POR Matheus Silveira: Reformas & Restaurações >> Reforma de Geladeira Consul Camping 80L Segue relato de Matheus Silveira que detalhou no fórum MaCamp o belíssimo serviço restaurando sua geladeira a gás Consul Camping 80L. Quando adquiri meu trailer, ele não tinha mais a geladeira a gás original, aliás, até tinha mas haviam modificado instalando um sistema com compressor, então comecei a procurar uma geladeira a gás para instalar em meu trailer, até que em um vendedor de geladeiras usadas encontrei 2, uma que estava com o sistema de absorção bom mas a geladeira em si estava destruída e outra que estava inteira mas o sistema segundo o vendedor não funcionava, fiz uma proposta e fiquei com as duas para montar uma boa, para minha surpresa a que o sistema “não funcionava” após deixar algumas horas de cabeça para baixo passou a funcionar perfeitamente, mas esta apesar de ser igual não tem o sistema de gás, é apenas de absorção, usavam em hotéis em função de não ter ruído.

Então reformei a geladeira e estou muito satisfeito, em menos de 4 horas a temperatura do congelador já é a mostrada na foto que anexei.

Meu tio possui a mesma geladeira no trailer dele um KC330 e em certa ocasião encontrou a leiteira com leite congelada na geladeira, e não estava no compartimento do congelador.

Acredito que muitas vezes as pessoas que tiveram experiências ruins com este tipo de geladeira possa ser pela manutenção ineficiente, em nosso último acampamento meu tio notou que sua geladeira estava com baixo rendimento, isso após alguns anos sem ter que mexer na geladeira, então ao chegar em casa retirou a geladeira e realizou a limpeza do “ouvido do gás” (eu conheço por este nome, alguns conhecem por injetor de gás), então o problema foi resolvido, pode até parecer piada, mas com o passar do tempo vai acumulando sujeira e uma pequena diferença no tamanho do ouvido baixa o rendimento.

Em relação a chama apagar andando, elas tem uma chapa que protege a chama evitando que isso aconteça, a minha geladeira veio sem então tive que confeccionar, pode ser que algumas pessoas que tem problema com a chama que apaga com o veículo andando seja pela falta desta peça.

Anexei algumas fotos para que as pessoas que não conhecem o sistema possam conhecer, a segunda é a chapa que envolve a chama e na última destaquei o ouvido do gás.

A minha geladeira veio com o ouvido do gás maior que o original, então consultei um amigo que trabalha com refrigeração e ele me disse que o calor em excesso pode vir a danificar a mistura do sistema, então não quis arriscar e coloquei o ouvido original.

Pintei o sistema da minha geladeira com Galvanização a Frio, é uma tinta um pouco mais cara mas o resultado parece valer a pena, uma latinha de 225ml pintou todo sistema, anexo tem uma foto da geladeira do meu tio que foi pintada com a mesma tinta e alguns anos depois continua igual, apresentou apenas cor de ferrugem em um lugar que ficou com pouca tinta.

Referente a pintura de minha geladeira, a ferrugem foi tirada com jato de areia, meu tio já havia feito na dele e não teve problemas então fiz o mesmo, o serviço foi realizado em uma empresa aqui da minha cidade que trabalha com reforma de rodas de carro, o jateamento foi feito com areia fina que é utilizada também para jatear rodas de alumínio, acredito que poderá tem problemas de furar o sistema somente se o mesmo estiver muito enferrujado, aquela ferrugem cascuda que já compromete a peça, mas neste caso acredito que não se tem do que temer, pois se o sistema furar durante o jateamento é bem provável que acabaria furando naturalmente em pouco tempo pela ferrugem.

 

COMPARTILHAR

Perfil Geral: Para artigos que tenham sido escritos por terceiros ou retirados de outras fontes que sempre serão citadas(os) quando existirem.

  • Carlos Fanara

    É possível adaptar uma geladeira consulbar (Amônia) 110V para 110V /12Vcc e gás? nosso amigo Matheus deve saber. Obrigado