Uma pá ou picareta sempre se fazem muito úteis em um acampamento. Elas podem ser utilizadas para abrir buracos de fogueiras, canaletas de chuva, covas para pilares, captura de minhocas para a pesca e até mesmo como ferramentas que auxiliem na busca de galhos, frutos e etc. Porém o transporte destas ferramentas acabam se fazendo extremamente incômodo e volumoso na tralha. Neste caso a pá dobrável acaba sendo uma ótima alternativa.

A ferramenta possui diversas funções, mas tem como principal diferencial a capacidade de uso em serviços leves em um equipamento que se guarda de maneira extremamente compacta. Dobrada em três partes, é acomodada em um estojo em nylon muito resistente e prático que pode ser amarrado no cinto ou mochila.

Seu único sistema de rosca faz com que o cilindro da articulação central aplica pressão nas duas extremidades deixando a ferramenta rígida. Esta mesma rosca servirá para montar, recolher ou escolher as diferentes funções do equipamento. São dois os elementos articulados em uma das extremidades: A pá e a picareta.

A primeira posição é a Pá. Deixando a aba apontada para frente e a da picareta recolhida junto à haste, pode-se fazer uso dela com o apoio do cabo triangular que evitará a sua torção. Além do uso normal, poderá ser utilizada a serra que há em uma das laterais para que, com pancadas, se possa cortar raízes presentes na cova.

A segunda posição se faz com o formato da própria picareta, onde ambos os elementos se dispõem de forma perpendicular ao cabo podendo ser fincadas na terra com o auxílio da força da gravidade e arrastar a terra. A ponta fina da picareta terá menor volume de terra a ser movimentado, mas maior poder de penetração. O inverso ocorre com o elemento da pá.

Imprescindível para uns e estratégico para outros, é sempre bom contar com este equipamento que é bem leve e pequeno. Até mesmo com as crianças na praia, sempre com o acompanhamento de um adulto, poderá fazer a diferença nos castelos e túneis na areia.


 
 
 

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."