Ar Condicionado SPLIT para RV`s - Alternativa...
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Há algum tempo surgiu no mercado algo bastante interessante sobre condicionador de ar tipo Split que, dependendo do ponto de vista e da necessidade, poderá servir para proprietários de veículos de recreação.

A novidade não fora criada com este foco, e sim para atender às edificações que pretendiam instalar o último conceito de ar-condicionado, o Split, porém em casos especiais onde haveria limitações físicas ou até em prédios e condomínios que só aceitariam o tal modelo “de janela”, tradicionais aparelhos compactos formados por um só volume.

Tal novidade seria bem vinda nos trailers e motor homes que já possuiriam tal espaço nos armários superiores. a unidade condensadora, antes volumosa e que se instalada no trailer provocava um péssimo aspecto visual, poderia ser instalada no buraco do aparelho anterior, bastando levar a evaporadora até o local pretendido.

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Agora basta apenas o usuário fazer seu conceito. Marca, preço e seguir as vantagens e desvantagens:

Prós: Pode-se escolher locais para a evaporadora, mais distantes ou até em outros ambientes; Sem o velho aparelho, pode-se substituir a frente do armário por uma porta falsa, melhorando-se o design interno. Conta-se com facilidades do modelo Split que não existiam no de janela.

Contras: O preço é muito maior e o espaço do antigo será todo utilizado, ou seja, melhor mesmo pagar pouco e não ter que perder mais um espacinho com a evaporadora. A evaporadora necessita de tubos que liguem à condensadora, causando “reforma”.

Atualização de artigo: Desde 2015 está muito difícil de encontrar os modelos Split Window no mercado. Os modelos com função “quente” praticamente sumiram das prateleiras.

Caberá a cada um resolver qual lado da balança pesa mais.

EXEMPLO DE APLICAÇÃO:

Um bom exemplo de aplicação do split window é no trailer Karmann Ghia onde não há espaço para uma condensadora externa comum, ainda mais em um modelo KC-330. A unidade externa do ar condicionado tipo “window” cabe muito bem no baú do sofá/cama da sala, onde ganhou uma caixa interna para abafar os ruídos, isolar o baú da poeira da estrada e ainda sobrar espaço para as bagagens. No nosso caso consideramos o aparelho uma verdadeira “mosca branca de olho azul” – Conforme exaustivamente procuramos, aplicamos um modelo Split Window 7.000btu`s, 110V, quente e frio. OBS: Como os trailers são ambientes extremamente pequenos, não se deve escolher modelos muito potentes em BTU`s, pois ocorrerá um efeito “gangorra” muito frequênte no interior do RV.

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Aberturas inferiores de tomada de ar para renovação e arrefecimento da unidade externa.
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Aberturas no assoalho

Qualquer ar condicionado precisa de uma circulação de ar para o resfriamento da unidade externa, não podendo misturá-las. Por isso fizemos um buraco na lateral do trailer para a saída do ar e entradas no assoalho para a tomada do mesmo. Fixado o aparelho, foi fazer as ligações de gás (canos de cobre) e eletricidade para a posterior construção da caixa envolvente da condensadora.

Depois foi a vez da evaporadora, cujo local foi escolhido diante de uma parede livre e ao lado do fundo da geladeira onde pudéssemos passar o encanamento de cobre sem que o mesmo ficasse aparente. Escondido, foi esticado até a condensadora. Detalhe: Não foi preciso “carga” de gás, já que os aparelhos já vem abastecidos para até 5m de linha de cobre.

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linha de cobre + elétrica
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fixação da evaporadora
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Evaporadora instalada.

Entre o fechamento original do baú (sofá) e o aparelho, consruímos uma caixa isoladora de poeira e barulho.

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caixa intermediária isolante
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Baú acabado

A saída lateral foi aberta e protegida com uma grelha. No verão o ar é cuspido quente e no inverno sai frio podendo até mesmo congelar.

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Abertura de saída de ar
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Grelha de Proteção

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá. ótimo artigo, com muitos detalhes. Grato. Tenho somente uma dúvida e gostaria de saber sobre quem instalou desta forma conseguiria responder. O fato de estar alojado no piso, naquela posição, não corro o risco de estar “puxando” muita poeira das estradas comprometendo os filtros e a qualidade do ar? No meu caso, pretendo colocar numa Renault MASTER e me preocupo além do excesso de poeira a possibilidade de passar em áreas alagadas que se aproxime e atinja a altura destes acesso no piso. Alguém que instalou desta forma e teve bons resultados? Grato .

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