O que é?
A bateria é um acumulador recarregável de energia. Sua função é armazenar energia sob a forma química, que será transformada em energia elétrica quando o veículo dela necessitar. Ela serve para dar partida no veículo, fornecer energia para iluminação externa e interna e manter os “sistemas elétricos e eletrônicos” ativos enquanto o veículo não estiver em funcionamento.
Uma bateria automotiva de 12 v é formada por seis elementos constituídos de placas positivas, negativas, separadores e eletrólito.
Todas as baterias aparentemente são iguais, porém a tecnologia empregada na sua fabricação, assim como o processo, os materiais empregados e o sistema de qualidade são determinantes na performance e na vida útil do produto.
Cuidados preventivos no manuseio:
· a bateria produz gases explosivos. Por isso, evite fumar, produzir faíscas ou a proximidade de fogo;
· não incline a bateria, para evitar vazamento de solução ácida, altamente corrosiva;
· utilize óculos e luvas de proteção;
· mantenha-a fora do alcance de crianças;
· leia o manual de instruções.
Modelos existentes:
· Baterias seladas
Toda bateria automotiva comercializada no mercado brasileiro contém eletrólito (solução de ácido sulfúrico e água), seja ela selada ou convencional (com rolhas).
Qualquer bateria de automóvel (selada ou não) produz gases quando está sendo utilizada. As baterias seladas têm um respiro, por onde escapam os gases. Se os gases fossem retidos dentro da bateria, com o tempo o aumento de pressão faria a bateria explodir. O termo “selada” é utilizado de forma exagerada, uma vez que nenhuma bateria é completamente fechada, pois possui respiro.
· Bateria “livre de manutenção”
Em todo o mundo existem baterias “livres de manutenção”, com rolhas. A característica “livre de manutenção” está relacionada aos materiais com que essas baterias são fabricadas. Entende-se como livres de manutenção aquelas construídas como uma “liga” que produz baixa liberação de gases, seguindo as normas do BCI (Battery Council International). Portanto, bateria livre de manutenção não precisa ser selada.
Existem várias tecnologias que utilizam prata como elemento de liga para a fabricação de baterias. No Brasil, existem baterias com grades fundidas e outras com grades expandidas. Estas (de última geração) são mais duráveis e com maior desempenho. Somente a Enertec, em nosso País, faz baterias com liga de prata e grades expandidas.
Existem fabricantes que colocam em seus rótulos valores indicativos os quais não refletem testes amparados por normas nacionais e internacionais.
Desempenho de Qualidade – Teste realizado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo)
Capacidade em 20 horas
Indica a quantidade de energia que a bateria consegue armazenar. O teste é feito descarregando-se a bateria com uma corrente específica até atingir uma tensão final de 10,5 v.
Saiba como proporcionar vida longa a sua bateria
1º Dê partidas curtas, entre 5 e 7 segundos;
2º Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo não estiver em funcionamento;
3º Uma bateria descarregada pode ser identificada por dificuldade de partida, luzes fracas, problemas causados por regulador de voltagem desregulado, correia frouxa ou fio de terra solto;
4º Lembre-se de que a constatação de defeito só é possível com o uso de equipamentos que testem todos os elementos da bateria;
5º Não aceite que testem sua bateria com cabos, fechando o curto-circuito entre os pólos. Este procedimento, além de ser enganoso, pode prejudicar a bateria, fazendo-a ferver, o que não caracteriza defeito;
6º Faça regularmente um check-up na parte elétrica de seu veículo;
7º Ao instalar qualquer opcional elétrico não-original, verifique junto à rede autorizada se é recomendável a substituição da bateria devido ao aumento da demanda elétrica.
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