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Naza, a mola da CG até que não é tão macia. Permitirá que eu engate ré e consiga movimentar o trailer em pequenas manobras no piso plano sem que acione o freio. Para eu comprimir a mola para conseguir colocar os parafusos de trava, usei duas catracas e fiz muita força. A mola no lugar já fica muito comprimida, exercendo muita resistência. Pelo menos uns 80kg de pressão tem que fazer para comprimir mais a mola a ponto de iniciar a frenagem do trailer. Porém os sistemas originais dos turiscar contam apenas com amortecedores e funcionam de forma bem suave, pelo que já vi dos relatos.
EdintruderParticipanteNaza, nas minhas viagens inaugurais Criciúma está no caminho. Tenho um casal de amigos que moram aí. O meu amigo foi transferido para a Gerdau, e a esposa e o filho foram juntos. Então com certeza conhecerás o Cavinete em primeira mão! Sobre o esticar, eu estiquei quase 80cm externos apenas nos avanços “aerodinâmicos”. Na parte traseira consegui ganhar 35cm para recuar a cama, aumentando um pouco o espaço no banheiro e cozinha. E na frente tenho cerca de 25cm internos para espaço para o dinete e a cama superior. Como estás na parte de início de projeto, esse é o momento de refletir sobre os aproveitamentos dos espaços.
EdintruderParticipantealexjeep wrote:Edintruder, Por favor, fiquei com dúvida numa coisa. Você diz que “Como a manta não faz parte da estrutura, ela casa muito bem. A estrutura é a madeira, então o tecido + resina tem função puramente impermeabilizante.” Como assim? Tinha imaginado que você fez uma caixa de madeira e cobriu com tecido e resina. Onde vai essa manta que não faz parte da estrutura? Por dentro do tanque você fez algum acabamento? Como fechou a caixa toda? AbsAlex, no caso do banheiro, o uso da fibra será somente impermeabilização, correto? Então podes usar tecido. No meu caso fiz uma caixa com pedaços de policarbonato, fechei os cantos com fibra de vidro comum e depois revesti com pano mais resina. Como ela fica apoiada em cima de 5 sarrafos em todo o seu comprimento, a fibra mantém a sua estrutura, que é bem rígida em função das várias camadas de pano e resina. Fica muito similar à fibra de vidro.
EdintruderParticipanteRuy, pesquisa por Towbar que entenderás certinho como o sistema funciona. Na prática tu até esqueces da existência de um carro lá atrás, exceto quando precisar manobrar que tens que respeitar o raio de giro do carro quando fores dar marcha a ré. O carro comandará exatamente como um reboque. Sobre o MH, a grande vantagem é poder usufruir da “casa” durante a viagem, o que torna um passeio mais tranquilo para a família, permitindo um deslocamento por maiores distâncias sem reclamações da família.
EdintruderParticipanteA coisa está lenta mas não está parada. Cada vez que coloco o meu macacão de trabalho, dispenso de 2 a 3 horas de trabalho. Como essa etapa de nivelamento de superfície externa e pintura é muito demorada, arrumei uma massa niveladora de outra cor, pois eu estava usando massa branca em cima da tinta bege. Então eu preciso pintar de bege para achar as imperfeições e passar mais massa. Ontem achei uma massa marrom, então fica mais fácil pois tenho como destacar as imperfeições duas vezes antes de pintar. Espero terminar essa etapa de uma vez! Hoje vou encomendar duas janelas para iniciar a próxima etapa. O custo total de material até o momento é de R$8.699,00. Empatado com o meu Escort (compra mais reforma).
EdintruderParticipanteDaniel, a possibilidade do hidráulico do trailer vazar é muito menor que a do carro. Os freios do carro trabalham muito mais, sendo assim é mais fácil ficar sem freio no carro. Naza, meu caro amigo! Fico muito feliz que o chassis está tomando forma! Lembro quando comecei o meu. Mal imaginava o que ainda tinha pela frente. Infelizmente o nivelamento e pintura estão me tomando muito tempo, pois se trata de um veículo grande, quase um micro-ônibus de tamanho! Mas a cada etapa vencida é uma pequena vitória conquistada. Hoje pretendo encomendar 2 janelas para ver como ficarão. Ontem atualizei a planilha de material e a conta está em R$8.700,00!!! Sei que na condição que ele está, depois de emplacado já vale 15.000,00, então estou tranquilo com o orçamento. Depois que estiver com as janelas e todas as portas instaladas, partirei para o interior. Mas creio que essa etapa só chegará no ano que vem… Não perde o foco e não desanima que mesmo ainda tendo muito o que fazer, é uma satisfação indescritível. Naza, em que cidade tu moras?
EdintruderParticipanteAbaixo as imagens do tanque do sanitário que fiz usando a base de tecido e resina. Usei tecido sintético nesse tanque, mas o tecido de algodão seria melhor. Em vários reparos com fibra que já fiz, o tecido de algodão se mostrou muito bom de trabalhar e sem os inconvenientes da fibra que crava na pele. Como a manta não faz parte da estrutura, ela casa muito bem. A estrutura é a madeira, então o tecido + resina tem função puramente impermeabilizante. O tanque não ficou bonito pois não tem nenhum tipo de acabamento, e como ficou debaixo do trailer, não me preocupei em deixá-lo liso.ou bonito. http://www.portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=4318 http://www.portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=4319 http://www.portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=4981 Para retirar a fibra de vidro da pele, o ideal é esfregar uma esponja na pele. Mas é tudo questão de prática. Depois de fazer várias peças em fibra se pega uma boa noção de como trabalhar com ela sem se sujar e sem ficar cravando nada na pele. Um pano e um thinner à mão é sempre bom para limpar as mãos. Itens básicos: – Vários “copos” usando garrafa pet de 600ml, cortados, assim mistura resina e catalisador aos poucos e depois joga fora; – Vários pincéis de 1″ mais baratos que puder comprar. Não compensa gastar thinner para limpar. Usa um por aplicação. Podes usar um dia inteiro um único pincel, mantendo molhado com, thinner entre as aplicações, mas depois de usar bota fora pois ele seca e não presta mais; – Pano para limpar mãos; – Thinner sempre à mão; – Roupa e sapatos velhos; – Luvas de látex baratas. Eu prefiro trabalhar sem luvas e cuidar para não sujar as mãos, e sempre limpar quando tocar na resina; – Tesoura boa. Corta o máximo que puder a manta antes de catalisar a resina; – Paciência. Tenha sempre muita paciência, pois nesse tipo de serviço o tempo não pode ser acelerado.
EdintruderParticipanteClóvis, eu achei que irias transformar a kombi em um trailer, e não em um MH. Mas partindo do princípio que na modificação terás que fazer alguma funilaria, a reforma da mesma funilaria será diluída pelos ajustes necessários para deixá-la ao teu gosto. Posta umas fotos da Kombi.
EdintruderParticipanteAlex, eu tinha essa ideia anteriormente, mas em vez de usar fibra de vidro eu pensava em usar pano de algodão, esticar bem e resinar na madeira. Duas ou 3 camadas de tecido mais resina fica excelente.
EdintruderParticipanteAcho que investir num freio é importante, ainda mais considerando que jipe é um veículo relativamente leve e curto, sendo assim ganharás muito em segurança com o freio. A trava para ré é para manter o sistema de freio imobilizado. Quando for dar ré sem travar. irá comprimir o cilindro mestre e freiar o trailer, sendo assim irás fazer um cabo de força oposto.
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