Feriadão com a família no camping. Acampamento montado com direito a avancê. Churrasco e mesa posta. A barraca acaba sendo mesmo só pra dormir e a diversão durante o dia fica na “área da cozinha”. A Nautika acaba de lançar um modelo que integra a lona da cobertura à própria barraca como sobreteto. É claro que o MaCamp foi escolhido para testar o novo brinquedo: A Savanah GT.

O modelo enviado pela NTK foi a de 5/6 pessoas (3m x 3m). A barraca do tipo iglu tradicional já conta com a consolidada maneira fácil e intuitiva de montagem e se enquadra definitivamente na modalidade de campismo familiar, já que pesa 12,3kg e conta com quatro hastes bem resistentes para a cobertura.

UNBOXING: Dentro da caixa a barraca já está na bolsa para transporte. Lá consta o dormitório principal, o sobreteto-cobertura, par de varetas, hastes (pólos) da cobertura, saco dos 16 espeques e jogo de quatro cordinhas .

TECNOLOGIA: A barraca conta com inovações peculiares à linha GT. A estrutura tem a chamada “nano fiber” que busca maior resistência e flexibilidade em varetas mais finas graças à tecnologia da fibra de vidro virgem. Já o piso conta com composto anti-fungos que promete maior resistência e principalmente proteção térmica.

MONTAGEM: A montagem é tão simples quanto qualquer tradicional Iglu. Esticado e espequeado o dormitório, passa-se a estrutura nas bainhas e grampos até seu arqueamento. Depois é só cobrir com o sobreteto com o auxílio dos pólos e cordinhas. Nosso video abaixo demonstra.

VERSATILIDADE: Fica a cargo da cobertura/sobreteto as múltiplas escolhas de configurações independente da própria barraca. É importante ficar de olho para que a chuva não empoce no meio formando as famosas “bacias”. Aí ficou faltando os ilhoses de ancoragem das pontas das hastes nos demais pontos da lona e não somente nos locais da configuração original.

ANÁLISES: Enxergamos a Savanah GT como algo muito interessante e prático para o campismo familiar, porém se enquadra com excelência apenas no verão ou em climas no máximo amenos. Isto porque a barraca é extremamente ventilada. Seu dormitório é todo de tela e fechado apenas nas extremidades expostas o que realmente garante privacidade total quando a cobertura está na forma original. O túnel formado pela cobertura suspensa ao dormitório torna a exaustão totalmente efetiva garantindo conforto máximo nas mais altas temperaturas. No frio a coisa já muda de figura e o telado e o excesso de ventilação cruzada acaba inviabilizando seu uso. Uma sugestão de nossa equipe seria um sobreteto parcial (que apenas cobrisse a área de telas sem a necessidade de estanqueidade) como acessório não obrigatório. Fica a dica pra Nautika.

USO: Durante a acampada a barraca se comportou muito bem principalmente na chuva que foi braba durante a noite. A cobertura segurou toda a água e as extremidades expostas idem. Destaque para a bainha na parte inferior da porta que dá mais proteção para o zíper. Apesar de termos acampado no frio, pudemos perceber a boa ventilação e principalmente a opção de dupla entrada – frente e traseira – que além de facilitar o uso ainda garante mais fluxo de brisa. Pode-se até mesmo acoplar a barraca-banheiro à saída traseira. O avanço da cobertura abrigou bem uma mesa de apoio, assentos e demais acessórios. Lá dentro alguns mimos como porta objetos e pendurador de luminária no topo. Seus reais 2,95cm de dimensões internas e altura de 1,80m no topo dão bastante liberdade e sobrará bastante espaço se não for utilizada sua lotação máxima. A lona externa possui 4,73m X 5,75m e sua projeção pode perder alguns centímetros dependendo da inclinação das laterais. O piso da barraca realmente parece mais “fofinho”, mas não se deve confundir “proteção térmica” com “isolante”. As telas são bem fininhas o que garante boa ventilação sem que entrem aquelas formiguinhas e insetos minúsculos. Bom elas elas não serem do tipo “no-see-um” que acabam não deixando passar nem brisa.

CARACTERÍSTICAS: Material Estrutura: Varetas de fibra de vidro com diâmetro maior que os convencionais, interligadas por elástico interno e fabricadas com tecnologia Nano Fiber (branca) com material 100% virgem proporcionando mais resistência e flexibilidade; Material Interior: Tela mosquiteiro de poliéster super fino que evita até os menores insetos e mosquitos; Material Piso: Polietileno de alta resistência sem costuras (termo-soldado), evita qualquer vazamento de água; Material Sobreteto: 100% Poliéster impermeabilizado com poliuretano 2500mm de coluna d’água; Medidas – A x C x L (m): 1,80 x 2,95 x 2,95; Peso: 12,3 Kg ;Tipo: Barraca iglu com sobreteto tipo cobertura destacada; Cor: Azul petróleo com cinza.

PREÇO: Na data deste review o equipamento que é de venda exclusiva no site da Nautika custava R$ 969,00.

REVIEW – PRODUTO e Local: Este equipamento foi enviado pela NAUTIKA que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Os testes foram feitos no Camping do CCB de Campos do Jordão-SP.

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”