Noite escura e bagunça na barraca. De repente você precisa achar aquela coisa que estava no fundo da mochila, mas não tem certeza se estava embaixo do colchonete. Pega a lanterna e não consegue enxergar nada direito. A coisa piora quando você tenta pendurá-la e o foco não consegue iluminar o cantinho exato onde você procura. Quem nunca… A Guepardo nos enviou a sua luminária para camping Megalite de luz difusa confiando no nosso know how e nós avaliamos.

Com a finalidade essencial de ser uma luminária para a barraca ou avancê, a guepardo dispõe deste modelo intitulado por eles de “Lampião”. Possui boa versatilidade com algumas funções, a princípio interessantes. Pra começar ela já resolve aquele problema que falamos acima. É um casal? Sem brigas… Tem para os dois. Um pode ler e o outro cozinhar.

Ela possui duas partes (metades) que configuram uma iluminação de 360º e que pode ser dividida em um facho de 180º tanto juntas lado a lado como dispondo em duas posições ou locais diferentes. Pode-se optar por pendurar uma na barraca e outra na varanda, apesar de sozinhas não ficarem completamente deitadas quando penduradas. Para a função 360º elas contam com um sistema de encaixes por pressão. No modo luminária horizontal elas se prendem com Ímãs.

As hastes recolhidas quando juntas, garantem que se pendure o conjunto em qualquer travessa ou gancho e também quando dispostas horizontalmente juntas pelos pés magnéticos.

 

Uma desvantagem sentida por nossa equipe se dá pela alta quantidade de pilhas a serem utilizadas no conjunto. Oito pilhas do tipo AA (pequenas) nos pareceu demasiadamente caro, além de pesar bem no acessório. Por outro lado entendemos que hoje em dia as baterias recarregáveis acabam sendo mal dimensionadas e têm pouca durabilidade diante da economia na fabricação e da vida útil da mesma. São utilizadas 4 pilhas em cada uma das luminárias e a Guepardo garante 26 horas de autonomia.

Os ímãs serviram, além de juntar ambas as luminárias, também para fixá-las em partes metálicas mais rígidas, como na lataria do carro por exemplo. Como apenas uma é imantada e a outra apenas um metal para encaixar no ímã da outra, ela não tem muita força para superfícies totalmente verticais.

A iluminação é de cor branca com dois níveis diferentes a cada apertada no botão. Pressionando por alguns segundos ela se apaga. Interessante que os plásticos são bastante resistentes, inclusive a “lente” dando impressão de que vai ter grande durabilidade.

+ Descrições: Sistema magnético de encaixe rápido; Lente de policarbonato com alta resistência à queda e impacto; Resistente à chuva – IPX4; Abs +Aço inoxidável; Botão em silicone luminoso + Imã; Led: 4 Philips 3535 branco; Poder de iluminação: 120 Lumens; Bateria: 8 pilhas AA (não inclusas); Tempo de iluminação ininterrupta: 26 horas;  Tamanho: 8,0cm x 14,5cm x 8,5cm; Cor: Branca; Peso: 0,352kg

    

Preço: A luminária custava na data deste artigo, R$ 109,25 na loja online da guepardo. Em lojas virtuais chegava a R$ 120,69.

REVIEW – PRODUTO E LOCAL: Este equipamento foi enviado pela GUEPARDO que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Os testes e fotos foram realizados no Camping Chapéu de Sol em Itu-SP, em parceria com o MaCamp.


 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”