Odair Teixeira
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28 de maio de 2014 às 01:44 em resposta a: Engate Para Rebocar Trailer / Engate De Rebocar Trailer / Bola de Engate de Aço Inox #51491Odair TeixeiraParticipante
Dardo Um engenheiro alemão com quem trabalhei me dizia : It´s all about ABC = Always Be Careful… Separando os temas, em primeiro lugar: Nunca reboque nada de ré. Se usar cabos de aço, prenda algo bem pesado na extremidade do cabo. Em caso de ruptura, evita o efeito chicote. Nunca de trancos em engates de bola. Um engate de bola não foi feito para tomar trancos. Já ouvi casos de morte de amarrarem cabos no engate de bola e darem trancos para desatolarem, aonde a bola se rompe e torna-se um projétil e atinge quem estiver no caminho. Portanto, nada de trancos no engate de bola. Tem outras ferramentas (patescas, anilhas, ganchos forjados etc..) Muito cuidado com cabos de aço. Com relação aos engates de bola: A portaria do DENATRAN ( http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao197_06.pdf ) regulamenta os engates. Parágrafo Único. A aprovação do produto fica condicionada ao cumprimento de requisitos estabelecidos em regulamento do INMETRO, que deverá prever, no mínimo, a apresentação pela empresa fabricante de engate, de relatório de ensaio, realizado em um protótipo de cada modelo de dispositivo de acoplamento mecânico, proveniente de laboratório independente, comprobatório de atendimento dos requisitos estabelecidos na Norma NBR ISO 3853, NBR ISO 1103, NBR ISO 9187. Portaria do INMETRO 215 http://www.inmetro.gov.br/rtac/pdf/RTAC001155.pdf Para trailers eles devem ter 50mm de diâmetro, serem maciços com aço SAE 1045 forjados Normas vigentes: NBR ISO 3853, NBR ISO 1103, NBR ISO 9187 Até que enfim o Brasil harmonizou os requisitos de desempenho de engate com os europeus. A NBR anterior foi cancelada e a vigente é uma NBR ISO 16122. Todos os fabricantes tem que atender esta norma. Não vos esqueceis que o que tem força de lei são as portarias do INMETRO e não as normas NBR, porém em caso de litígio, a norma vigente pode ser utilizada como embasamento e amparo para decisão judicial. Ou seja, os fabricantes são obrigados a seguir a portaria vigente (que deve estar harmonizada com a norma) e a norma dita os requisitos de desempenho e métodos de ensaio. Quem quiser saber quais são os requisitos para reboques e bolas de engates, Segue a norma ABNT NBR 16122:2012 Data de Publicação : 17/10/2012 Válida a partir de : 17/11/2012 Título : Implementos rodoviários — Esfera de acoplamento para reboques de moradia (trailers) e reboques leves — Dimensões Título Idioma Sec. : Road vehicles — Coupling balls for caravans and light trailers — Dimensions Comitê : ABNT/CB-039 Implementos Rodoviários Nº de Páginas : 4 Status : Em Vigor Idioma : Português Organismo : ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas Preço (R$) : 26,00 Objetivo : Esta Norma especifica as dimensões necessárias para compatibilidade do dispositivo de acoplamento mecânico entre reboques leves, reboques de moradia (trailers) e veículos de tração quando o rebocado está ligado com esfera de acoplamento ao veículo tracionador. O espaço para folga ao redor da esfera de acoplamento objetiva a permitir o acoplamento e desacoplamento aos veículos de tração, e uma operação segura durante o acoplamento e desacoplamento deste dispositivo mecânico. Saludos Odair
Odair TeixeiraParticipanteMeus caros A agenda da qual eu conversei com o Camping em Aguas de Lindóia é justamente a de Julho. A semana do feriado de Junho, o camping e a pousada já estão lotados com todas as reservas. Inclusive ocorrerá o evento de carros antigos lá em Águas. Acho melhor manter Campos do Jordão mesmo. Sds Odair
Odair TeixeiraParticipantePivari, Dardo e Jairo… (e demais também) Pensei em uma alternativa a Campos do Jordão . É uma apenas uma ideia alternativa, já que o Camping do CCB de Campos do Jordão está muito caído, na minha humilde opinião. Conversei com o Ismael (dono do Camping em Aguas de Lindoia) e ele topa ceder uma área plana e gramada do Camping para um encontro do fórum Macamp. Cederia agua e luz na faixa e café da manha incluídos no preço. Tem uma área para uns 7 a 8 trailers e algumas barracas. O camping oferece piscina, sauna, salão de jogos, churrasqueiras e para mim o melhor de tudo que é o boteco pé na areia. http://www.nefelibatas.com.br/ Está do lado do morro pelado, que tem um visual lindo de toda a região, e a 2,5km do centro de aguas de lindoia. Fica a ideia, caso queiram me avisem para negociar com o Ismael. Sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteDardo Ainda vamos fazer este roteiro juntos…
Odair TeixeiraParticipanteGreen Muito massa.. Melhor ainda foi o “Modo Elfo Ativado” e dá-lhe flecha… Vai que uma acerta o drone .. Para quem não quer investir na epopeia que é importar qualquer prego neste país, já está desenvolvido o método drovela que é o drone da favela.. Os cabras amarram uma mini câmera na rabiola da pipa. Vantagem = no concerns about battery life. Desvantagem = no wind, no vídeo.. http://www.youtube.com/watch?v=BFWT-kVLK34 Abracos desde POA…
Odair TeixeiraParticipanteSe não.. amigo meu teve que ir ate la no RS e trocar com eles. O preco não era de “pai para filho..”
Odair TeixeiraParticipanteDardo Já te falei varias vezes para reunir todas estas paginas e fotografias e escrever um livro. Se vc não fizer, eu vou fazer e te pago 1% de royalties. Semana passada tive em CWB, mas numa correria tremenda. Nem deu pra almocar, muito menos te ligar e tomar um café. Saudades de tomar um vinho contigo e com a Bete. Abraco Odair
Odair TeixeiraParticipanteBom, só de tributos sobre o valor fictício de um Airstream usado de 15 mil dólares Código NCM 8716.10.00 Descrição NCM REBOQUES/SEMI-REB.P/HAB.ACAMP.TIPO#TRAILER# Taxa de Câmbio do Dia 2/4/2014 R$ 2,2630 Valor Aduaneiro Convertido R$33.945,00 (15 mil dólares americanos) Alíquota II (%) Tributo II R$ 6.789,00 Alíquota IPI (%) Tributo IPI R$ 4.073,40 Alíquota PIS (%) Tributo PIS R$ 560,09 Alíquota COFINS (%) Tributo COFINS R$ 2.579,82 Só aí são 48 mil reais (valor do trailer + tributos). Tem que somar valor do frete (acho que dá uns 2 mil dólares, já que terá que vir em flat rack, pq não cabe num container.) O seguro é barato, uns 400 reais. Tem as despesas de armazenagem e capatazia, desova e movimentação de containers, SDAS que dá mais uns 2 mil reais. Se for fazer através de agente de importação, tem os honorários. Eu recomendo. Importar independente é muito arriscado, pq se alguma coisa estiver errada, o material fica no porto e terá que pagar pela armazenagem até liberar toda a documentação. Quem já foi no leilão da Receita já deve ter visto a quantidade de bens que vão para “perdimento”, pq há discordância de alguma informação/alíquota e acabam abandonando no porto. Qdo chegar no Brasil, terá que ser inspecionado para ser licenciado no Detran local, e tome mais taxas. Sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteTá lindão este aí… Aplicando a regra dos 120% 32500 mil obamas colocado no porto. Dólar de 2,30 = 74750 mil dilmas.. É o preço por um ícone clássico, pouco mais do que um Turiscar Villa Rica ou Imperial..
Odair TeixeiraParticipanteAllex, não gosto de colocar valor naquilo que não é meu. Não sei como está internamente, como está a estrutura do chassis, o madeiramento, hidraulica e eletrica etc… Isto levaria muito tempo e não há as peças originais dele por aqui. Penso que se fosse para restaurar, deveria ser com as peças originais. Eu não compraria pq não vale a pena. Sai mais barato importar um já restaurado. Mas se o comprador gosta de desafios…
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