura ou chapas de aço inox de baixa espessura. São chamadas de folhas e possuem espessura de 0,1 a 1 mm.. Vc pode cortar sob medida e colar com fitas 3M VHB, as mesmas que são usadas para colar as chapas dos ônibus da Marcopolo. São melhores que rebites e não deixam aquelas linhas de tensão que os rebites deixam. Os revestimentos polidos são excelentes isolantes refletivos . Se houver isolamento térmico na parte inferior, ele se torna uma excelente opção. Veja abaixo: Emissividade IR Longo Absortância Solar Reflectancia Solar Reflectancia IR Longo Aluminio polido : 0,1 0,1 0,9 0,9 Pintura branca : 0,8 0,2 0,8 0,9 O problema é que estes valores se perdem rapidamente a medida que a superfície vai oxidando e aderindo sujeira, portanto precisa ser constantemente mantido limpo e polido. Daria para usar uma chapa de 0,3 mm de aço inox . Pelo menos não oxida. Uma chapa com espessura de 0,3 mm 3×1,0 pesa 7kg. Não agrega tanto peso adicional na estrutura. Sds Odair
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