Niveis Fixos Para Trailers e Motor Homes
Apolo 728×90

Quem acampa de veículo de Recreação sabe: É preciso que o mesmo esteja bem nivelado para o correto funcionamento de tudo, principalmente geladeira, condicionadores de ar e vazão de box e ralos das pias.

No mercado há Níveis fabricados especialmente para aplicação em Trailers e Motor Homes que já são fixos para uma maior aferição.

Além da sensação de estabilidade, dos objetos bem repousados e outros fins, o correto nivelamento do trailer ou motor home vai muito além. Quando desnivelado, nem toda a água dos tanques poderá ser utilizada e depois a mesma pode ficar parada nas pias e piso do box do banho sem vazar para os ralos. A geladeira é um equipamento que exige um nivelamento para seu funcionamento e se agrava ainda mais se for da versão a gás. O Ar condicionado pode travar pela falta de drenagem ou então provocar uma goteira interna. Fora tudo isso, não se faz nada agradável a cama inclinada para um lado ou ainda um objeto não parar quieto na mesa ou no piso, não é mesmo?

Trailers e motor homes possuem diversos tipos e modos de se deixar nivelados. Trailers possuem sapatas de apoio que as vezes permitem alguns centímetros de ajuste e ainda contam com a bequilha regulável para facilitar no trabalho. Tocos de madeira podem ser utilizados para erguer um dos lados buscando a regulagem. Motor Homes já possuem 4 rodas distantes, onde podem ser calçados também por tocos de madeira ou por suas sapatas hidráulicas (ou macacos) garantindo maior comodidade e aferição. Mas em todos os modos é preciso saber se o veículo está no nível correto e é aí que entram os diversos tipos de níveis utilizados.

Existem no mercado equipamentos muito úteis e fabricados espacialmente para a aplicação nos veículos de recreação. Um deles é o Nível de Bolhas Externo, próprio para Trailers: o AccuLevel da Camco. Ele possui dois mostradores. O maior (tubo horizontal) tem maior tamanho para uma visibilidade de longe. Ao manobrar o trailer e possível enxergar a posição da bilha (bolinha de aço) de longe através do espelho retrovisor para escolher a melhor posição transversal do trailer no terreno ou ao subir calços nas rodas. Depois que se alcançou o nivelamento transversal, é hora de ajustar a horizontalidade longitudinal. Como o ajuste é feito pela manivela da roda da bequilha, você utilizará o mostrador pequeno que está logo acima do outro. Este de menor tamanho é facilmente enxergado para o nivelamento final.  Outro tipo utilizado mais nos motor homes é o Nível Valterra. Este possui apenas uma única bolha, mas faz a função daquele que possui duas bolhas. Fixado em um local próximo à cabine, facilmente é enxergado para os ajustes até a bolha parar na posição da marcação central. Ambos os níveis citados ficam previamente instalados e fixados no RV para que sempre garantam um fácil ajuste do conjunto.

Saiba que mesmo após o nivelamento na chegada, o piso do camping pode sofrer alterações e até mesmo os equipamentos de assentamento do RV, como sapatas de apoio, macacos hidráulicos, pressão nos pneus e mesmo o solo cedendo com umidade, temperatura e peso exercido. Refaça suas medições e mantenha sempre ajustado seu equipamento.

Marcos Pivari

Este artigo faz parte da gama de produtos importados e distribuídos pela PULSAR RV. A PULSAR Distribui para a maioria das fábricas e montadoras de veículos de recreação do Brasil. Ao encomendar ou reparar seu RV em qualquer empresa, não deixe de pedir o nível fixo. 

A Pulsar RV entende que o trabalho de fomento ao campismo do MaCamp se faz extremamente necessário para o crescimento da atividade no nosso país. Por isso patrocina este site.


AL-KO 728×90
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."