Esta seção do site MaCamp nasceu do amor que seu autor Marcos Pivari tem pelo Camping Clube do Brasil e pela necessidade de informações sobre o clube e seus campings. Fica claro aqui que este site não representa o CCB.
Como maior ícone do campismo no Brasil, o CCB passa por uma imensa crise administrativa. Mesmo assim resguarda como associados os últimos remanescentes com a real cultura campista.
Devido à falta de informações consistentes sobre os estabelecimentos e acontecimentos da associação, o campista, sócio ou não sócio, encontrará aqui as informações sólidas sobre a situação de campings e da própria associação.
Não saia para acampar sem antes consultar o guia do CCB no site MaCamp.
O Camping Clube do Brasil é a maior e, de certa forma, única associação de campismo do Brasil levando em consideração as que possuam áreas acampáveis para reunir seus sócios. Nos
anos 1970 e 1980 existiram algumas outras que não resistiram à passagem do tempo. Apesar de perder áreas e outras estarem interditadas ou em mal estado de conservação e pouco frequentadas, os campings do CCB abrigam os últimos redutos da cultura campista do século passado, onde o silêncio, respeito ao próximo e a contemplação do espaço e natureza são primordiais. Lá não se veem bagunças com som alto, desrespeito aos horários de silêncio e demais perturbações muito presentes atualmente nos campings particulares. Muito pelas regras de uso, cultura dos associados e também pelos preços elevados aos que não são
sócios, afugentando os turistas que buscam bagunça e economia. Após 2010, alguns campings já sofrem com barulhos e algumas desordens, porém ainda sendo exceções.
Na questão de preços, funciona assim: Sócios pagam o preço de pernoite da tabela específica de cada camping. Até 2021 sócios acompanhados de sócios pagavam o dobro e os desacompanhados pagavam o triplo. A partir de 1021, acompanhados pagam 40% a mais do sócio e desacompanhados 80%. Fora isto, paga-se pelo pernoite do equipamento e em alguns casos outras taxas, como luz, animais e outras. Há de se lembrar que os sócios pagam taxas mensais de manutenção e o título deverá ser comprado para garantir estes direitos. Também há opções de passaportes anuais e cartões aventura semestrais.