Certo dia em que trabalhávamos na redação do MaCamp, Eis que o Alex da Zenbag entra em contato conosco. Sua intenção era de nos enviar seu produto para que pudéssemos realizar uma avaliação. Exatamente o que fazemos em nosso programa de reviews. O sofá inflável ZENBAG é um produto bem a ver com a prática de campismo familiar, mas tem um diferencial de não ser do sistema tradicional de infláveis que precisam de uma bomba infladora que demora certo tempo. Nos mandaram em duas cores. A curiosidade era grande e testamos exatamente no camping e com o reforço de uma turminha da pesada que não poupou o produto.

Nossa primeira impressão foi positiva. O tecido é diferente dos infláveis comuns, tendo uma textura que torna o toque mais suave não somente no contato durante o uso, mas também no manuseio. É praticamente um saco e para ser inflado de uma forma mais instantânea, possui uma boca bem larga para ser inflada no movimento. Para lacrar a saída ele utiliza o mesmo método de alguns sacos-estanque para celulares que consiste em dobrar várias vezes a bainha. Por fim, uma presilha é utilizada para arquear e pressionar as dobras para vedar por completo.

INFLANDO

Demora um pouco para pegar o jeito de inflar o Zenbag. No começo é quase impossível deixar de se ver correndo de um lado pra outro com o saco na mão tomando ar, mas a verdade é que o segredo nem está em forçar tanto ar pra dentro, mas sim na destreza de fechar o sistema antes que o ar saia. Por isso a melhor maneira é enchê-lo fazendo um movimento rotativo com o corpo sem a necessidade de sair do lugar. Desta forma você se concentra em fechar o bocal e enrolar rapidamente para que enquanto vedamos a abertura, também comprimimos o ar que ficou no interior. Mas não se acanhe. Uma corridinha ainda fará parte do ritual por um tempo.

O USO

Um pequeno estranhamento no primeiro uso é normal. Parece que vai sair rolando ou que não ficará firme. Basta colocá-lo com a costura que une as duas bolsas virada para cima. Para ter uma melhor noção é só seguir a posição correta do logotipo. De preferência com os pés voltados para a bainha das dobras, é só deitar e se entregar ao descanso.

Um detalhe muito importante é de que o inflável não é totalmente vedado e por isso vai perdendo a pressão com o tempo. Portanto quanto mais se pula sobre ele, mais rápido ele vai desinflando. Não é nada que atrapalhe seus momentos de descanso sobre ele, porém é bom saber que não permanecerá sob pressão durante o dia todo como acontece com colchões infláveis tradicionais.

PROVA DE FOGO

Durante nossos testes tivemos  a “ajuda” de uma galerinha de peso. Por mais que possa não parecer, essa criançada fez de tudo com os Zenbags pelo camping, principalmente pulando em grupo sobre eles e também correndo pra tudo que é lado tanto inflados quanto tentando inflar. Ao final ficou tudo bem com os zenbags.

APLICAÇÕES

O Zenbag é muito bom para uso em diversos locais de lazer como gramados, piscinas ou até mesmo dentro de casa. O maior diferencial é mesmo um produto pequeno e leve para carregar, que dispensa o uso de infladores, enche de modo rápido e também rápido de desinflar e guardar. Para quem não curte areia, será um ótimo equipamento para usar na praia.

Como estamos no inverno, não tivemos a menor coragem de testar na água, mas há quem diga que é bem divertido flutuar nele. O fabricante classifica o produto como “praticamente impermeável”, mas alerta para o cuidado no acompanhamento de crianças e por indicar que não se trata de um salva-vidas.

CARACTERÍSTICAS

Segundo o fabricante o peso máximo suportado é de até 200kg e permite que duas pessoas utilizem; Material: Polyester 70D/210T; Peso: 0,9kg; Cores: Verde, Rosa, Azul e Laranja.

Preço: Na data deste review, era vendido exclusivamente no site oficial por R$ 179,40 com pagamento em até 6x e com frete grátis.

REVIEW – PRODUTO E LOCAL: Este equipamento foi enviado pela ZENBAG que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Os testes e fotos foram realizados em Campos do Jordão-SP.


 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”