O QUE É?

Basicamente é uma ferramenta para produzir faíscas. Para fazer fogo.  Uma “pedra” gigante de isqueiro que, atritada com um metal, produz uma quantidade de faísca. MAS PORQUE TER UMA?

Uma pederneira pode trabalhar em situações bem mais severas e desfavoráveis ao funcionamento de fósforos, isqueiros e outros dispositivos. Além de ser um acessório utilizado por muitos amantes do nomadismo aventureiro, a pederneira é um importantíssimo equipamento de sobrevivência que não pode faltar no seu kit. Mesmo que você não vá utilizá-la devido à falta de “simpatia” por ela, não deixe de tê-la como um item emergencial.

COMO FAZER FOGO:

Basicamente usa-se a pederneira como um par de pedras na antiguidade. Monta-se um “ninho” de palha, folhas secas ou outros materiais disponíveis de fácil inflamação e lança-se faíscas sobre ele.

SOBRE:

A pederneira é dotada basicamente de uma rocha muito dura chamada SILEX. Até parece um grande corpo metálico, mas trata-se de uma “pedra” muito dura que é composta por opala e caledônia em tom bem escuro. Ela possui a propriedade de produzir faíscas quando esbarrado com o ferro. Este acontecimento se denomina “Pirômaco”. O Magnésio também pode ser utilizado para este fim.

Em simples palavras um equipamento que gera faíscas em grande quantidade e proporções. A vantagem é que em situações mais severas o equipamento pode continuar funcionando, mesmo após ser molhado, por exemplo. Neste caso deverá ser riscada algumas vezes para se desprender da umidade.

SOBRE A PEDERNEIRA DA MATÉRIA:

A duas maiores vantagens da pederneira ilustrada são da disponibilidade de se usar com uma mão só e pela grossura da pedra que é bem mais farta que as concorrentes. O metal está preso ao corpo plástico que se usa para segurar a pederneira, cuja pedra é constantemente expulsa por uma mola interna que possibilita a faísca apertando-se o equipamento sobre uma superfície dura. Apesar disso, pode ser “riscada” com um metal externo, como uma faca por exemplo, porém com um indesejável molejo do cilindro da pedra.

O corpo externo da pederneira é feita de plástico ABS preto com a marca em alto relevo. A capa dobrável guarda a rocha na posição de repouso e protege o produto que fica acondicionado em um estojinho de tecido com alça para prender no cinto e abertura em velcro. Ao todo pesa por volta de 75g.

ALGUMAS DICAS:

Não iremos aqui almejar informar os mais experientes aventureiros em relação ao uso de uma pederneira e sim os que procuram o equipamento como item de segurança ou ainda que busque certos usos e costumes mais nômades em seus acampamentos. Neste cenário, além de se utilizar uma base dura, como uma madeira, por exemplo, deverá se fazer um ninho ou amontoado de papéis, palhas secas ou outros insumos capazes de pegar fogo com facilidade. Se formos levar em conta algumas facilidades neste processo, utilize algodão seco para iniciar a chama. Ele pega fogo mais facilmente diante das faíscas e pode ser misturado em pequenas quantidades junto à palha. Para que ele mantenha o fogo por mais tempo, utilize vaselina para “umidificá-lo” fazendo com que queime mais lentamente e o fogo consiga pegar nas varetas e lenhas mais duras.

OBS: Produto gentilmente decido pela LOJATUDO em apoio ao maior projeto de fomento ao campismo Brasileiro: MaCamp


 
 
 

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."