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Dando prosseguimento à REVIEWS MaCamp – Upgrade Motor Home, principalmente na sua parte hidráulica que já havia recebido as novas bombas d’água e também a Caixa d’água, precisava agora dos dispositivos de entradas de águas. São dois “tipos” que temos, sendo uma entrada para alimentação convencional da caixa que funciona como se fosse um tanque de combustível. Já a outra é da “entrada de água direta”, devendo ter um dispositivo de fixação da mangueira ou mesmo de rosca para o acoplamento. A LOJA MEU TRAILER fez questão de disponibilizar este conjunto. Escolhemos duas peças separadas por função, dadas algumas limitações espaciais. Mas a loja oferece ainda uma terceira opção que reúne em uma só entrada, ambas as conexões.

UNBOXING: O material chegou via encomendas da Loja Meu Trailer por transportadora em embalagem super profissional. Produtos embalados em plástico, envoltos em plástico bolha, dentro de caixa de papelão e embaladas com plástico preto resistente. Dentro ainda ganhamos balinhas da loja.

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PRIMEIRAS IMPRESSÕES: Duas peças de muita qualidade. A entrada de água direta possui corpo de metal esmaltado com rosca metálica e tampa em borracha flexível. Atrás já conta com uma válvula de retenção em latão. Ela serve para que a água pressurizada pela bomba não saia por esta entrada, limitando o fluxo da água apenas de fora pra dentro.

A entrada de água da caixa possui corpo todo em plástico com bocal largo que pode receber qualquer mangueira comum sem a necessidade de bicos ou conectores. Possui uma tampa prática com fechamento “semi volta” que fica presa na peça para nunca ser perdida. O produto conta ainda com uma saída de respiro para que o ar possa escapar quando a caixa é enchida. Ele tem uma tela de proteção para evitar que entrem insetos ou sujeira. Para completar, o conjunto é desmontável para facilitar as instalações.

INSTALAÇÃO ENTRADA CAIXA: Como no nosso caso a caixa de água fica embaixo da cama, temos pouca “maleabilidade” no que se refere à altura da entrada em relação à lataria do motor home. Por esta razão é que optamos por duas entradas distintas ao invés de usar a mista. Para a instalação da entrada da caixa, precisamos nivelá-la acima da linha da água, mas sem passar da altura do estrado da cama para que não aparecesse na parede interna. Este não é o ideal, pois quanto mais alta a entrada estiver em relação à caixa, maior será a vazão da água. Como temos esta limitação, assumimos que esta relação não será tão favorável no momento do uso. Após marcar exatamente o limite da altura em que a saída interna da mangueira ficaria em relação à cama, fizemos um  furo de dentro para fora para que soubéssemos a posição exata do lado externo. Uma serra copo suficiente para passar a flange interna com a abraçadeira que foi utilizada. Já do lado externo, seguindo o mesmo furo central já vazado, prosseguimos com o furo mais largo a fim de acolher a canopla (flange) externa do conjunto. Com a furação já suficiente, marcamos os furos dos parafusos de fixação e prendemos o produto para fazer o posicionamento das mangueiras internas. Assim que fixamos ambas as mangueiras com suas devidas abraçadeiras, fizemos a fixação definitiva do corpo do produto com aplicação de selante de poliuretano para evitar infiltrações. Depois foi só prender as outras pontas das mangueiras nas devidas conexões da caixa de água.

INSTALAÇÃO ENTRADA DIRETA: Como esta entrada se trata de uma conexão vedada e com pressão de água, termos a liberdade de escolher o local que desejarmos para o seu posicionamento. Por isso escolhemos uma parte da lateral do motor home que, além de baixa, possui a parte interna sem instalações como bagageiros. Assim poderemos conectar e passar a mangueira de forma mais livre. Neste local escolhido, temos um espaço vazio logo ao lado do tanque de combustível, podendo manusear as instalações livremente. Com uma serra-copo da medida correta do furo, iniciamos a marcação. Como aquela região é de chapa de aço, foi preciso fazer toda a volta com furos finos de broca na furadeira, para não estragar a serra. A fixação se deu de forma muito simples, através de 3 parafusos. A flange do corpo da entrada já garante um acabamento perfeito, não sem antes calafetar qualquer possibilidade de infiltração com cola PU. Antes de fixar, já conectamos o adaptador de rosca para a mangueira que irá para o sistema de distribuição de água após a bomba.

VÁLVULA DE RETENÇÃO: A válvula que já equipa a entrada direta é de suma importância para dar liberdade de uso das águas. Ela permite que ela passe de fora pra dentro do sistema, mas impede o fluxo contrário. Isto significa que quando a bomba for ligada a água não será “expulsa” para fora pela mangueira externa. Da mesma forma é ideal instalar válvulas de retenção na saída da bomba (as mais modernas já contam com este recurso). Assim, quando a água direta estiver ligada, não haverá um “abastecimento reverso” quando a água retorna à caixa. Com este sistema completo, será possível escolher quando você deseja utilizar a água direta ou da bomba, apenas operando o botão de alimentação da mesma. Quando a bomba estiver ligada, a pressão da água garantirá que a água direta não opere. Quando desligada, a pressão da água do camping fará a alimentação natural das torneiras do motor home.

EM USO: Ambas as entradas facilitam muito a vida do dono de RV. Para operar a entrada de abastecimento da caixa é fácil. O bocal é grosso o suficiente para encaixar até mesmo o bico dosador de jardim. Mesmo a mangueira pura é só enfiar para dentro e abrir a torneira – ideal para usar nas mangueiras disponíveis nas bombas de qualquer posto de combustível de estrada. A tampa tem encaixe simples e é presa permanentemente por uma alça que garante que nunca será perdida mesmo em um solavanco na estrada. Por ser um duto grosso, naturalmente o ar da caixa sairá por ele, porém com a possibilidade de um respiro independente, a fluidez da descida da água e a expulsão do ar por um duto separado torna o abastecimento muito mais rápido e eficiente. Para o caso de abastecer na bomba do posto, isto se faz muito eficiente, pois além da pressão e vazão da água serem sempre grandes, a fluidez garantirá um abastecimento muito mais rápido, o que se faz necessário neste momento.

A Entrada de água direta também é muito prática. A tampa igualmente é presa para não se perder. Para rosquear a conexão de 3/4″ “macho” basta girar a flange livremente com a mão, dispensando girar a mangueira ou conexão. Já existe uma borracha no final da rosca, o que dispensa o uso de qualquer fita teflon. A válvula de retenção trabalha direitinho para cumprir o que promete.

CARACTERÍSTICAS: ENTRADA CAIXA – Possui respiro para indicação de caixa cheia (mangueira 1/2″) – Enchimento mais rápido; – Plástico com proteção UV; – Flange de acabamento. ENTRADA DIRETA – Possui tampa em borracha para proteção; Fácil Instalação; Conexão interna NPT 1/2″; Dimensão do recorte: 50 mm; Peso: 470 Gramas

PREÇOS: Na ocasião da publicação deste review os equipamentos custavam: Entrada de Água: R$ 98,00 + frete e Entrada Direta R$ 138,00 + frete na loja MEU TRAILER.

REVIEW – PRODUTO e Local: Este equipamento foi enviado pela MEU TRAILER que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Os testes foram feitos em um camping no Estado do Rio de Janeiro e aplicados em nosso Motor Home Turiscar Caribe 1992.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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