A barraca banheiro da Blue Camping possui um sistema prático de montagem e desmontagem conhecido popularmente como “Pop Up” ou “2 seconds”. Diferente das barracas deste tipo de estrutura, a barraca-banheiro fica com um diâmetro bem menor quanfo fechada pelo fato de não possuir grandes dimensões quando aberta. Projetada para servir um adulto em pé, possui pouco mais de 1,20m x 1,20m em sua base afinando até em cima é capaz de abrigar alguns elementos ligados ao “banheiro” no camping, como ducha solar ou chuveiro 12V, sanitário portátil e até mesmo aquelas pias portáteis. Aferimos o peso de 2,780kg de peso dentro da bolsa de transporte.

Para quem não conhece, a barraca-banheiro é muito útil para locais sem banheiros ou mesmo naqueles campings lotados em feriados ou cujos banheiros não possuem boa limpeza. É perfeito para administrar a higiene sanitária com as crianças, contando com seus próprios aparelhos. A cabine também pode ajudar na troca de roupas em pé, quando a barraca não possui altura para isso.

Bolsa estojo (64cm de diâmetro) | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Alça para levar nas costas| Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

Acusamos 2 principais diferenciais no modelo da Blue Camping em relação a produtos/marcas similares: A barraca possui maior dimensão em sua base o que pode ser favorável para quem deseja criar um ambiente de banheiro completo com diversos equipamentos e desfavorável para quem só deseja o abrigo da hora do banho, pois acaba ocupando um espaço maior tanto no camping quanto na guarda. Outro diferencial é o seu teto fechado. Perfeito para quem deseja o abrigo total do sol e da chuva daqueles pertences, pode deixar o banho um tanto mais “sufocado” e sem a possibilidade do posicionamento totalmente superior da ducha.

Amplo espaço interno. Toalheiro | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Exemplo de uso com sanitário portátil. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

A tenda possui uma porta com zíper que se recolhe na parte de cima evitando que não fique suja. A falta do teto aberto é compensada pela janela lateral superior também com zíper que garante a ventilação. Também possui toalheiro interno através de uma fita de nylon em uma das laterais que abriga muito bem até duas toalhas. Uma bolsa do mesmo material pode abrigar alguns pertences e uma saboneteira. Algo muito útil para o uso do equipamento.

Janela na lateral superior compensa teto fechado. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Fixação por espeques. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

Montagem: A montagem é extremamente simples, retirando-se a tenda do estojo redondo com zíper e deixando-a abrir sozinha no chão. Atenção: Equipamentos de camping não são “toca do Gugu”, ou seja – brinquedos – portanto procure não jogá-los para o alto. Deixe a estrutura ir se esticando devagar, pois as vezes pode escapar e bater no rosto. Depois é só abrir a base e fixar as quatro pontas com os espeques que, no nosso caso, não acompanhavam o produto. Está pronto o banheiro no camping.

Desmontagem: O produto não acompanhava instruções de desmontagem que, para quem conhece os produtos “pop up” se faz bastante difícil quando não há experiência. Um vídeo na internet foi nossa solução o que nos incentivou a filmar a desmontagem no vídeo abaixo. Deve-se soltar os espeques e “dobrar” a base da tenda até que ela se transforme em uma “prancha” plana. Posicione-se na extremidade mais fina enquanto ela está repousada sobre o chão. Segure-a com as duas mãos dobrando-a em direção à extremidade mais grossa enquanto seu segmento longitudinal formará um arco. Ao final do movimento, estes dois arcos naturalmente serão “dobrados” para dentro, como se fossemos “dobrar um oito” ao meio. Estará formado o disco redondo que após acertado em 3 camadas iguais estará pronto para ser guardado no estojo. A própria bolsa e o zíper de fechamento auxiliarão neste acerto final.

A bolsa possui alça para transporte de mão e até mesmo fitas que transformam em uma mochila (apesar de não vermos muita utilidade nisso). Ali até sobra espaço para mais algum equipamento fino para aproveitamento da bolsa.

Algumas ideias: A barraca banheiro quando usada apenas para banho, pode ter seus momentos ociosos utilizados para outros fins, como abrigar acessórios e objetos ou até mesmo um varal de chão para a secagem das toalhas abrigadas de possíveis chuvas que ocorrem quando estamos em passeio.

* Produto enviado pelo fabricante BLUE CAMPING para avaliações e análises MaCamp.


 

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”