Edintruder
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EdintruderParticipante
Esse “detalhe” do veículo tracionador mais pesado é “regra” para o sistema de Towbar (cambão rígido) aonde o veículo trator precisa puxar o sistema de direção do veículo tracionado. Quando essa diferença de peso não é levada em conta ocorrem muitos acidentes. Daí parte para o sistema de carreta plataforma que não tem essa resistência lateral tão acentuada ou se encaram os acidentes comuns que vemos nesse tipo de reboque. Um jipe sendo puxado por um Gol é acidente certo, porém o mesmo gol puxando o jipe em cima de uma plataforma, o risco de acidentes será muito minimizado, partindo aí somente o fator de direção preventiva para completar a segurança do reboque. Com o corsa 1.4, o único fator que será crítico será na própria capacidade de tração e velocidade em dias de vento contra. O motor 1.4 consegue manter 80km/h em 4a marcha sem problemas, mas se pegar um vento contra mais forte, vais ter que te contentar a andar nos 60km/h… Entenda também que o excesso de velocidade pode acentuar o risco do pêndulo, aonde o maior peso do tracionador também ajuda, dessa forma, não pode ter pressa para tracionar um trailer. Sem velocidade elevada, menor o risco de pêndulos, então até aí o 1.4 não terá problemas. Fora isso, não terás maiores transtornos com o carro. Podes encarar um trailer sem medo. Com o peso do trailer, qualquer manobra que fizeres irá sobrecarregar o conjunto da embreagem, dessa forma evita ficar manobrando muito. Planeja a manobra e procura ser o mais breve possível pois nem nesse aspecto irá prejudicar o carro agindo assim.
EdintruderParticipanteEstá certo. O velocímetro irá marcar menos que o real pois afeta a transmissão final em relação ao solo apenas. Como se tivesse pernas mais longas. Mesma quantidade de passos mas maior distância.
EdintruderParticipanteEvandro, se quiseres mais informações sobre a picape, pesquisa no fórum http://www.4x4brasil.com.br . No tópico de picapes encontras muitas informações. Se não me falha a memória a capacidade máxima de tração da L200 é de 3.500kg. Sendo manual, não precisas fazer nenhuma alteração no sistema de arrefecimento, pois é um problema que tem nas automáticas quando submetidas a esforço.
EdintruderParticipanteEvandro, bem vindo ao fórum. Sobre a tua caminhonete, essa L200 é a Triton? Para puxar um trailer pesado, a L200 puxa tranquilo, mas se for das antigas 2.5, se for automática é bom tomar alguns cuidados para evitar superaquecimentos.
EdintruderParticipanteRicardo, de fato o x-10 consome um bocado. Acho que o motor MWM 229 é muito superior nesse ponto, pois turbinado e intercoolado ele gera tranquilamente 130cv e consome proporcionalmente bem menos que o X-10… Nas F1000 4×4, consumo urbano sempre na casa dos 6km/l. A 100km/h chego nos 7,5km/l. Daí tanto faz rodar vazia ou com 800kg de carga, o consumo é o mesmo. Inclusive o meu record de média foi 7,8km/l viajando pesado. Algo em torno de 650kg.
EdintruderParticipanteEu que adoro livros, fiquei na vontade. Infelizmente pesquisando na internet ainda não encontrei nenhum exemplar à venda…
EdintruderParticipanteO André disse tudo! Instala um sistema de freio inercial e seja feliz com o seu novo “trailer”.
EdintruderParticipanteDavi, tive uma Ranger sim. Uma excelente picape. Teria outra sem dúvidas, mas não faria com ela o que fiz com a primeira. Tinha lugares que Jipes não passavam que eu passava com a Ranger! kkk Sofri com ela apenas pelo preço das peças e o sistema de manutenção que a engenharia da Ford adotou, com substituição de conjuntos de peças, o que onera muito uma manutenção a contento. Um exemplo é a roca de um cubo completo em vez de rolamentos individuais. Daí as peças originais custam 1500,00, aonde as paralelas custam apenas 250,00. Colocava paralela por conta do $$$, porém vivia trocando peças… Fiquei 5 anos com a Ranger e sei que é uma picape fantástica. Possui um conjunto mecânico de fazer inveja a muitos concorrentes até hoje, exceto pelos malditos cubos dianteiros a preço de ouro! kkkk
EdintruderParticipantePaulo, então se trabalhas em transportadora, com certeza tens um excelente acesso à motoristas que podem te dar as melhores impressões de cada marca/modelo de chassis e motor. O mais comum de se encontrar é mecânica mercedes com todas as variações imagináveis. Eu trabalhei em empresas de logística também e empresas sempre em volta de caminhões. Na pior delas era na empresa de coleta de lixa aqui da cidade, aonde os caminhões são postos para moer 24hs por dia e nas piores situações imagináveis. Sou mestre em desatolar e rebocar caminhões de lixo! kkkk Atualmente trabalho em fábrica de adubos, com bastante maquinário pesado para me distrair! rsrsrs[hr] Paulo, então se trabalhas em transportadora, com certeza tens um excelente acesso à motoristas que podem te dar as melhores impressões de cada marca/modelo de chassis e motor. O mais comum de se encontrar é mecânica mercedes com todas as variações imagináveis. Eu trabalhei em empresas de logística também e empresas sempre em volta de caminhões. Na pior delas era na empresa de coleta de lixo aqui da cidade, aonde os caminhões são postos para moer 24hs por dia e nas piores situações imagináveis. Sou mestre em desatolar e rebocar caminhões de lixo! kkkk Atualmente trabalho em fábrica de adubos, com bastante maquinário pesado para me distrair! rsrsrs
EdintruderParticipanteOpa! Somos quase vizinhos então! Vou acompanhar a tua saga que está ótima!
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