O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio é palco de manifestações de fé de diferentes tribos há três fins de semana, quando começou a sequência de pré-romarias que antecedem a 137ª edição da festa. Neste sábado, dois públicos distintos participarão das celebrações: enquanto pela manhã donos de motor-home seguirão de Caxias do Sul até Farroupilha carregando a imagem da santa, à tarde, será a vez das crianças receberem a bênção de Nossa Senhora.
A transferência das pré-romarias para o sábado, no lugar do domingo, tem contribuído para organizar o fluxo de visitantes, garante o padre Gilnei Fronza, reitor do santuário. Isto porque os fins de semana são costumeiramente de movimento intenso: estima-se que de 8 mil a 15 mil pessoas circulam pelo santuário aos sábados e domingos, distribuídos ao longo das 14 missas. Como a maioria vai às missas de domingo, com as pré-romarias ao sábado, há equilíbrio no número de fiéis.
— Sabemos que o domingo era mais fácil para estes grupos virem até aqui, mas há uma distribuição melhor desta forma. Não há mais registros de congestionamento e as pessoas chegam mais livres, com espaço suficiente —avalia o retor.
Como há participantes que chegam de outros Estados, como Rio Grande do Norte e Santa Catarina, cerca de 60 motor home estacionarão ao longo do dia nos Pavilhões da Festa da Uva para começar o encontro. No fim da tarde, a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio se junta à turma. Haverá momento de oração e, para encerrar a sexta-feira, um carreteiro campeiro será servido. É um momento de conhecer novos amigos e fortalecer a fé, garante o organizador da quarta edição, Antônio Dosso, que conduz motor home há pelo menos uma década.
— Nós só temos a agradecer Nossa Senhora por tudo e pedir para que ela esteja sempre conosco na estrada— afirma.
A turma passará pela ERS-122 na manhã do sábado, seguidos da estátua de Caravaggio. Haverá celebração às 10h30min.
— Uma das razões que nos leva a ser motorista de motor-home é reunir a família, viajar com eles e conhecer novos amigos. E esta pré-romaria proporciona isto, nos fazer ser amigos — avalia.
Crianças dão delicadeza à romaria
Pelo segundo ano consecutivo, pelo menos 500 crianças devem ir ao Santuário de Caravaggio para receber uma bênção e conferir alguns atrativos preparados exclusivamente para elas. Haverá contação de histórias, brinquedos, lanches e animação com grupo musical. A presença das crianças dá delicadeza à igreja, define o reitor Gilnei Fronza. Prova disso é que são os pequenos que estampam a maioria das fotos deixadas em agradecimento à Nossa Senhora de Caravaggio e que decoram as paredes da Capela dos Ex-Votos. Pedidos de saúde formam a maioria das promessas, e entre as histórias, há quem garanta que a santinha já gerou verdadeiros milagres.
É o caso da professora Marcia Cristina Prati e do motorista José Guilden, de Farroupilha. Se hoje exibem a filhota Cristina Heloísa prestes a completar três anos, é porque juram que Caravaggio deu uma forcinha.A primogênita do casal nasceu prematura e com graves problemas pulmonares. Uma complicação diagnosticada logo após o nascimento fez com que a criança ficasse 19 dias na UTI do Hospital Saúde.
A equipe médica chegou a orientar que a família se despedisse da menina, tamanha a gravidade da hipertensão pulmonar de que a pequena sofria. Marcia tentava engravidar há quatro anos e, mesmo que não fosse permitido ficar ao lado do bebê na ala terapêutica, não arredava o pé do hospital – encarar o quarto decorado com os brinquedos em casa, em Farroupilha, era cena mais árdua que perambular pelos corredores do hospital. Foi quando recebeu a dica de outra paciente do Saúde:
— Ela me disse: tira o teu leite e leva para o padre Fábio, de Caravaggio, benzer.
Coincidência ou não, o leite abençoado pelo experiente padre Fábio Piazza, 98 anos, foi o único que a bebê não rejeitou. A partir dali, foram dias seguidos de laudos médicos positivos e boas notícias. Cristina Heloísa vai ao Santuário todos os domingos com os pais, e chora se não vai à missa.
— Não há nada no mundo que pague a vida dela. E não é à toa que ela faz aniversário dia 24 de maio, quase junto com a santa— diz, referindo-se ao dia votivo de Caravaggio, celebrado em 26 de maio.
:: No sábado, a pré-romaria dos motor home sairá dos Pavilhões da Festa da Uva às 9 horas. A celebração no Santuário de Caravaggio será às 10h30min. ]
:: A segunda pré-romaria das crianças ocorre às 14h do sábado. O grupo sairá em procissão da Avenida Dom José Barea (em frente ao Santuário), carregando a imagem e um quadro da aparição de Nossa Senhora. São esperadas 700 pessoas. Haverá teatro, música, distribuição de gibi
fonte texto: pioneiro.clicrbs.com.br | Foto: Roni Rigon / Agencia RBS