Publicidade:
 

Não há veículo de recreação com banheiro que não conte com algum tipo e sanitário. Portátil, fixo ou cassete, é sempre uma importante decisão o momento da escolha do modelo e marca. Seja qual for o tipo, a qualidade é essencial já que o equipamento necessita oferecer conforto, segurança, estanqueidade e cuidados com a hidráulica. Em sua grande maioria o material os sanitários embarcados é de plástico. Para este review resolvemos experimentar um modelo de BACIA DE PORCELANA, prontamente enviado pela OPEN WORLD RV.

A OPEN WORLD RV é uma tradicional empresa importadora de peças e acessórios para veículos de recreação. Situada em Novo Hamburgo-RS possui mais de 20 anos de experiência e distribui para o Brasil todo tanto para fabricantes, como para distribuidores.

O VASO SANITÁRIO FIXO: Especialmente projetado para trailers e motor homes que possuem caixa de detritos, oferece conforto interno e um ambiente mais livre no banheiro. Possui formato muito parecido com os vasos tradicionais residenciais, com base fina e fixada no piso por dois parafusos. A diferença aos residenciais fica por conta da comporta que se abre apenas no momento da descarga, evitando o retorno o cheiro do esgoto e também a sua configuração “seca”, já que a água no fundo da bacia seria não só espirrada para fora na viagem, como também escapada pelo sistema sifonado tradicional no balanço da estrada. Geralmente possui comando por pedal ou manual que aciona não só a descarga de água como também a abertura da comporta. Vai do gosto do caravanista esta escolha.

O MODELO DE PORCELANA: Apesar da tradição do plástico na composição dos sanitários embarcados, chega a fazer falta os predicados da porcelana ao menos no interior da bacia. A superfície extremamente lisa ajuda na limpeza, no uso diário e na questão da formação de odores. Principalmente para quem utiliza o veículo recreacional em períodos mais longos. O Modelo deste review possui toda a sua base, comando, assento e tampa em plástico, mas com a sua bacia toda em porcelana esmaltada que nos dá o conforto e usabilidade igual às tradicionais privadas residenciais sem perder as características do equipamento embarcado.

MODELO THETFORD STYLE II PERFIL ALTO COM PEDAL: Com design de linhas puras e altura grande, seu grande diferencial é mesmo a sua bacia feita de porcelana. A eficiência da lisura da superfície é complementada pela comporta em formato esférico que acumula menos os dejetos e entrega melhor a descarga. A base de poucas dimensões deixa o piso do banheiro mais livre até mesmo facilitando a limpeza. O comando no pedal se mostra prático podendo operar a descarga completa ou apenas enchendo a bacia com água. É mais pesado que os tradicionais de plástico e a fixação é da mesma natureza. A qualidade do assento e da tampa surpreende.

NOSSO SANITÁRIO ANTIGO ANTIGO: Já com seus 29 anos de uso, ainda original no motor home já estava pedindo para ser trocado. É justo que ainda em bom estado e funcionando para a sua idade, já estava com as articulações do assento e tampa remendados e com certa dificuldade de reter a água na vedação da comporta. A bacia também já estava muito manchada e amarelada e o desgaste de sua superfície já resultava em maus odores em pouco tempo demandando limpezas com desinfetante quase que diárias.

UNBOXING: O Sanitário chegou muito bem embalado para o transporte. A caixa do equipamento veio em sua embalagem ilustrada, com manual e com proteção da tampa + assento em plástico lacrado para só ser retirado após a instalação final. Além da caixa ter vindo envolta no plástico bolha, o próprio sanitário também veio. Acompanha o produto o anel de vedação e os parafusos de fixação com cabeça chata.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: A sensação de saber que teremos um vaso de bacia de cerâmica ficou mais evidente ao nos depararmos com ela em nossa frente. Além do material, a bacia não apresenta vincos ou dobras que possam facilitar o acúmulo de sujeira e isto facilitará demais a limpeza. A comporta em formato abaulado também dá boa sensação de funcionalidade e a pegada , design e resistência do assento e tampa surpreendeu.

RETIRADA DO SANITÁRIO ANTIGO: Com apenas duas porcas de fixação a retirada foi muito simples, sendo mais fácil do que a retirada do antigo flexível da água que estava emperrado e com a mangueira bem dura. A situação ali embaixo não estava das melhores, mas bastou uma limpeza no piso e vinil para tudo ficar limpo. Por ser da mesma marca do novo sanitário, nossa esperança era que eles tivessem as mesmas características de gabaritos, tanto de furações quanto da posição da saída em relação ao piso.

ESTUDANDO OS GABARITOS: Infelizmente a distancia entre os furos não era a mesma, o que não permitiu a troca “plug and play” instantânea. Da mesma forma não foi um serviço tão difícil assim, já que a instalação antiga já contava com plaquinhas perfuradas de fixação que seriam facilmente deslocáveis. É certo que a posição da saída no piso em relação à parede traseira também era diferente, porém o vaso anterior ficava muito distante dela, o que levou ao vaso novo ficar em uma posição 100% favorável.

INSTALAÇÃO: Primeiramente retiramos as placas para que pudéssemos reposicioná-las na nova medida. Antes eram 15,5 cm entre parafusos (eixos) para os 14,0 cm do sanitário novo. Em ambos os parafusos ficam alinhados com o eixo da saída do esgoto. No caso do conjunto de fixação antigo contava com parafusos com cabeça grossa, fazendo um efeito perfeito a configuração dos novos parafusos de cabeça chata. Fizemos a substituição não sem antes diminuir a largura das chapinhas e fazendo duas novas furações. Posicionadas para atender à nova medida, ficaram bem mais assentadas sem aquela espessura da cabeça do parafuso antigo. O assoalho sendo de madeira dispensou até mesmo a furadeira bastando parafusar direto.

CONEXÃO DA ÁGUA: Outra diferença do modelo antigo para o novo é a projeção da rosca da entrada da água da descarga. Sendo da mesma rosca de 1/2″ (meia polegada), o antigo tinha a rosca virada para baixo e o novo para trás. Por isso precisamos recorrer a uma conexão plástica em “90 graus” para evitar uma dobra drástica na mangueira. Como desejávamos um conector de prensa de borracha, utilizamos um para máquina de lavar roupas com um redutor de 3/4″ para 1/2″. Presa à mangueira de água com uma abraçadeira metálica, viria a se apresentar um conjunto totalmente efetivo com total estanqueidade. É importante que neste tipo de conexão de flexíveis não seja utilizado fita teflon, pois as vedações se dão pelas borrachas no final dos cursos das roscas, prensadas no movimento.

ANEL, VEDAÇÃO E APERTO: Para garantir a total vedação entre a saída inferior do vaso com a saída de 100mm (4″) do piso com destino ao esgoto, o sanitário já acompanha o anel de borracha. Com ele posicionado e encaixado na parte plástica da base do aparelho, ele será prensado com o aperto das porcas. Esta efetividade é realmente comprovada no momento que viramos o sanitário na posição. Somente com o aperto das porcas até o fim é que a base se encosta totalmente no piso ficando totalmente firme. Pronto. Bastou acionar a primeira descarga para comprovar o funcionamento e término da instalação. Tampinhas de plástico ainda dão acabamento arredondado e cobrindo a rosca dos parafusos protegendo o metal.

RESULTADO FINAL: O banheiro ganhou não somente um vaso novo, como ficou mais leve e moderno. A base mais fina do que a do anterior garantiu ainda mais área de piso livre e um espaço maior para limpeza. A tampa bem plana garante bom apoio e assento extra e o detalhe traseiro dá um ar de asseio e design no equipamento.

EM USO: Já se passou mais de um mês em uso e estamos completamente satisfeitos com o desempenho do vaso. Demoraram alguns dias para nos acostumarmos com sua altura bem maior que a do anterior. O assento é muito confortável, o tampo muito resistente e o funcionamento é pleno. A descarga acionada agora por pedal foi rapidamente assimilada e levando à nossa nova preferência pessoal. Antes do uso é possível encher a bacia pressionando o início do curso do pedal afim de não abrir a comporta. Pressionando até o fim se dá a ação da descarga que é rapidamente esgotada dando uma sensação de sucção. O esguicho se distribui bem pela superfície da bacia fazendo uma limpeza efetiva. Na hora da limpeza geral, basta uma escova específica com uso de desinfetante. Mesmo a comporta plástica possui superfície lisa de fácil limpeza e o seu formato abaulado realmente dá a sensação de que é efetivo no funcionamento.

DICAS: Fazemos questão aqui de registrar alguns cuidados para o uso de qualquer sanitário embarcado. Primeiramente jamais utilizar cloro, pois este ataca a borracha de vedação da comporta. Tanto o cloro na limpeza (ou acúmulo no fundo) ou mesmo aplicado no tanque de detritos, pois o vapor dele poderá prejudicar a borracha. Caso utilize água sanitária, jamais a deixe acumulada, enxaguando logo na sequência. O cuidado com materiais rígidos deve ser total com o plástico da comporta, mantendo a mesma intacta e preservada.

CONCLUSÃO: Apesar de custar mais do que o sanitário de plástico comum, o vaso de cerâmica traz um conforto e usabilidade incomparável. Como é mais pesado, deve ser evitado caso o peso final do veículo esteja no limite. No nosso caso esta diferença é ínfima, mas o prazer em contar com um sanitário quase igual a um residencial não se compara. A fixação se fez firme e seus materiais muito resistentes. Ficamos realmente satisfeitos.

CARACTERÍSTICAS (segundo o fabricante): MODELO Aqua-Magic® Style II – Descarga de pedal único com Flush potente com 100% de cobertura da tigela / A válvula de descarga limpa a cada descarga / Fácil de limpar / Assento residencial confortável de tamanho real / Perfis altos e baixos disponíveis.

PREÇO: Na data deste review o equipamento custava R$ 3.399,00 + frete na loja MEU TRAILER.

REVIEW – PRODUTO e Local: Este equipamento foi enviado pela OPEN WORLD RV que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. A instalação e testes foram feitos em nosso próprio motor home um camping no Estado do Rio de Janeiro.

CONTATOS:

Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul, Brasil
Tel.: +55 51 33763141
Whatsapp: +55 51 980527776
e-mail:
[email protected]
SITE: www.openrv.com.br
facebook.com/OpenWPA
instagram.com/openworldwpa

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here